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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-371RSE

  • Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: Sem registro
  • Norma de emissões de gases: Euro 1 / Proconve P-3
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Agosto/1993)

Plataforma O-371 RSE

Mais do que veículos, soluções em transporte. Soluções Mercedes-Benz. Trata-se da mais completa linha de veículos comerciais do País. No transporte de passageiros, além de ônibus integrais, a Mercedes-Benz também fabrica chassis e plataformas para serem complementados por empresas especializadas em carroçarias.

A plataforma O-371 RSE é uma das soluções Mercedes-Benz para o transporte rodoviário de passageiros.

Com um comprimento total de 11,9 metros, está apta a proporcionar alta rentabilidade e longa vida útil. A capacidade técnica do veículo é de 16,5 toneladas. No entanto, o PBT autorizado pela Lei da Balança é de apenas 16 toneladas.

Tudo na plataforma O-371 RSE foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. A começar pela estrutura de tubos retangulares e chapas de aço, que formam um conjunto de grande resistência à flexão e à torção, com proteção contra agentes corrosivos.

Motor OM-447 LA turbocooler (turboalimentador mais resfriador do ar de admissão), com 354 cv de potência a 2100 rpm e 158 mkgf de torque entre 1100 e 1600 rpm.

Exclusiva curva de torque plana. O torque máximo se mantém constante entre 1100 e 1600 rpm. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.

Motor OM-447 LA com camisas úmidas removíveis e cabeçotes individuais. Facilidade de manutenção preventiva ou corretiva.

Caixa de mudanças modelo ZF S-6-105/6,98 de 6 marchas sincronizadas. Acionamento suave, preciso e rápido.

Direção hidráulica ZF 8065. Tranquilidade e conforto para o motorista.

Suspensão dianteira pneumática, com 2 bolsões de ar e batente auxiliar interno, 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura, além de 4 amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.

Suspensão traseira pneumática, com 4 bolsões de ar e batente auxiliar interno, 2 barras tensoras longitudinais e 2 triangulares e 2 válvulas reguladoras de altura, além de 4 amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.

Embreagem GMFZ 430 do tipo monodisco a seco, com acionamento hidropneumático.

Eixo dianteiro MB VO-4/13 DL-7. Eixo traseiro MB HO-4/01 DL-10. No eixo traseiro, o sistema de coroa e pinhão hipóides possibilita distribuir melhor os esforços sobre as áreas de contato dos dentes, o que assegura um funcionamento suave, aumentando a durabilidade do conjunto.

Freio de serviço a ar comprimido de duplo circuito. Freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático. Freio-motor adicional, com acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.

Opcionalmente, a plataforma O-371 RSE pode ser equipada com sistema de freio ABS/ASR, anti-bloqueio, e com retarder hidrodinâmico Voith VHBK 130, com acionamento na coluna de direção.

Como em todos veículos da marca Mercedes-Benz, também na plataforma O-371 RSE as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma família, o que resulta em racionalização na estocagem de peças.

  • Tipo (injeção direta, com turbocooler): Mercedes-Benz OM-447 LA
  • Cilindros verticais, em linha: 6
  • Diâmetro do cilindro: 128 mm
  • Curso do êmbolo: 155 mm
  • Cilindrada total: 11.967 cm³
  • Relação de compressão: 16,25:1
  • Potência máxima, conforme NBR 5484 (fev/85): 260 kW (354cv) a 2100 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR 5484 (fev/85): 1550 Nm (158 mkgf) entre 1100 e 1600 rpm
  • Ordem de injeção: 1-5-3-6-2-4

  • Modelo: ZF S 6-105/6,98
  • Redução no eixo traseiro: i=3,666 (44:12)
  • Opcional: i=3,333 (40:12); i=3,916 (47:12)

  • Modelo: ZF 8065
  • Tipo: hidráulico
  • Relação de redução: i=22,7:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 75 A; 28 V / 105 A

 Bateria 

  • Capacidade/tensão: 2x 135 Ah / 12 V

 Motor de partida 

  • Potência: 6,7 kW / 9,1 cv

  • Tipo: plataforma alongável autoportante

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VO-4/13 DL-7
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro Motriz 

  • Modelo: MB HO-4/01 DL-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados

  • Aros das rodas: 8,00 x 22 / 8,25 x 22,5
  • Pneumáticos, radiais: 11.00 R-22 / 12 R 22,5 (sem câmara) / 295/80 R 22,5 (sem câmara)

  • Área total de frenagem: 5.684 cm²

 Pesos – autorizado pela Lei da Balança 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

 Pesos – indicado 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 11000
  • Total: 16500

Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.

  • Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 26/17
  • Caixa de mudanças: 13
  • Caixa do diferencial: 11
  • Caixa de direção: 8,2
  • Água de arrefecimento: 54

  • (A) Distância entre-eixos: 6330
  • (B) Comprimento total: 11915
  • (C) Balanço dianteiro: 2285
  • (D) Balanço traseiro: 3300
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2005
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1821
  • (H) Largura: 2580
  • (K) Vão livre dianteiro: 250
  • (L) Vão livre traseiro: 202
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 22,13

Função desabilitada

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