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Mercedes-Benz O-400RSD (354cv)
Extração de dados: Chassi e Monobloco


Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Fabricação: | Plataforma: 1995-1999 Monobloco: 1994-1996 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 1 / Proconve P-3 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Novembro/1994 (Monobloco) e Janeiro/1995 (Plataforma)) |
Modelo: | Mercedes-Benz OM-447 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 354 cv (260 kW) @ 2100 rpm |
Torque máximo: | 1550 Nm (158 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 (fev/85) |
Combustível: | Diesel |
Mancais da árvore de manivelas: | 7, de camadas múltiplas em ligas |
Localização das válvulas: | No cabeçote |
Cilindrada total: | 11.967 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
Curso do pistão (mm): | 155 |
Relação de compressão: | 16,25:1 |
Consumo específico: | 189 g/kWh a 1200 rpm |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de alimentação: | Turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão |
Sistema de lubrificação: | Circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Tipo: | De êmbolos, em linha |
Regulador: | RQ |
Sistema de Injeção: | Direta, com avanço automático |
Pressão de Injeção: | 200+8 bar |
Compressor | |
Modelo: | Knorr ou Wabco |
Diâmetro do cilindro (mm): | 90 |
Curso do êmbolo (mm): | 46 |
Cilindrada: | 293 cm³ |
Número de cilindros: | 1 Velocidade angular: 2646 rpm |
Resfriamento: | Bloco: ar/cabeçote: água |
Acionamento: | Por engrenagens |
Modelo: | ZF 6S-105 |
Acionamento: | Mecânica / Easy-shift (Opcional) |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Modelo: | GMFZ 430 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8065 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=22,7:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
Opcional: | 28 V / 105 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 6,7 kW (9,1 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
Tipo: | Punho |
Eixo Intermediário | |
Modelo: | MB NR4/12 DL-6 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/01 DL-10 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=3,666 (44:12) |
Reduções opcionais: | i=3,916 (47:12) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Intermediária | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série só na plataforma |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 2 barras tensoras longitudinais, 2 triangulares e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 8.00 x 22 |
Aros das rodas – opcionais: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 10.00 R x 22 PR 16 |
Pneumáticos – opcionais: | 295 / 80 R 22.5 12.00 R x 22.5 PR 16 |
Rodado traseiro: | Simples+Duplo |
Tipo: | Plataforma autoportante |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de 2 circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras |
Espessura da lona (mm): | 19 |
Diâmetro do tambor (mm): | 410 |
Largura da lona dianteira: | 160 mm |
Largura da lona traseira: | 220 mm 160 mm (eixo auxiliar) |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente. Atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço |
Retarder | |
Tipo: | Hidrodinâmico Voith VHBK 130 (Opcional) com acionamento na coluna de direção |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | ABS/ASR (Opcional) |
Área de frenagem | |
Eixo dianteiro: | 2.367 cm² |
Eixo intermediário: | 2.367 cm² |
Eixo traseiro: | 3.317 cm² |
Total: | 8.051 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Ônibus completo com roda reserva, 32 poltronas semi-leito, cozinha, banco para rodomoça, 3 monitores de TV e 1 videocassete, ar-condicionado Thermo king, 450 litros de combustível, motorista, porta-pacotes, toalete, parede divisória com porta, pneus 12 R 22,5 e ABS/ASR | |
Eixo dianteiro: | 4750 |
Eixo intermediário: | 3570 |
Eixo traseiro: | 6780 |
Total: | 15100 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 9400 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo intermediário: | 6500 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Total: | 24500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo intermediário: | 5000 |
Eixo traseiro: | 8500 |
Total: | 19500 |
Tanque de combustível: | Plataforma: 20 (somente para manobras) / 600 (Opcional) Monobloco: 600 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 26 / 17 |
Filtro de óleo do motor: | 3,5 |
Caixa de mudanças: | 13 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 11 |
Direção hidráulica: | 8,2 (plataforma) 8,7 (monobloco) |
Acionamento da embreagem: | 0,55 |
Sistema de arrefecimento: | 54 |

(A) Distância entre-eixos: | 6050 |
(A”’) Boggie traseiro: | 1480 |
(B) Comprimento total: | 13115 (plataforma) |
