ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz O-400RS (354cv)

Extração de dados: Monobloco

Mercedes-Benz O-400RS (354cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 1994-1996
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Novembro/1994)

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-447 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 354 cv (260 kW) @ 2100 rpm
Torque máximo: 1550 Nm (158 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 11.967 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 155
Relação de compressão: 16,25:1
Consumo específico: 189 g/kWh a 1200 rpm
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação: Turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Tipo: De êmbolos, em linha
Regulador: RQ
Sistema de Injeção: Direta, com avanço automático
Pressão de Injeção: 200+8 bar
Compressor
Modelo: Knorr ou Wabco
Diâmetro do cilindro (mm): 90
Curso do êmbolo (mm): 46
Cilindrada: 293 cm³
Número de cilindros: 1
Velocidade angular: 2646 rpm
Resfriamento: Bloco: ar/cabeçote: água
Acionamento: Por engrenagens

Transmissão
Modelo: ZF 6S-105
Acionamento: Mecânica / Easy-shift (Opcional)
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Embreagem
Modelo: GMFZ 430
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8065
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=22,7:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Opcional: 28 V / 105 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 6,7 kW (9,1 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/01 DL-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=3,666 (44:12)
Reduções opcionais: i=3,333 (40:12)
i=3,916 (47:12)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 2 barras tensoras longitudinais, 2 triangulares e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.00 x 22
Aros das rodas – opcionais: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 11.00 x 22 PR 16
Pneumáticos – opcionais: 12.00 R x 22.5 PR 16
295 / 80 R 22.5 PR 16
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Plataforma autoportante

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de 2 circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Espessura da lona (mm): 19
Diâmetro do tambor (mm): 410
Largura da lona dianteira: 160 mm
Largura da lona traseira: 220 mm
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente. Atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Retarder
Tipo: Hidrodinâmico Voith VHBK 130 (Opcional) com acionamento na coluna de direção
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: ABS/ASR (Opcional)
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 2.367 cm²
Eixo traseiro: 3.317 cm²
Total: 5.684 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Ônibus completo com roda reserva, 44 poltronas tipo luxo, motorista, pneus 12 R 22,5, 600 litros de combustível e ferramentas
Eixo dianteiro: 4220
Eixo traseiro: 8550
Total: 12770
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 5230
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500
Total: 18000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
600 (Opcional)
Óleo no cárter, máx./min.: 26 / 17
Filtro de óleo do motor: 2,5
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
Direção hidráulica: 8,2
Acionamento da embreagem: 0,55
Sistema de arrefecimento: 54

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6330
(C) Balanço dianteiro: 2340
(D) Balanço traseiro: 3330
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2005
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(I) Ângulo de entrada: 11°
(J) Ângulo de saída: 11°
(K) Vão livre dianteiro: 272
(L) Vão livre traseiro: 270
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,5
Carroceria
(B) Comprimento total: 12000
(N) Largura externa: 2600
(O) Altura externa: 3405
(Q) Capacidade do bagageiro (m³): 11

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
Eixo traseiro: MB HO4/01 DL-10
Pneus: 11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,666
Velocidade máxima (km/h): 119
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 47
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
Eixo traseiro: MB HO4/01 DL-10
Pneus: 12 R 22,5 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,666
Velocidade máxima (km/h): 113
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 49
Ensaio 3 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
Eixo traseiro: MB HO4/01 DL-10
Pneus: 295/80 R 22,5 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,666
Velocidade máxima (km/h): 109
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 52
Ensaio 4 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
Eixo traseiro: MB HO-4/01 DL-10
Pneus: 11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,333
Velocidade máxima (km/h): 131
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 42
Ensaio 5 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
Eixo traseiro: MB HO-4/01 DL-10
Pneus: 12 R 22,5 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,333
Velocidade máxima (km/h): 125
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 44
Ensaio 6 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
Eixo traseiro: MB HO-4/01 DL-10
Pneus: 295/80 R 22,5 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,333
Velocidade máxima (km/h): 120
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 46
Ensaio 7 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
Eixo traseiro: MB HO-4/01 DL-10
Pneus: 11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,916
Velocidade máxima (km/h): 111
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 36
Ensaio 8 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
Eixo traseiro: MB HO-4/01 DL-10
Pneus: 12 R 22,5 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,916
Velocidade máxima (km/h): 106
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38
Ensaio 9 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
Eixo traseiro: MB HO-4/01 DL-10
Pneus: 295/80 R 22,5 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,916
Velocidade máxima (km/h): 102
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2120
RPM corte: 2220
RPM corte máx: 2320
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,24
Altitudes acima de 350m: 1,67
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

Menu