ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus rodoviário
- Fabricação: De 1995 até 2004
- Baumúster: 664238
- Norma de emissões de gases: Euro 1 / Conama P-3
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Janeiro/1995)
- Tipo (injeção direta, com turbocooler): MB OM-447 LA
- Cilindros verticais, em linha: 6
- Diâmetro do cilindro: 128 mm
- Curso do êmbolo: 155 mm
- Cilindrada total: 11.967 cm³
- Relação de compressão: 16,25:1
- Potência, NBR 5484 (fev/85): 260 kW / 354 cv / 2100 rpm
- Torque, NBR 5484 (fev/85): 1550 Nm / 158 mkgf / 1100 – 1600 rpm
- Ordem de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Alternador: 28 V / 75 A
- Alternador (Opcional): 28 V / 105 A
- Motor de arranque: 6,7 kW / 9,1 cv / 24 V
- Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V
- Tensão nominal: 24 V
- Caixa de mudanças sincronizada: ZF S 6-105/6,98
- Redução no eixo traseiro: i=3,666 (44:12)
- Redução opcional: i=3,916 (47:12)
- Eixo dianteiro: MB VO-4/13 DL-7
- Eixo traseiro motriz: MB HO-4/01 DL-10
- Eixo traseiro auxiliar: MB NR-4/12 DL-6
- Direção hidráulica: ZF 8065 (i=22,7:1)
- Área total de frenagem: 8051 cm²
Aro das rodas
- 8.00 x 22
- 8.25 x 22,5 (Opcional)
Pneumáticos
- 10.00 R 22 PR 16
- 295/80 R 22,5 (Opcional)
- 12 R 22,5 PR 16 (Opcional)
- Modelo: MGFZ 430
- Tipo: monodisco seco
- Acionamento: hidropneumático
Suspensão Dianteira
- Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira do eixo motriz
- Tipo: pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais e 2 triangulares e 2 válvulas reguladoras de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira do eixo auxiliar
- Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais e 1 válvula reguladora de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Freio de serviço: a ar comprimido de duplo circuito
- Freio de estacionamento: câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático
- Freio-motor adicional: acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço
Pesos indicados
- Eixo dianteiro: 6500
- Eixo traseiro: 6500
- Eixo traseiro motriz: 11500
- Total: 24500
Pesos autorizados
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 5000
- Eixo traseiro motriz: 8500
- Total: 19500
Velocidade máxima em 6ª marcha, com pneus 11.00 R 22 PR 16
- i=3,666: 119 km/h
- i=3,916: 111 km/h
Capacidade máxima de subida, 1ª marcha, 19500 kg, com pneus 11.00 R 22 PR 16
- i=3,666: 37 %
- i=3,916: 40 %
Capacidade máxima de subida, 1ª marcha, 24500 kg, com pneus 11.00 R 22 PR 16
- i=3,666: 28 %
- i=3,916: 31 %
- Combustível: 20 (somente para manobras) / 600 (Opcional)
- Óleo no cárter, máx./min.: 26/17
- Caixa de mudanças: 13
- Caixa do diferencial: 11
- Caixa de direção: 8,2
- Água do arrefecimento: 54
- (A) Distância entre-eixos dianteiro e truck: 6050
- (A') Distância entre-eixos traseiros: 1480
- (B) Comprimento total: 13115
- (C) Balanço dianteiro: 2285
- (D) Balanço traseiro: 3300
- (E) Bitola dianteira: 2005
- (F) Bitola traseira: 1821
- (H) Largura: 2580
- (K) Vão livre dianteiro: 272
- (L) Vão livre traseiro: 224
- (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,13
- Mais do que veículos, soluções em transporte. Soluções Mercedes-Benz. Trata-se da mais completa linha de veículos comerciais do país. No transporte de passageiros, além de ônibus integrais, a Mercedes-Benz também fabrica chassis e plataformas para serem complementados por empresas especializadas em carroçarias.
- Esse é o caso da plataforma O-400 RSD, mais uma avançada e eficiente solução Mercedes-Benz para o transporte rodoviário de passageiros. Um veículo que sai de fábrica com terceiro eixo de apoio.
- Permite a montagem de carroçarias até 13,20 metros.
- A capacidade técnica da plataforma O-400 RSD alcança as 24,5 toneladas. Com isso, está apta a proporcionar alta rentabilidade e longa vida útil.
- Tudo na plataforma O-400 RSD foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. A começar pela estrutura de tubos retangulares e chapas de aço, que formam um conjunto de grande resistência à flexão e à torção, com proteção contra agentes corrosivos.
- Motor OM-447 LA turbocooler (turboalimentador mais resfriador do ar de admissão), com 354 cv de potência a 2100 rpm e 158 mkgf de torque entre 1100 e 1600 rpm (norma NBR 5484).
- Exclusiva curva de torque plana. O torque máximo se mantém constante entre 1100 e 1600 rpm. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.
- Este motor possui camisas úmidas removíveis e cabeçotes individuais. Facilidade de manutenção preventiva ou corretiva.
- Caixa de mudanças ZF S G-105, de 6 marchas sincronizadas. Acionamento suave, preciso e rápido.
- Direção hidráulica ZF 8065. Tranquilidade e conforto para o condutor.
- No eixo traseiro motriz, o sistema de coroa e pinhão hipóides possibilita distribuir melhor os esforços sobre as áreas de contato dos dentes, o que assegura um funcionamento suave, aumentando a durabilidade do conjunto.
- Opcionalmente, a plataforma O-400 RSD pode ser equipada com sistema de freio ABS/ASR e com retarder hidrodinâmico Voith VHBK 130, com acionamento na coluna de direção.
- Como em todos os veículos da marca Mercedes-Benz, também na plataforma O-400RSD as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma série, o que colabora com a racionalização na estocagem de peças e com a padronização da frota.
Giro do motor
- RPM corte min: 2120
- RPM corte: 2220
- RPM corte máx: 2320
- RPM M L min: 550
- RPM M L: 600
- RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 1,50
- Altitudes acima de 350m: 2,03
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)