ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-371UL

  • Uso: Ônibus urbano (chassi tipo plataforma)
  • Fabricação: De 1994 até 1996
  • Baumúster: 364304
  • Norma de emissões de gases: Euro 1 / proconve P-3
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/1996)

?Com experiência e tecnologia, a Mercedes-Benz é líder de mercado na produção de veículos para transporte urbano e rodoviário de passageiros. Ela produz uma completa linha de chassis e plataformas, que são complementados por fabricantes especializados em carroçarias. Entre as soluções que produz para transporte coletivo urbano está a Plataforma O-371 UL, desenvolvida para propiciar máxima rentabilidade ao frotista, segurança e conforto para o usuário, tranquilidade e bem-estar para o motorista e compatibilidade ambiental.
Equipada com motor turbocooler de 204 cv, tem capacidade técnica para 18 t de PBT. Com entre-eixos de 6,3m e comprimento total de 11,8m, é ideal para veículos de 2 ou 3 portas.
Como em todos os veículos Mercedes-Benz, as principais peças da Plataforma O-371 UL são intercambiáveis com outras da mesma série, o que contribui com a racionalização da estocagem de peças, favorecendo sobremaneira a padronização da frota.
A plataforma O-371 UL atende às normas de emissões do Conama Fase 3.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-366 LA
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão)
  • Potência máxima, conforme NBR 5484 (fev/85): 150 kW (204cv) a 2600 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR 5484 (fev/85): 640 Nm (65 mkgf) entre 1350 e 1550 rpm
  • Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 5.958 cm³
  • Diâmetro do pistão: 97,5 mm
  • Curso do pistão: 133 mm
  • Relação de compressão: 18:1
  • Consumo específico: 193 g/kWh a 1820 rpm
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de lubrificação: circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: Bosch
  • Tipo: de êmbolos em, linha
  • Regulador: RQV e LDA
  • Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
  • Pressão de Injeção: 260+10 bar

 Compressor 

  • Modelo: Knorr (Wabco)
  • Diâmetro do cilindro: 90 mm
  • Curso do êmbolo: 46 mm
  • Cilindrada: 293 cm³
  • Velocidade angular: 2646 rpm
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: bloco: ar/cabeçote: água
  • Acionamento: por engrenagens
  • Vazão: 370 l/min. a 8 bar de contrapressão

  • Modelo: ZF S 5-680/7,43
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 5
  • Relação de transmissão: i=7,43 / 4,32 / 2,53 / 1,50 / 1,00 / marcha à ré: 6,67

  • Modelo: GMF 350
  • Tipo: monodisco seco
  • Acionamento: servoassistido

  • Modelo: ZF 8065
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i=22,7:1

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 75 A; 28 V / 105 A

 Bateria 

  • Capaciade/tensão: 2 x 135 Ah / 12 V
  • Tensão nominal: 24 V

 Motor de partida 

  • Potência: 6,7 kW / 9,1 cv
  • Tensão: 24 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VO-4/13 DL-7
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro Motriz 

  • Modelo: MB HO-4/01 DL-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Reduções: i=5,857 (41:7); i=6,143 (43:7); i=5,222 (47:9)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com dois bolsões de ar e batente auxiliar interno, 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática, com 4 bolsões de ar e batente auxiliar interno, 2 barras tensoras longitudinais e 1 triangular e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação

  • Aros das rodas: 8.00 x 22
  • Pneumáticos: 11.00 R 22 PR 16 (radial)

 Freio de serviço 

  • Tipo: a ar comprimido de dois circuitos
  • Modelo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: Eixo dianteiro – 2.129 cm² / Eixo traseiro – 3.317 cm² / Total – 5.754 cm²
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Espessura da lona: 19 mm
  • Largura da lona dianteira: 160 mm
  • Largura da lona traseira: 220 mm

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente
  • Atuação: rodas traseiras

 Freio adicional 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 – Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso a vazio

  • Eixo dianteiro: 1170
  • Eixo traseiro: 3810
  • Total: 4980

Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 11500
  • Total: 18000

Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.

  • Tanque de combustível: 20 (somente para manobras) / 300 (Opcional)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
  • Filtro de óleo no motor: 2,5
  • Caixa de mudanças: 7,5
  • Carcaça do diferencial/eixo traseiro: 11
  • Direção hidráulica: 7,9
  • Acionamento da embreagem: 0,54
  • Sistema de arrefecimento: 27

  • (A) Distância entre-eixos: 6330
  • (B) Comprimento total: 11828
  • (C) Balanço dianteiro: 2428
  • (D) Balanço traseiro: 3070
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2020
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1821
  • (H) Largura: 2580
  • (K) Vão livre dianteiro: 253
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,43

Plataforma autoportante para ônibus com podesto, medidas brutas, veículo carregado.

  • Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
  • Eixo traseiro: MB HO-4/01 DL-10
  • Pneus: 11.00 R 22 PR 16

 Redução i=5,857 

  • Velocidade máxima (km/h): 92
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 31
  • Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 27

 Redução i=6,143 

  • Velocidade máxima (km/h): 88
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 33
  • Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 29

 Redução i=5,222 

  • Velocidade máxima (km/h): 103
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 27
  • Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 24

  • A suspensão dianteira pneumática, além de manter a altura do veículo em relação ao solo, mesmo a plena carga, assegura boa dirigibilidade ao motorista.
  • A suspensão traseira pneumática permite a manutenção da altura do veículo em relação ao solo, mesmo a plena carga, mantendo conforto para os passageiros.
  • A plataforma O-371 UL pode receber, opcionalmente, reservatório de combustível de 300 litros. O veículo já vem preparado para a instalação do tanque.
  • O câmbio é suave, preciso e de fácil engate, com mapa de seleção simples, idêntico ao de um automóvel.
  • Motor OM-366 LA turbocooler, compatível com a norma Conama Fase 3. O sistema de arrefecimento é adequado às severas condições do transporte urbano.
  • Barras tensoras dotadas de mancais moleculares proporcionam longa vida útil e são isentas de manutenção.

Função desabilitada

Menu