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Mercedes-Benz O-371UP e O-371UP ST (187cv)
Extração de dados: Chassi e Monobloco
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 1987-1994 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1987) |
Cada novo veículo Mercedes-Benz que sai das linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução da tecnologia. É assim que a Mercedes-Benz, fazendo jus à sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.
Todas estas qualidades estão presentes no padrão tecnológico urbano O-371 UP. O novo Mercedes-Benz O-371 UP tem design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos mínimos detalhes.
Seu rendimento é garantido pelo motor OM-355/5, que associa potência de 187 cv NBR ao baixo consumo. Acrescente-se a qualidade da transmissão representada pela caixa de mudanças sincronizada MB G-3/61 ou ZF S-6/90 e pelo eixo traseiro HO-4/23 DL-10, que concorrem para uma boa velocidade média. O novo O-371 UP tem suspensão totalmente pneumática, contituída por bolsões de ar, válvulas de controle de nível, amortecedores telescópicos, proporcionando os melhores padrões de estabilidade e conforto.
As frenagens são mais rápidas e seguras graças ao novo sistema de freio de acionamento a ar comprimido com dois circuitos independentes.
A direção é hidráulica, precisa e suave, o que reduz o esforço do motorista, facilitando as manobras.
O novo O-371 UP oferece possibilidade de instalação de 2 ou 3 portas, com a finalidade de atender a cada necessidade de serviço. As portas são mais largas, com degraus iluminados, de baixa altura e piso antiderrapante, o que representa facilidade de acesso e segurança para os passageiros. E mais: um sistema de segurança obtido através de operação conjunta entre os freios e as portas impede a movimentação do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, resultando em segurança adicional para os passageiros.
O espaço interno é mais amplo e a altura é maior, os assentos são anatômicos e próprios para uso urbano. A iluminação é de neon está integrado à estrutura interna da carroçaria.
A circulação interna de ar tem um eficiente sistema de ventilação, constituído por 2 ventiladores e 2 exaustores elétricos instalados no teto, além de 2 alçapões.
Os botões de parada, bem localizados nos balaústres, facilitam o acionamento pelo passageiro e indicam “”parada solicitada”” nos visores do teto.
A poltrona do motorista é hidráulica, ajustável na inclinação e regulável de acordo com o peso do motorista. O painel é do tipo envolvente, com teclas e símbolos iluminados e acessíveis, facilmente visíveis durante a noite.
A ventilação para o motorista é individual, regulável e direcionável e o pára-sol é do tipo roll-on.
O novo O-371 UP oferece ainda uma manutenção simples e rápida, graças ao fácil acesso ao compartimento do motor.
Estes e muitos outros fatores fazem do novo Mercedes-Benz O-371 UP modelo de eficiência e rentabilidade no transporte urbano de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-355/5 |
Tipo: | 5 cilindros em linha |
Potência máxima: | 187 cv (138 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 620 Nm (63 mkgf) @ 1200 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 9.650 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
Curso do pistão (mm): | 150 |
Relação de compressão: | 16:1 |
Ordem de ignição: | 1-2-4-5-3 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-3/61-5/6,1 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Opcional 1 | |
Modelo: | ZF 6S-90 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Acionamento: | Hidráulico com regulagem automática |
Modelo: | ZF 8065 |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 2x 28 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 5 kW (6 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 D(L)-7 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/23 DL-10 |
Redução: | i=5,25 (42:8) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar |
Amortecedores: | 4, telescópicos |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar |
Amortecedores: | 4, telescópicos |
Outros | |
Válvulas de controle de nível e barra transversal fixada à carroceria |
Aros das rodas: | 7.5 x 20 |
Aros das rodas – opcionais: | 8.0 x 22 |
Pneumáticos: | 10.00 x 20 PR 16 |
Pneumáticos – opcionais: | 11.00 x 22 PR 16 (com aro 8.0 x 22) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Área de frenagem | |
Total: | 5.685 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15000 |
Tanque de combustível: | 300 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 18,5 / 14 |
Caixa de mudanças: | MB: 5 ZF: 13 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 5 |
Sistema de arrefecimento: | 30 |
(A) Distância entre-eixos: | 6330 |
(B) Comprimento total: | 11828 (plataforma) |
(C) Balanço dianteiro: | 2462 (monobloco) 2428 (plataforma) |
(D) Balanço traseiro: | 3100 (monobloco) 3070 (plataforma) |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2020 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2580 (plataforma) |
(K) Vão livre dianteiro: | 235 |
(L) Vão livre traseiro: | 270 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 22,57 (monobloco) 22,43 (plataforma) |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 11892 |
(N) Largura externa: | 2600 |
(O) Altura externa: | 3185 |
Outros | |
Degrau de acesso na parte dianteira ao solo – mesmo com veículo carregado: | 33 cm (dianteira) 35 cm (traseira) |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | MB G-3/61-5/6,1 |
Velocidade máxima (km/h): | 95 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 24 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S-6/90/6,98 |
Velocidade máxima (km/h): | 81 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 26 |
- Sistemas independentes de ventilação: dois insufladores e dois exaustores elétricos no teto
- 2 portas: 130 passageiros (37 sentados e 93 em pé)
- 3 portas: 96 passageiros (39 sentados e 57 em pé)
- Relação 7/m²
- Assento do motorista e cobrador com amortecimento hidráulico
Monobloco: Importante mencionar que detalhes da carroceria não servem em hipótese alguma para definir o modelo/versão do chassi ou motor. Pode ser usado como princípio de pesquisa, mas não referência absoluta. Na carroceria Monobloco O-371 urbana existem duas frentes (e outros detalhes – lógico, mas o mais notável é a frente): a com faróis retangulares (foto abaixo – esquerda) e a com faróis redondos (foto abaixo – direita). Não tem como dizer que uma é tal modelo e outra é outro modelo, não tem distinção entre U, UL e UP, visto que em todas as versões existem as duas frentes. A partir de 1992 a Mercedes-Benz tentou aproximar-se ao máximo do estilo europeu, fazendo algumas modificações e entre elas a mudança nos faróis.