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Mercedes-Benz O-371UP (238cv)

Extração de dados: Monobloco

Mercedes-Benz O-371UP (238cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Fabricação: 1989-1993
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Janeiro/1991)

Cada novo veículo Mercedes-Benz que sai das linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução da tecnologia. É assim que a Mercedes-Benz, fazendo jus à sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.

Todas estas qualidades estão presentes no novo padrão tecnológico urbano O-371 UP. O novo Mercedes-Benz O-371 UP tem design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos mínimos detalhes.

Seu rendimento é garantido pelo motor OM-355/5 A, turboalimentado, que associa potência de 238 cv NBR a baixo consumo. Acrescente-se a qualidade da transmissão representada pela caixa de mudanças sincronizada ZF S-6/90 e pelo eixo traseiro HO-7/01 DL-10, que concorrem para uma boa velocidade média. O novo O-371 UP tem suspensão totalmente pneumática, contituída por bolsões de ar, válvulas de controle de nível, amortecedores telescópicos, proporcionando os melhores padrões de estabilidade e conforto. 

As frenagens são mais rápidas e seguras, graças ao novo sistema de freio de acionamento a ar comprimido com dois circuitos independentes.

A direção é hidráulica, precisa e suave, o que reduz o esforço do motorista, facilitando as manobras.

O novo O-371 UP oferece a possibilidade de instalação de 2 ou 3 portas, com a finalidade de atender a cada necessidade de serviço. As portas são mais largas, com degraus iluminados, de baixa altura e piso antiderrapante, o que representa facilidade de acesso e segurança para os passageiros. E mais: um sistema de segurança obtido através de operação conjunta entre os freios e as portas impede a movimentação do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, resultando em segurança adicional para os passageiros.

O espaço interno é mais amplo e a altura é maior, os assentos são anatômicos e próprios para uso urbano. A iluminação é de neon está integrado à estrutura interna da carroçaria.

A circulação interna de ar tem um eficiente sistema de ventilação, constituído por 2 ventiladores e 2 exaustores elétricos instalados no teto, além de 2 alçapões.

Os botões de parada, bem localizados nos balaústres, facilitam o acionamento pelo passageiro e indicam “”parada solicitada”” nos visores do teto.

A poltrona do motorista é hidráulica, ajustável na inclinação e regulável de acordo com o peso do condutor. O painel é do tipo envolvente, com teclas e símbolos iluminados e acessíveis, facilmente visíveis durante a noite.

A ventilação para o motorista é individual, regulável e direcionável e o pára-sol é do tipo roll-on.

O novo O-371 UP oferece ainda uma manutenção simples e rápida, graças ao fácil acesso ao compartimento do motor.

Estes e muitos outros fatores fazem do novo Mercedes-Benz O-371 UP modelo de eficiência e garantia de alta rentabilidade no transporte urbano de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-355/5 A
Tipo: 5 cilindros em linha, Turboalimentado
Potência máxima: 238 cv (175 kW) @ 2100 rpm
Torque máximo: 965 Nm (98 mkgf) @ 1200 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 9.650 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 150
Relação de compressão: 15:1
Ordem de ignição: 1-2-4-5-3
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: ZF 6S-90
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Direção
Modelo: ZF 8065
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 5,5 kW (7,5 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 D(L)-7
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO7/01 DL-10
Redução: i=5,217 (27:18)

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.5
Aros das rodas – opcionais: 8.0
Pneumáticos: 10.00 R x 20 PR 16
Pneumáticos – opcionais: 11.00 R x 22 PR 16
11.00 R x 22.5 PR 16
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Área de frenagem
Total: 5.684 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
12000 (com pneus 11.00-22)
Total: 16000
18000 (com pneus 11.00-22)
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 18,5 / 14,5
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 12
Sistema de arrefecimento: 40

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6330
(C) Balanço dianteiro: 2462
(D) Balanço traseiro: 3100
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2020
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(K) Vão livre dianteiro: 235
(L) Vão livre traseiro: 294
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,57
Carroceria
(B) Comprimento total: 11892
(N) Largura externa: 2600
(O) Altura externa: 3185

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Pneus: 10.00 (R)-20 PR 16
Velocidade máxima (km/h): 78
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35
Ensaio 2 (Opcional)
Pneus: 11.00 (R)-22
Velocidade máxima (km/h): 83
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 32

Monobloco: Importante mencionar que detalhes da carroceria não servem em hipótese alguma para definir o modelo/versão do chassi ou motor. Pode ser usado como princípio de pesquisa, mas não referência absoluta. Na carroceria Monobloco O-371 urbana existem duas frentes (e outros detalhes – lógico, mas o mais notável é a frente): a com faróis retangulares (foto abaixo – esquerda) e a com faróis redondos (foto abaixo – direita). Não tem como dizer que uma é tal modelo e outra é outro modelo, não tem distinção entre U, UL e UP, visto que em todas as versões existem as duas frentes. A partir de 1992 a Mercedes-Benz tentou aproximar-se ao máximo do estilo europeu, fazendo algumas modificações e entre elas a mudança nos faróis.

Mercedes-Benz Monobloco O-371 urbano

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