ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz O-371UL (204cv)

Mercedes-Benz O-371UL (204cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Obs.: Chassi tipo plataforma
Fabricação: 1994-1996
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 1 / Proconve P-3
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/1996)

Com experiência e tecnologia, a Mercedes-Benz é líder de mercado na produção de veículos para transporte urbano e rodoviário de passageiros. Ela produz uma completa linha de chassis e plataformas, que são complementados por fabricantes especializados em carroçarias. Entre as soluções que produz para transporte coletivo urbano está a Plataforma O-371 UL, desenvolvida para propiciar máxima rentabilidade ao frotista, segurança e conforto para o usuário, tranquilidade e bem-estar para o motorista e compatibilidade ambiental.

Equipada com motor turbocooler de 204 cv, tem capacidade técnica para 18 t de PBT. Com entre-eixos de 6,3m e comprimento total de 11,8m, é ideal para veículos de 2 ou 3 portas.

Como em todos os veículos Mercedes-Benz, as principais peças da Plataforma O-371 UL são intercambiáveis com outras da mesma série, o que contribui com a racionalização da estocagem de peças, favorecendo sobremaneira a padronização da frota.

A plataforma O-371 UL atende às normas de emissões do Conama Fase 3.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-366 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 204 cv (150 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 640 Nm (65 mkgf) @ 1350 a 1550 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 5.958 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 18:1
Consumo específico: 193 g/kWh a 1820 rpm
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação: Turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Tipo: De êmbolos em, linha
Regulador: RQV e LDA
Sistema de Injeção: Direta, com avanço automático
Pressão de Injeção: 260+10 bar
Compressor
Modelo: Knorr ou Wabco
Diâmetro do cilindro (mm): 90
Curso do êmbolo (mm): 46
Cilindrada: 293 cm³
Número de cilindros: 1
Velocidade angular: 2646 rpm
Resfriamento: Bloco: ar
Cabeçote: água
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 370 l/min. a 8 bar de contrapressão

Transmissão
Modelo: ZF S5-680
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,43:1
2ª – 4,32:1
3ª – 2,53:1
4ª – 1,50:1
5ª – 1,00:1
Ré – 6,67:1

Embreagem
Modelo: GMF 350
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Servoassistido

Direção
Modelo: ZF 8065
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=22,7:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Opcional: 28 V / 105 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 6,7 kW (9,1 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/01 DL-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=5,857 (41:7)
Reduções opcionais: i=6,143 (43:7)
i=5,222 (47:9)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com dois bolsões de ar e batente auxiliar interno, 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 4 bolsões de ar e batente auxiliar interno, 2 barras tensoras longitudinais e 1 triangular e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.00 x 22
Pneumáticos: 11.00 R x 22 PR 16
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Espessura da lona (mm): 19
Diâmetro do tambor (mm): 410
Largura da lona dianteira (mm): 160
Largura da lona traseira (mm): 220
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 2.129 cm²
Eixo traseiro: 3.317 cm²
Total: 5.754 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Conforme NBR 6070
Eixo dianteiro: 1170
Eixo traseiro: 3810
Total: 4980
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500
Total: 18000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
300 (Opcional)
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 11
Filtro de óleo do motor: 2,5
Caixa de mudanças: 7,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
Direção hidráulica: 7,9
Acionamento da embreagem: 0,54
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6330
(B) Comprimento total: 11828
(C) Balanço dianteiro: 2428
(D) Balanço traseiro: 3070
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2020
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2580
(K) Vão livre dianteiro: 253
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,43

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
Eixo traseiro: MB HO4/01 DL-10
Pneus: 11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=5,857
Velocidade máxima (km/h): 92
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: 31
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18000kg: 27
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: i=6,143
Velocidade máxima (km/h): 88
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: 33
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18000kg: 29
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: i=5,222
Velocidade máxima (km/h): 103
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: 27
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18000kg: 24

Principais Características
  • A suspensão dianteira pneumática, além de manter a altura do veículo em relação ao solo, mesmo a plena carga, assegura boa dirigibilidade ao motorista.
  • A suspensão traseira pneumática permite a manutenção da altura do veículo em relação ao solo, mesmo a plena carga, mantendo conforto para os passageiros.
  • A plataforma O-371 UL pode receber, opcionalmente, reservatório de combustível de 300 litros. O veículo já vem preparado para a instalação do tanque.
  • O câmbio é suave, preciso e de fácil engate, com mapa de seleção simples, idêntico ao de um automóvel.
  • Motor OM-366 LA turbocooler, compatível com a norma Conama Fase 3. O sistema de arrefecimento é adequado às severas condições do transporte urbano.
  • Barras tensoras dotadas de mancais moleculares proporcionam longa vida útil e são isentas de manutenção.

Monobloco: Importante mencionar que detalhes da carroceria não servem em hipótese alguma para definir o modelo/versão do chassi ou motor. Pode ser usado como princípio de pesquisa, mas não referência absoluta. Na carroceria Monobloco O-371 urbana existem duas frentes (e outros detalhes – lógico, mas o mais notável é a frente): a com faróis retangulares (foto abaixo – esquerda) e a com faróis redondos (foto abaixo – direita). Não tem como dizer que uma é tal modelo e outra é outro modelo, não tem distinção entre U, UL e UP, visto que em todas as versões existem as duas frentes. A partir de 1992 a Mercedes-Benz tentou aproximar-se ao máximo do estilo europeu, fazendo algumas modificações e entre elas a mudança nos faróis.

Mercedes-Benz Monobloco O-371 urbano

Função desabilitada

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