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Mercedes-Benz O-371U (136cv)
Extração de dados: Monobloco
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 1987-1994 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1987 e Março/1990) |
Cada novo veículo Mercedes-Benz que sai das linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica.
É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.
Estas virtudes estão presentes no novo ônibus urbano O-371 U. O mais novo e arrojado padrão tecnológico em transporte coletivo urbano. O O-371 U tem design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos mínimos detalhes.
Seu rendimento é garantido pelas opções de motor e caixas de mudanças sincronizadas, à disposição do frotista.
Tanto o motor OM-366, de 136 cv NBR, com caixa de mudanças Mercedes-Benz G-3/60, como o OM-355/5, de 187 cv NBR, com caixa de mudanças Mercedes-Benz, G-3/61, associam potência e baixo consumo. O O-371 U é dotado do eixo traseiro HO-4/23 D-10, com engrenagens hipóides de alta resistência. Projetado e construído inteiramente para uso urbano, o novo O-371 U é equipado com suspensão composta por molas helicoidais na dianteira, amortecedores telescópicos e estabilizadores na dianteira e na traseira, e lâminas plásticas intercaladas nos feixes de molas semi-elípticas na traseira. Essa suspensão absorve as irregularidades das vias e apresenta sensível redução de ruído, garantindo um rodar suave e seguro.
O O-371 U tem direção hidráulica precisa e suave, o que reduz o esforço do motorista, facilitando as manobras.
As frenagens são mais rápidas e seguras graças ao novo sistema de freio de serviço de acionamento a ar comprimido.
As portas mais largas, com degraus iluminados, de baixa altura e piso antiderrapante, facilitam o acesso e aumentam a segurança dos passageiros.
O espaço interno é amplo e a altura do piso mais baixa.
O sistema de iluminação com luz branca de neon está integrado à estrutura interna da carroçaria. Os assentos são anatômicos e próprios para uso urbano.
O sistema de circulação de ar é formado pela tomada frontal, amplas janelas e campânulas de exaustão, proporcionando permanente circulação de ar e consequente conforto aos passageiros.
Os botões de parada, bem localizados nos balaústres, facilitam o acionamento pelo passageiro e indicam “”parada solicitada”” nos visores do teto.
A poltrona do motorista é hidráulica, ajustável na inclinação e regulável de acordo com o peso do motorista, proporcionando maior conforto e segurança. O painel de comando do novo O-371 U é envolvente, com teclas e símbolos iluminados e de fácil acesso, melhorando visibilidade durante a noite.
A ventilação para o motorista é individual, regulável e direcionável e o pára-sol é do tipo roll-on.
E mais: o novo padrão tecnológico O-371 U oferece manutenção simples e rápida graças ao fácil acesso ao compartimento do motor.
Estes e muitos outros fatores fazem do O-371 U modelo de eficiência e garantia de grande rentabilidade no transporte urbano de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-366 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 136 cv (100 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | 402 Nm (41 mkgf) @ 1400 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.958 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
Curso do pistão (mm): | 133 |
Relação de compressão: | 17,25:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-3/60-5/7,5 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Modelo: | ZF 8063 / ZF 8065 |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW (5,5 cv) / 24 V |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 D-7 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/23 D-10 |
Redução: | i=6,143 (43:7) |
Reduções opcionais: | i=6,857 (48:7) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas helicoidais providas de molas auxiliares e barra transversal |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas e molas auxiliares, alternadas com lâminas plásticas |
Amortecedores: | 4, de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.0 x 20 |
Aros das rodas – opcionais: | 7.5 x 20 |
Pneumáticos: | 9.00 x 20 PR 14 (com velocidade máxima de 60 km/h) |
Pneumáticos – opcionais: | 10.00 x 20 PR 16 (com aro 7.5 x 20) 11.00 R x 22.5 PR 16 (com aro 7.5 x 20) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Área de frenagem | |
Total: | 5.684 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15000 |
Tanque de combustível: | 300 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 11 |
Caixa de mudanças: | 5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 5 |
Sistema de arrefecimento: | 21 |
(A) Distância entre-eixos: | 5850 |
(C) Balanço dianteiro: | 2112 |
(D) Balanço traseiro: | 3100 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1994 2020 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
(K) Vão livre dianteiro: | 213 235 |
(L) Vão livre traseiro: | 164,5 263 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 20,79 21,82 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 11062 |
(N) Largura externa: | 2600 |
(O) Altura externa: | 3080 3011 |
Outros | |
Duas portas: | 85 cm (dianteira) 120 cm (traseira) |
Degrau de acesso na parte dianteira ao solo: | 32 cm (dianteira) 37 cm (traseira) |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Pneus: | 9.00-20 PR 14 |
Redução do eixo traseiro: | i=6,142 (43:7) |
Velocidade máxima (km/h): | 89 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 21 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Pneus: | 10.00-20 PR 16 (com aro 7.5-20) |
Redução do eixo traseiro: | i=6,857 (48:7) |
Velocidade máxima (km/h): | 89 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 21 |
Monobloco: Importante mencionar que detalhes da carroceria não servem em hipótese alguma para definir o modelo/versão do chassi ou motor. Pode ser usado como princípio de pesquisa, mas não referência absoluta. Na carroceria Monobloco O-371 urbana existem duas frentes (e outros detalhes – lógico, mas o mais notável é a frente): a com faróis retangulares (foto abaixo – esquerda) e a com faróis redondos (foto abaixo – direita). Não tem como dizer que uma é tal modelo e outra é outro modelo, não tem distinção entre U, UL e UP, visto que em todas as versões existem as duas frentes. A partir de 1992 a Mercedes-Benz tentou aproximar-se ao máximo do estilo europeu, fazendo algumas modificações e entre elas a mudança nos faróis.