ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-371UP

  • Uso: Ônibus urbano
  • Fabricação: 1ª versão – De 1987 até 1991
  • Baumúster: 664022
  • Norma de emissão dos gases: 664022
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1987)

Ônibus Mercedes-Benz

Desde sua implantação, há mais de trinta anos, a Mercedes-Benz do Brasil vem produzindo veículos para o transporte coletivo urbano de passageiros, sempre procurando atender às mais diversas necessidades de um mercado em constante evolução.
Assim, a Mercedes-Benz elaborou ao longo do tempo um amplo programa de produção que oferece hoje uma gama muito variada de veículos, cada qual para uma necessidade específica.
São vários modelos básicos de ônibus integrais, plataformas e chassis para ônibus. Para o transporte de grupos pequenos, médios ou grandes, no centro da cidade ou na periferia, em vias pavimentadas ou de piso irregular, para percursos curtos ou longos, para cada caso sempre existe um ônibus Mercedes-Benz à disposição. São veículos fortes, que resistem às mais diferentes solicitações, econômicos, seguros e confortáveis, oferecendo, tanto para os passageiros como para os frotistas, viagens sempre tranquilas.
Tranquilidade que vem das características técnicas avançadas dos produtos e também da extensa rede de concessionários Mercedes-Benz muito bem localizados por todo o país, que contam com mecânicos especializados, ferramental apropriado e instalações modernas, para dar aos veículos Mercedes-Benz uma assistência técnica de alto nível.
Tudo em função de uma qualidade comprovada que é traduzida pela estrela Mercedes-Benz.

O-371 UP

Uma das opções que a Mercedes-Benz oferece para o transporte coletivo urbano de passageiros é a plataforma O-371 UP. Com motor OM-355/5, de 187 cv NBR, adequado para uso urbano, instalado na traseira.
Complementado por fabricantes especializados com carroçarias de diferentes tipos, segundo as necessidades e as opções do cliente, o O-371 UP está em condições de proporcionar alta rentabilidade e longa vida útil.

Conforto e segurança

Tudo na plataforma O-371 UP, o padrão tecnológico, foi pensado para oferecer o máximo de segurança, conforto e rentabilidade. A começar pela própria estrutura de tubos retangulares e chapas de aço, que formam um conjunto de grande resistência à flexão e à torção e com excelente proteção contra agentes corrosivos e abrasivos.
O novo O-371 UP tem suspensão totalmente pneumática, constituída por bolsões de ar, válvulas de controle de nível e amortecedores telescópicos, proporcionando os melhores padrões de estabilidade e conforto.
A embreagem é de acionamento hidráulico com regulagem automática, o que reduz sensivelmente o esforço do condutor, facilitando as manobras.
Por todas essas e outras razões, a plataforma O-371 UP comprova em todos os detalhes o avanço do padrão tecnológico e a qualidade Mercedes-Benz.

Eficiência comprovada

O motor, o câmbio e o eixo da plataforma O-371 UP constituem um projeto integral Mercedes-Benz, de modo a proporcionar melhor aproveitamento de força, o que resulta em excelente desempenho do veículo nas mais variadas condições. O motor OM-355/5, de 187 cv NBR, cinco cilindros em linha e injeção direta, responde muito bem às mais diferentes solicitações.
Tudo isso em função da performance do motor, cujas características principais são o baixo consumo, grande durabilidade e boas condições de arranque.
Como em todos veículos de linha Mercedes-Benz, este motor também tem as suas peças principais idênticas às de outros tipos da mesma linha, o que proporciona a intercambiabilidade e resulta, para o frotista, na racionalização na estocagem de peças de reposição.
São essas as principais características da plataforma O-371 UP, que traduzem em conforto e segurança para os passageiros em grande rentabilidade para os frotistas.

A plataforma O-371 UP é equipada com motor OM-355/5, de 187 cv NBR. As vantagens deste motor: baixo consumo, funcionamento silencioso e fácil acesso para manutenção, grande durabilidade, boas condições de arranque, enfim, rentabilidade. São estes os fatores que sintetizam a qualidade do OM-355/5.

  • Tipo (injeção direta): MB OM-355/5
  • Cilindros verticais, em linha: 5
  • Diâmetro do cilindro: 128 mm
  • Curso do êmbolo: 150 mm
  • Cilindrada total: 9.650 cm³
  • Relação de compressão: 16:1
  • Potência NBR: 138 kW / 187 cv / 2200 rpm
  • Torque NBR: 620 Nm / 63 mkgf / 1200 rpm
  • Sequência de ignição: 1-2-4-5-3

  • Alternadores: 2 x 28 V / 35 A
  • Motor de partida: 5 kW / 6 cv / 24 V
  • Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V

A alta qualidade da transmissão, representada pela caixa de mudanças sincronizada Mercedes-Benz G-3/61 ou ZF S-6/90 e pelo eixo traseiro Mercedes-Benz HO-4/23 DL-10, contribui para uma boa velocidade média. Esses conjuntos asseguram ao O-371UP o melhor rendimento de marcha, com grande economia operacional para o transporte coletivo urbano.

  • Caixa de mudanças sincronizada: MB G-3/61-5/6,1 (ZF S-6/90/6,98)
  • Redução no eixo traseiro: i=5,25 (42:8)
  • Embreagem: acionamento hidráulico com regulagem automática

  • Eixo dianteiro: MB VO-4/13 D(L)-7
  • Eixo traseiro: MB HO-4/23 DL-10
  • Direção hidráulica: ZF 8065
  • Área total de frenagem: 5685 cm²

 Aro das rodas 

  • 7.5-20
  • 8.0-22 (pneus 11.00-22 PR 16)

 Pneumáticos 

  • 10.00-20 PR 16
  • 11.00-22 PR 16 (Opcional)

 Peso bruto autorizado 

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 15000

 Peso bruto indicado 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16500

 Velocidade Máxima 

  • 5ª marcha: 95 km/h
  • Com ZF S-6/90/6,98: 81 km/h

 Capacidade máxima de subida 

  • 1ª marcha, 15000 kg24 %
  • Com ZF S-6/90/6,98: 26 %

  • Combustível: 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 18,5/14
  • Caixa de mudanças: 5 (13)
  • Caixa do diferencial: 5
  • Água do arrefecimento: 30

  • (A) Distância entre-eixos: 6330
  • (B) Comprimento total: 11828
  • (C) Balanço dianteiro: 2428
  • (D) Balanço traseiro: 3070
  • (E) Bitola dianteira: 2020
  • (F) Bitola traseira: 1821
  • (H) Largura: 2580
  • (K) Vão livre dianteiro: 235
  • (L) Vão livre traseiro: 270
  • (M) Círculo externo de viragem do veículo, mØ: 22,43

Função desabilitada

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