(C) Balanço dianteiro: | 2285 (plataforma) 2340 (monobloco) |
(D) Balanço traseiro: | 3300 (plataforma) 3330 (monobloco) |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2005 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 2165 (eixo auxiliar) |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2580 (plataforma) |
(I) Ângulo de entrada: | 11° |
(J) Ângulo de saída: | 11° |
(K) Vão livre dianteiro: | 272 |
(L) Vão livre traseiro: | 224 (plataforma) 292 (monobloco) 307 (eixo auxiliar/monobloco) |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 22,13 (plataforma) 24,0 (monobloco) |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 13200 |
(N) Largura externa: | 2600 |
(O) Altura externa: | 3547 |
(Q) Capacidade do bagageiro (m³): | 13 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
Pneus: | 11.00 R 22 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,666 |
Velocidade máxima (km/h): | 119 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 37 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
Pneus: | 12 R 22,5 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,666 |
Velocidade máxima (km/h): | 113 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 39 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
Pneus: | 295/80 R 22,5 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,666 |
Velocidade máxima (km/h): | 109 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40 |
Ensaio 4 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
Eixo traseiro: | MB HO-4/01 DL-10 |
Pneus: | 11.00 R 22 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,916 |
Velocidade máxima (km/h): | 111 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40 |
Ensaio 5 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
Eixo traseiro: | MB HO-4/01 DL-10 |
Pneus: | 12 R 22,5 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,916 |
Velocidade máxima (km/h): | 106 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 42 |
Ensaio 6 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
Eixo traseiro: | MB HO-4/01 DL-10 |
Pneus: | 295/80 R 22,5 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,916 |
Velocidade máxima (km/h): | 102 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 44 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2120 |
RPM corte: | 2220 |
RPM corte máx: | 2320 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 650 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,5 |
Altitudes acima de 350m: | 2,03 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Mais do que veículos, soluções em transporte. Soluções Mercedes-Benz. Trata-se da mais completa linha de veículos comerciais do país. No transporte de passageiros, além de ônibus integrais, a Mercedes-Benz também fabrica chassis e plataformas para serem complementados por empresas especializadas em carroçarias.
Esse é o caso da plataforma O-400 RSD, mais uma avançada e eficiente solução Mercedes-Benz para o transporte rodoviário de passageiros. Um veículo que sai de fábrica com terceiro eixo de apoio.
Permite a montagem de carroçarias até 13,20 metros.
A capacidade técnica da plataforma O-400 RSD alcança as 24,5 toneladas. Com isso, está apta a proporcionar alta rentabilidade e longa vida útil.
Tudo na plataforma O-400 RSD foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. A começar pela estrutura de tubos retangulares e chapas de aço, que formam um conjunto de grande resistência à flexão e à torção, com proteção contra agentes corrosivos.
Motor OM-447 LA turbocooler (turboalimentador mais resfriador do ar de admissão), com 354 cv de potência a 2100 rpm e 158 mkgf de torque entre 1100 e 1600 rpm (norma NBR 5484).
Exclusiva curva de torque plana. O torque máximo se mantém constante entre 1100 e 1600 rpm. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.
Este motor possui camisas úmidas removíveis e cabeçotes individuais. Facilidade de manutenção preventiva ou corretiva.
Caixa de mudanças ZF S G-105, de 6 marchas sincronizadas. Acionamento suave, preciso e rápido.
Direção hidráulica ZF 8065. Tranquilidade e conforto para o condutor.
No eixo traseiro motriz, o sistema de coroa e pinhão hipóides possibilita distribuir melhor os esforços sobre as áreas de contato dos dentes, o que assegura um funcionamento suave, aumentando a durabilidade do conjunto.
Opcionalmente, a plataforma O-400 RSD pode ser equipada com sistema de freio ABS/ASR e com retarder hidrodinâmico Voith VHBK 130, com acionamento na coluna de direção.
Como em todos os veículos da marca Mercedes-Benz, também na plataforma O-400RSD as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma série, o que colabora com a racionalização na estocagem de peças e com a padronização da frota.