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Mercedes-Benz O-400RSD (360cv)
Extração de dados: Chassi

| Tipo: | Ônibus |
| Segmento: | Rodoviário |
| Fabricação: | 1999-2005 |
| Localização do motor: | Traseira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
| Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (2002) – Acervo Guilherme Prado |
Motor
| Modelo: | Mercedes-Benz OM-457 LA |
| Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
| Potência máxima: | 360 cv (265 kW) @ 1900 rpm |
| Torque máximo: | 1650 Nm (168 mkgf) @ 1100 rpm |
| NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
| Combustível: | Diesel |
| Mancais da árvore de manivelas: | 7, de camadas múltiplas em ligas |
| Localização das válvulas: | No cabeçote |
| Cilindrada total: | 11.967 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
| Curso do pistão (mm): | 155 |
| Relação de compressão: | 17,25:1 |
| Consumo específico: | 190 g/kWh a 1300 rpm |
| Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
| Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
| Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
| Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
| Sistema de alimentação: | Turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão |
| Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
| Bomba injetora | |
| Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
| Tipo: | 6, individuais por cilindro com controle eletrônico |
| Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
| Pressão de Injeção: | 1800 bar |
| Compressor | |
| Modelo: | Wabco |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 85 |
| Curso do êmbolo (mm): | 56 |
| Cilindrada: | 318 cm³ |
| Número de cilindros: | 1 |
| Resfriamento: | Bloco: ar/cabeçote: água |
| Acionamento: | Por engrenagens |
| Vazão: | 580 l/min. a 8 bar de contrapressão |
Transmissão
| Modelo: | ZF S6-1550 |
| Acionamento: | Mecânica / Easy-shift (Opcional) |
| Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Embreagem
| Modelo: | MFZ 430 |
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Acionamento: | Hidropneumático |
Direção
| Modelo: | ZF 8065 |
| Tipo: | Hidráulica |
| Relação de redução: | i=22,7:1 |
Sistema Elétrico
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 24 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 28 V / 140 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
| Motor de partida | |
| Potência/tensão: | 6,7 kW (9,1 cv) |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
| Tipo: | Punho |
| Eixo Intermediário | |
| Modelo: | MB VO4/12 DL-6 |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | MB HO4/01 DL-10 |
| Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
| Redução: | i=3,333 (40:12) |
| Reduções opcionais: | i=3,666 (44:12) |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura |
| Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Suspensão Intermediária | |
| Tipo: | Sem informações |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais e 2 dispostas triangularmente; e 2 válvulas reguladoras de altura |
| Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | 8.00 x 22 |
| Aros das rodas – opcionais: | 7.5 x 22.5 8.25 x 22.5 |
| Pneumáticos: | 11.00 R x 22 |
| Pneumáticos – opcionais: | 12.00 R x 22.5 295 / 80 R 22.5 |
| Rodado traseiro: | Simples+Duplo |
Quadro do Chassis
| Tipo: | Plataforma autoportante alongável |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Com regulador automático de freio |
| Espessura da lona (mm): | 19 |
| Diâmetro do tambor (mm): | 410 |
| Largura da lona dianteira: | 160 mm |
| Largura da lona traseira: | 220 mm |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço |
| Retarder | |
| Tipo: | Voith R 120/R 133 (hidrodinâmico) ou Telma F2000 (Eletromagnético) |
| Freio Adicional | |
| Tipo: | Top-brake, eletropneumático, conjugado ao freio-motor |
| ABS | |
| Sistema anti-bloqueio de rodas: | ABS (Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço) |
| Área de frenagem | |
| Eixo dianteiro: | 2.367 cm² |
| Eixo intermediário: | 2.367 cm² |
| Eixo traseiro: | 3.317 cm² |
| Total: | 8.051 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | 1570 |
| Eixo traseiro: | 5360 |
| Total: | 6930 |
| Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
| Eixo dianteiro: | 6500 |
| Eixo intermediário: | 6500 |
| Eixo traseiro: | 11500 |
| Total: | 24500 |
| Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
| Eixo dianteiro: | 6000 |
| Eixo intermediário+traseiro: | 13500 |
| Total: | 19500 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 20 (somente para manobras) |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 26 / 17 |
| Filtro de óleo do motor: | 3,5 |
| Caixa de mudanças: | 13 |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 11 |
| Direção hidráulica: | 8,2 |
| Acionamento da embreagem: | 0,55 |
| Sistema de arrefecimento: | 42 |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 2213 |
| (A”’) Boggie traseiro: | 1480 |
| (B) Comprimento total: | 9278 |
| (C) Balanço dianteiro: | 2285 |
| (D) Balanço traseiro: | 3000 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 2005 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2500 |
| (I) Ângulo de entrada: | 11° |
| (J) Ângulo de saída: | 10° |
| (K) Vão livre dianteiro: | 272 |
| (L) Vão livre traseiro: | 284 |
| (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 25,51 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Caixa de mudanças: | ZF S 6-1550/6,98 |
| Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
| Pneus: | 12 R 22.5 |
| Redução do eixo traseiro: | i=3,666 |
| Velocidade máxima (km/h): | 103 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 42 |
Nível de Opacidade
| Giro do Motor | |
| RPM corte min: | 2070 |
| RPM corte: | 2170 |
| RPM corte máx: | 2280 |
| RPM M L min: | 550 |
| RPM M L: | 550 |
| RPM M L máx: | 600 |
| Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
| Altitudes até 350m: | 0,63 |
| Altitudes acima de 350m: | 0,85 |
| Nível de ruídos | |
| Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
