ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-400RSD

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: De 1995 até 2004
  • Baumúster: 664238
  • Norma de emissões de gases: Euro 1 / Conama P-3
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Janeiro/1995)

  • Tipo (injeção direta, com turbocooler): MB OM-447 LA
  • Cilindros verticais, em linha: 6
  • Diâmetro do cilindro: 128 mm
  • Curso do êmbolo: 155 mm
  • Cilindrada total: 11.967 cm³
  • Relação de compressão: 16,25:1
  • Potência, NBR 5484 (fev/85): 260 kW / 354 cv / 2100 rpm
  • Torque, NBR 5484 (fev/85): 1550 Nm / 158 mkgf / 1100 – 1600 rpm
  • Ordem de injeção: 1-5-3-6-2-4

  • Alternador: 28 V / 75 A
  • Alternador (Opcional): 28 V / 105 A
  • Motor de arranque: 6,7 kW / 9,1 cv / 24 V
  • Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V
  • Tensão nominal: 24 V

  • Caixa de mudanças sincronizada: ZF S 6-105/6,98
  • Redução no eixo traseiro: i=3,666 (44:12)
  • Redução opcional: i=3,916 (47:12)

  • Eixo dianteiro: MB VO-4/13 DL-7
  • Eixo traseiro motriz: MB HO-4/01 DL-10
  • Eixo traseiro auxiliar: MB NR-4/12 DL-6
  • Direção hidráulica: ZF 8065 (i=22,7:1)
  • Área total de frenagem: 8051 cm²

 Aro das rodas 

  • 8.00 x 22
  • 8.25 x 22,5 (Opcional)

 Pneumáticos 

  • 10.00 R 22 PR 16
  • 295/80 R 22,5 (Opcional)
  • 12 R 22,5 PR 16 (Opcional)

  • Modelo: MGFZ 430
  • Tipo: monodisco seco
  • Acionamento: hidropneumático

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira do eixo motriz 

  • Tipo: pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais e 2 triangulares e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira do eixo auxiliar 

  • Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação

  • Freio de serviço: a ar comprimido de duplo circuito
  • Freio de estacionamento: câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático
  • Freio-motor adicional: acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço

 Pesos indicados 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 6500
  • Eixo traseiro motriz: 11500
  • Total: 24500

 Pesos autorizados 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 5000
  • Eixo traseiro motriz: 8500
  • Total: 19500

 Velocidade máxima em 6ª marcha, com pneus 11.00 R 22 PR 16 

  • i=3,666: 119 km/h
  • i=3,916: 111 km/h

 Capacidade máxima de subida, 1ª marcha, 19500 kg, com pneus 11.00 R 22 PR 16 

  • i=3,666: 37 %
  • i=3,916: 40 %

 Capacidade máxima de subida, 1ª marcha, 24500 kg, com pneus 11.00 R 22 PR 16 

  • i=3,666: 28 %
  • i=3,916: 31 %

  • Combustível: 20 (somente para manobras) / 600 (Opcional)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 26/17
  • Caixa de mudanças: 13
  • Caixa do diferencial: 11
  • Caixa de direção: 8,2
  • Água do arrefecimento: 54

  • (A) Distância entre-eixos dianteiro e truck: 6050
  • (A') Distância entre-eixos traseiros: 1480
  • (B) Comprimento total: 13115
  • (C) Balanço dianteiro: 2285
  • (D) Balanço traseiro: 3300
  • (E) Bitola dianteira: 2005
  • (F) Bitola traseira: 1821
  • (H) Largura: 2580
  • (K) Vão livre dianteiro: 272
  • (L) Vão livre traseiro: 224
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,13

  • Mais do que veículos, soluções em transporte. Soluções Mercedes-Benz. Trata-se da mais completa linha de veículos comerciais do país. No transporte de passageiros, além de ônibus integrais, a Mercedes-Benz também fabrica chassis e plataformas para serem complementados por empresas especializadas em carroçarias.
  • Esse é o caso da plataforma O-400 RSD, mais uma avançada e eficiente solução Mercedes-Benz para o transporte rodoviário de passageiros. Um veículo que sai de fábrica com terceiro eixo de apoio.
  • Permite a montagem de carroçarias até 13,20 metros.
  • A capacidade técnica da plataforma O-400 RSD alcança as 24,5 toneladas. Com isso, está apta a proporcionar alta rentabilidade e longa vida útil.
  • Tudo na plataforma O-400 RSD foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. A começar pela estrutura de tubos retangulares e chapas de aço, que formam um conjunto de grande resistência à flexão e à torção, com proteção contra agentes corrosivos.
  • Motor OM-447 LA turbocooler (turboalimentador mais resfriador do ar de admissão), com 354 cv de potência a 2100 rpm e 158 mkgf de torque entre 1100 e 1600 rpm (norma NBR 5484).
  • Exclusiva curva de torque plana. O torque máximo se mantém constante entre 1100 e 1600 rpm. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.
  • Este motor possui camisas úmidas removíveis e cabeçotes individuais. Facilidade de manutenção preventiva ou corretiva.
  • Caixa de mudanças ZF S G-105, de 6 marchas sincronizadas. Acionamento suave, preciso e rápido.
  • Direção hidráulica ZF 8065. Tranquilidade e conforto para o condutor.
  • No eixo traseiro motriz, o sistema de coroa e pinhão hipóides possibilita distribuir melhor os esforços sobre as áreas de contato dos dentes, o que assegura um funcionamento suave, aumentando a durabilidade do conjunto.
  • Opcionalmente, a plataforma O-400 RSD pode ser equipada com sistema de freio ABS/ASR e com retarder hidrodinâmico Voith VHBK 130, com acionamento na coluna de direção.
  • Como em todos os veículos da marca Mercedes-Benz, também na plataforma O-400RSD as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma série, o que colabora com a racionalização na estocagem de peças e com a padronização da frota.

 Giro do motor 

  • RPM corte min2120
  • RPM corte: 2220
  • RPM corte máx: 2320
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 650

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,50
  • Altitudes acima de 350m: 2,03

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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