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Mercedes-Benz O-400RSE (360cv)

Mercedes-Benz O-400RSE (360cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 1999-2005
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Julho/1999)

Tudo na Plataforma O-400 RSE foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. A começar pela estrutura de tubos retangulares e chapas de aço, que formam um conjunto de grande resistência à flexão e à torção, com proteção contra agentes corrosivos.

Motor OM-457LA turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão), com 360 cv de potência a 1900 rpm e 168 mkgf de torque a 1100 rpm com sistema eletrônico de injeção de combustível. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.

A Plataforma O-400 RSE vem equipada com o exclusivo freio-motor Top-Brake.

Opcionalmente, pode receber sistema de freio ABS/ASR e retarder hidrodinâmico Voith com acionamento na coluna de direção ou retarder elétrico Telma F 2000.

Também na Plataforma O-400 RSE as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma série, o que colabora com a racionalização na estocagem de peças com a padronização de frotas.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-457 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 360 cv (265 kW) @ 1900 rpm
Torque máximo: 1650 Nm (168 mkgf) @ 1100 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 11.967 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 155
Relação de compressão: 17,25:1
Consumo específico: 190 g/kWh a 1300 rpm
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação: Turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Pressão de Injeção: 1800 bar
Compressor
Modelo: Knorr ou Wabco
Diâmetro do cilindro (mm): 85
Curso do êmbolo (mm): 56
Cilindrada: 318 cm³
Número de cilindros: 1
Resfriamento: Bloco: ar/cabeçote: água
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 580 l/min. a 8 bar de contrapressão

Transmissão
Modelo: ZF S6-1550
Acionamento: Mecânica / Easy-shift
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Embreagem
Modelo: MFZ 430
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8065
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=22,7:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 6,7 kW (9,1 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/01 DL-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=3,333 (40:12)
Reduções opcionais: i=3,666 (44:12)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal; e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 4 bolsões de ar com batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente; e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.00 x 22
Aros das rodas – opcionais: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 11.00 R x 22
Pneumáticos – opcionais: 12.00 R x 22.5
295 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Plataforma autoportante alongável

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Com regulador automático de freio
Espessura da lona (mm): 19
Diâmetro do tambor (mm): 410
Largura da lona dianteira: 160 mm
Largura da lona traseira: 220 mm
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Retarder
Tipo: Voith R 120/R 133 (hidrodinâmico) ou Telma F2000 (Eletromagnético)
Freio Adicional
Tipo: Top-brake, eletropneumático, conjugado ao freio-motor
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: ABS (Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço)
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 2.367 cm²
Eixo traseiro: 3.317 cm²
Total: 5.684 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 570
Eixo traseiro: 5320
Total: 5890
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500
Total: 18000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
600 (Opcional)
Óleo no cárter, máx./min.: 26 / 23
Filtro de óleo do motor: 3,5
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
Direção hidráulica: 8,2
Acionamento da embreagem: 0,55
Sistema de arrefecimento: 42

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 2493
(B) Comprimento total: 8168
(C) Balanço dianteiro: 2285
(D) Balanço traseiro: 3000
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2005
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2500
(I) Ângulo de entrada: 11°
(J) Ângulo de saída: 10°
(K) Vão livre dianteiro: 272
(L) Vão livre traseiro: 284
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 25,4

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 6-1550/6,98
Eixo traseiro: MB HO4/01 DL-10
Pneus: 11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,333
Velocidade máxima (km/h): 118
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 45
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 6-1550/6,98
Eixo traseiro: MB HO4/01 DL-10
Pneus: 11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,666
Velocidade máxima (km/h): 107
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 50

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2070
RPM corte: 2170
RPM corte máx: 2280
RPM M L min: 550
RPM M L: 550
RPM M L máx: 600
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,51
Altitudes acima de 350m: 0,69
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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