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Mercedes-Benz O-371RSE (354cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Fabricação: | 1992-1995 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 1 / Proconve P-3 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Agosto/1993) |
Plataforma O-371 RSE
Mais do que veículos, soluções em transporte. Soluções Mercedes-Benz. Trata-se da mais completa linha de veículos comerciais do País. No transporte de passageiros, além de ônibus integrais, a Mercedes-Benz também fabrica chassis e plataformas para serem complementados por empresas especializadas em carroçarias.
A plataforma O-371 RSE é uma das soluções Mercedes-Benz para o transporte rodoviário de passageiros.
Com um comprimento total de 11,9 metros, está apta a proporcionar alta rentabilidade e longa vida útil. A capacidade técnica do veículo é de 16,5 toneladas. No entanto, o PBT autorizado pela Lei da Balança é de apenas 16 toneladas.
Tudo na plataforma O-371 RSE foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. A começar pela estrutura de tubos retangulares e chapas de aço, que formam um conjunto de grande resistência à flexão e à torção, com proteção contra agentes corrosivos.
Motor OM-447 LA turbocooler (turboalimentador mais resfriador do ar de admissão), com 354 cv de potência a 2100 rpm e 158 mkgf de torque entre 1100 e 1600 rpm.
Exclusiva curva de torque plana. O torque máximo se mantém constante entre 1100 e 1600 rpm. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.
Motor OM-447 LA com camisas úmidas removíveis e cabeçotes individuais. Facilidade de manutenção preventiva ou corretiva.
Caixa de mudanças modelo ZF S-6-105/6,98 de 6 marchas sincronizadas. Acionamento suave, preciso e rápido.
Direção hidráulica ZF 8065. Tranquilidade e conforto para o motorista.
Suspensão dianteira pneumática, com 2 bolsões de ar e batente auxiliar interno, 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura, além de 4 amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.
Suspensão traseira pneumática, com 4 bolsões de ar e batente auxiliar interno, 2 barras tensoras longitudinais e 2 triangulares e 2 válvulas reguladoras de altura, além de 4 amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.
Embreagem GMFZ 430 do tipo monodisco a seco, com acionamento hidropneumático.
Eixo dianteiro MB VO-4/13 DL-7. Eixo traseiro MB HO-4/01 DL-10. No eixo traseiro, o sistema de coroa e pinhão hipóides possibilita distribuir melhor os esforços sobre as áreas de contato dos dentes, o que assegura um funcionamento suave, aumentando a durabilidade do conjunto.
Freio de serviço a ar comprimido de duplo circuito. Freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático. Freio-motor adicional, com acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.
Opcionalmente, a plataforma O-371 RSE pode ser equipada com sistema de freio ABS/ASR, anti-bloqueio, e com retarder hidrodinâmico Voith VHBK 130, com acionamento na coluna de direção.
Como em todos veículos da marca Mercedes-Benz, também na plataforma O-371 RSE as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma família, o que resulta em racionalização na estocagem de peças.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-447 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 354 cv (260 kW) @ 2100 rpm |
Torque máximo: | 1550 Nm (158 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 (fev/85) |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 11.967 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
Curso do pistão (mm): | 155 |
Relação de compressão: | 16,25:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | ZF 6S-105 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Modelo: | ZF 8065 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=22,7:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
Opcional: | 28 V / 105 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 6,7 kW (9,1 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/01 DL-10 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=3,666 (44:12) |
Reduções opcionais: | i=3,333 (40:12) i=3,916 (47:12) |
Aros das rodas: | 8.00 x 22 |
Aros das rodas – opcionais: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 11.00 R x 22 |
Pneumáticos – opcionais: | 12.00 R x 22.5 (sem câmara) 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Plataforma alongável autoportante |
Área de frenagem | |
Total: | 5.684 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 20 (somente para manobras) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 26 / 17 |
Caixa de mudanças: | 13 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 11 |
Direção hidráulica: | 8,2 |
Sistema de arrefecimento: | 54 |

(A) Distância entre-eixos: | 6330 |
(B) Comprimento total: | 11915 |
(C) Balanço dianteiro: | 2285 |
(D) Balanço traseiro: | 3300 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2005 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2580 |
(K) Vão livre dianteiro: | 250 |
(L) Vão livre traseiro: | 202 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 22,13 |