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Mercedes-Benz O-371U (187cv)

Extração de dados: Monobloco

Mercedes-Benz O-371U (187cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Fabricação: 1987-1994
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1987 e Março/1990)

Cada novo veículo Mercedes-Benz que sai das linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica.

É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.

Estas virtudes estão presentes no novo ônibus urbano O-371 U. O mais novo e arrojado padrão tecnológico em transporte coletivo urbano. O O-371 U tem design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos mínimos detalhes.

Seu rendimento é garantido pelas opções de motor e caixas de mudanças sincronizadas, à disposição do frotista.

Tanto o motor OM-366, de 136 cv NBR, com caixa de mudanças Mercedes-Benz G-3/60, como o OM-355/5, de 187 cv NBR, com caixa de mudanças Mercedes-Benz, G-3/61, associam potência e baixo consumo. O O-371 U é dotado do eixo traseiro HO-4/23 D-10, com engrenagens hipóides de alta resistência. Projetado e construído inteiramente para uso urbano, o novo O-371 U é equipado com suspensão composta por molas helicoidais na dianteira, amortecedores telescópicos e estabilizadores na dianteira e na traseira, e lâminas plásticas intercaladas nos feixes de molas semi-elípticas na traseira. Essa suspensão absorve as irregularidades das vias e apresenta sensível redução de ruído, garantindo um rodar suave e seguro.

O O-371 U tem direção hidráulica precisa e suave, o que reduz o esforço do motorista, facilitando as manobras.

As frenagens são mais rápidas e seguras graças ao novo sistema de freio de serviço de acionamento a ar comprimido.

As portas mais largas, com degraus iluminados, de baixa altura e piso antiderrapante, facilitam o acesso e aumentam a segurança dos passageiros.

O espaço interno é amplo e a altura do piso mais baixa.

O sistema de iluminação com luz branca de neon está integrado à estrutura interna da carroçaria. Os assentos são anatômicos e próprios para uso urbano.

O sistema de circulação de ar é formado pela tomada frontal, amplas janelas e campânulas de exaustão, proporcionando permanente circulação de ar e consequente conforto aos passageiros.

Os botões de parada, bem localizados nos balaústres, facilitam o acionamento pelo passageiro e indicam “”parada solicitada”” nos visores do teto.

A poltrona do motorista é hidráulica, ajustável na inclinação e regulável de acordo com o peso do motorista, proporcionando maior conforto e segurança. O painel de comando do novo O-371 U é envolvente, com teclas e símbolos iluminados e de fácil acesso, melhorando visibilidade durante a noite.

A ventilação para o motorista é individual, regulável e direcionável e o pára-sol é do tipo roll-on.

E mais: o novo padrão tecnológico O-371 U oferece manutenção simples e rápida graças ao fácil acesso ao compartimento do motor.

Estes e muitos outros fatores fazem do O-371 U modelo de eficiência e garantia de grande rentabilidade no transporte urbano de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-355/5
Tipo: 5 cilindros em linha
Potência máxima: 187 cv (138 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 620 Nm (63 mkgf) @ 1400 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 9.650 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 150
Relação de compressão: 16:1
Ordem de ignição: 1-2-4-5-3
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-3/61-5/6,1
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Direção
Modelo: ZF 8063 / ZF 8065
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 5 kW (7,5 cv) / 24 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 D-7
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/23 D-10
Redução: i=5,25 (42:8)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas helicoidais providas de molas auxiliares e barra transversal
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas e molas auxiliares, alternadas com lâminas plásticas
Amortecedores: 4, de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.0 x 20
Aros das rodas – opcionais: 7.5 x 20
Pneumáticos: 9.00 x 20 PR 14 (com velocidade máxima de 60 km/h)
Pneumáticos – opcionais: 10.00 x 20 PR 16 (com aro 7.5 x 20)
11.00 R x 22.5 PR 16 (com aro 7.5 x 20)
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Área de frenagem
Total: 5.684 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 18,5 / 14,5
Caixa de mudanças: 5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5
Sistema de arrefecimento: 40

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5850
(C) Balanço dianteiro: 2112
(D) Balanço traseiro: 3100
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1994
2020
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(K) Vão livre dianteiro: 213
235
(L) Vão livre traseiro: 164,5
263
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,79
21,82
Carroceria
(B) Comprimento total: 11062
(N) Largura externa: 2600
(O) Altura externa: 3080
3028
Outros
Duas portas: 85 cm (dianteira)
120 cm (traseira)
Degrau de acesso na parte dianteira ao solo: 32 cm (dianteira)
37 cm (traseira)

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Pneus: 9.00-20 PR 14
Velocidade máxima (km/h): 81
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 23
Ensaio 2 (Opcional)
Pneus: 10.00-20 PR 16
Velocidade máxima (km/h): 81
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 23

Monobloco: Importante mencionar que detalhes da carroceria não servem em hipótese alguma para definir o modelo/versão do chassi ou motor. Pode ser usado como princípio de pesquisa, mas não referência absoluta. Na carroceria Monobloco O-371 urbana existem duas frentes (e outros detalhes – lógico, mas o mais notável é a frente): a com faróis retangulares (foto abaixo – esquerda) e a com faróis redondos (foto abaixo – direita). Não tem como dizer que uma é tal modelo e outra é outro modelo, não tem distinção entre U, UL e UP, visto que em todas as versões existem as duas frentes. A partir de 1992 a Mercedes-Benz tentou aproximar-se ao máximo do estilo europeu, fazendo algumas modificações e entre elas a mudança nos faróis.

Mercedes-Benz Monobloco O-371 urbano

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