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Mercedes-Benz O-371RSE (354cv)

Mercedes-Benz O-371RSE (354cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 1992-1995
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 1 / Proconve P-3
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Agosto/1993)

Plataforma O-371 RSE

Mais do que veículos, soluções em transporte. Soluções Mercedes-Benz. Trata-se da mais completa linha de veículos comerciais do País. No transporte de passageiros, além de ônibus integrais, a Mercedes-Benz também fabrica chassis e plataformas para serem complementados por empresas especializadas em carroçarias.

A plataforma O-371 RSE é uma das soluções Mercedes-Benz para o transporte rodoviário de passageiros.

Com um comprimento total de 11,9 metros, está apta a proporcionar alta rentabilidade e longa vida útil. A capacidade técnica do veículo é de 16,5 toneladas. No entanto, o PBT autorizado pela Lei da Balança é de apenas 16 toneladas.

Tudo na plataforma O-371 RSE foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. A começar pela estrutura de tubos retangulares e chapas de aço, que formam um conjunto de grande resistência à flexão e à torção, com proteção contra agentes corrosivos.

Motor OM-447 LA turbocooler (turboalimentador mais resfriador do ar de admissão), com 354 cv de potência a 2100 rpm e 158 mkgf de torque entre 1100 e 1600 rpm.

Exclusiva curva de torque plana. O torque máximo se mantém constante entre 1100 e 1600 rpm. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.

Motor OM-447 LA com camisas úmidas removíveis e cabeçotes individuais. Facilidade de manutenção preventiva ou corretiva.

Caixa de mudanças modelo ZF S-6-105/6,98 de 6 marchas sincronizadas. Acionamento suave, preciso e rápido.

Direção hidráulica ZF 8065. Tranquilidade e conforto para o motorista.

Suspensão dianteira pneumática, com 2 bolsões de ar e batente auxiliar interno, 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura, além de 4 amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.

Suspensão traseira pneumática, com 4 bolsões de ar e batente auxiliar interno, 2 barras tensoras longitudinais e 2 triangulares e 2 válvulas reguladoras de altura, além de 4 amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.

Embreagem GMFZ 430 do tipo monodisco a seco, com acionamento hidropneumático.

Eixo dianteiro MB VO-4/13 DL-7. Eixo traseiro MB HO-4/01 DL-10. No eixo traseiro, o sistema de coroa e pinhão hipóides possibilita distribuir melhor os esforços sobre as áreas de contato dos dentes, o que assegura um funcionamento suave, aumentando a durabilidade do conjunto.

Freio de serviço a ar comprimido de duplo circuito. Freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático. Freio-motor adicional, com acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.

Opcionalmente, a plataforma O-371 RSE pode ser equipada com sistema de freio ABS/ASR, anti-bloqueio, e com retarder hidrodinâmico Voith VHBK 130, com acionamento na coluna de direção.

Como em todos veículos da marca Mercedes-Benz, também na plataforma O-371 RSE as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma família, o que resulta em racionalização na estocagem de peças.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-447 LA
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 354 cv (260 kW) @ 2100 rpm
Torque máximo: 1550 Nm (158 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 11.967 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 155
Relação de compressão: 16,25:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: ZF 6S-105
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Direção
Modelo: ZF 8065
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=22,7:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Opcional: 28 V / 105 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 6,7 kW (9,1 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/01 DL-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=3,666 (44:12)
Reduções opcionais: i=3,333 (40:12)
i=3,916 (47:12)

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.00 x 22
Aros das rodas – opcionais: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 11.00 R x 22
Pneumáticos – opcionais: 12.00 R x 22.5 (sem câmara)
295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Plataforma alongável autoportante

Sistema de Freio
Área de frenagem
Total: 5.684 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 10000
Total: 16500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
Óleo no cárter, máx./min.: 26 / 17
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
Direção hidráulica: 8,2
Sistema de arrefecimento: 54

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6330
(B) Comprimento total: 11915
(C) Balanço dianteiro: 2285
(D) Balanço traseiro: 3300
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2005
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2580
(K) Vão livre dianteiro: 250
(L) Vão livre traseiro: 202
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,13

Função desabilitada

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