ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-400RSE

  • Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
  • Fabricação: De 1999 até 2004
  • Baumúster: Sem registro
  • Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Julho/1999)

Tudo na Plataforma O-400 RSE foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. A começar pela estrutura de tubos retangulares e chapas de aço, que formam um conjunto de grande resistência à flexão e à torção, com proteção contra agentes corrosivos.
Motor OM-457LA turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão), com 360 cv de potência a 1900 rpm e 168 mkgf de torque a 1100 rpm com sistema eletrônico de injeção de combustível. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.
A Plataforma O-400 RSE vem equipada com o exclusivo freio-motor Top-Brake.
Opcionalmente, pode receber sistema de freio ABS/ASR e  retarder hidrodinâmico Voith com acionamento na coluna de direção ou retarder elétrico Telma F 2000.
Também na Plataforma O-400 RSE as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma série, o que colabora com a racionalização na estocagem de peças com a padronização de frotas.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-457 LA
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, com turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão)
  • Potência máxima, conforme NBR 5484 (fev/85): 265 kW (360cv) a 1900 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR 5484 (fev/85): 1650 Nm (168 mkgf) a 1100 rpm
  • Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 11.967 cm³
  • Diâmetro do pistão: 128 mm
  • Curso do pistão: 155 mm
  • Relação de compressão: 17,25:1
  • Consumo específico: 190 g/kWh a 1300 rpm
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel technology Company)
  • Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
  • Método de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico
  • Pressão de Injeção: 1800 bar

 Compressor 

  • Modelo: Knorr ou Wabco
  • Diâmetro do cilindro: 85 mm
  • Curso do êmbolo: 56 mm
  • Cilindrada: 318 cm³
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: bloco: ar/cabeçote: água
  • Acionamento: por engrenagem
  • Vazão: 580 l/min. a 8 bar de contrapressão

  • Modelo: ZF S 6-1550/6,98
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=6,98 / 4,06 / 2,74 / 1,89 / 1,31 / 1,00 / marcha a ré: 6,43
  • Modelo: Easy – Shift

 Retardador Voith R 120/R 133 

  • Modelo de força máx. (Nm): 2000/4000
  • Acionamento: hidrodinâmico

 Retardador Telma F2000 

  • Modelo de força máx. (Nm): 2000
  • Acionamento: eletromagnético

  • Modelo: MFZ 430
  • Tipo: monodisco seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8065
  • Tipo: hidráulico
  • Relação de redução: i=22,7:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 140 A

 Bateria 

  • Capacidade/tensão: 2x 135 Ah / 12 V

 Motor de partida 

  • Potência: 6,7 kW / 9,1 cv

  • Tipo: plataforma alongável autoportante

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VO-4/13 DL-7
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HO-4/01 DL-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=3,333 (40:12)
  • Redução opcional: i=3,666 (44:12)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal; e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática, com 4 bolsões de ar com batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente; e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

  • Aros das rodas: 8,00 x 22 / 8,25 x 22,5
  • Pneumáticos: 11.00 R 22/12 R 22,5 ; 295/80 R 22,5

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem: Eixo dianteiro – 2.367 cm² / Eixo traseiro – 3.317 cm² / Total – 5.684 cm²
  • Espessura da lona: 19 mm
  • Largura da lona dianteira: 160 mm
  • Largura da lona traseira: 220 mm
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente
  • Atuação: rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: motor convencional
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço

 Freio motor 

  • Tipo: Top Brake
  • Acionamento: eletropneumático, conjugado com freio-motor convencional

 Freio adicional 

  • Tipo: ABS (Antiblock Brake Sysrem)
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Plataforma alongável para ônibus rodoviário

  • Eixo dianteiro: 570
  • Eixo traseiro: 5320
  • Total: 5890

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 11500
  • Total: 18000

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.

  • Tanque de combustível: 20 (somente para manobras) / 600 (Opcional)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 26/23
  • Filtro de óleo no motor: 3,5
  • Caixa de mudanças: 13
  • Carcaça do diferencial: 11
  • Direção hidráulica: 8,2
  • Acionamento da embreagem: 0,55
  • Sistema de arrefecimento: 42

  • (A) Distância entre-eixos: 2493 (para transporte, módulos ajustáveis)
  • (B) Comprimento total: 8168 (antes do alongamento)
  • (C) Balanço dianteiro: 2285
  • (D) Balanço traseiro: 3300
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2005
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1821
  • (H) Largura: 2500
  • (I) Ângulo de entrada: 11°
  • (J) Ângulo de saída: 10°
  • (K) Vão livre dianteiro: 272
  • (L) Vão livre traseiro: 284
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 25,4
  • Altura: 1998

  • Caixa de mudanças: ZF S 6-1550
  • Eixo traseiro: MB HO-4/01 DL-10
  • Pneus: 11.00 R 22 PR 16 (i=3,333 / i=3,666)
  • Velocidade máxima (km/h): 118 / 107
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 45 / 50

 Giro do motor 

  • RPM corte min2070
  • RPM corte: 2170
  • RPM corte máx: 2280
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 550
  • RPM M L máx: 600

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,51
  • Altitudes acima de 350m: 0,69

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

Menu