ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
- Fabricação: De 1999 até 2004
- Baumúster: Sem registro
- Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Julho/1999)
Tudo na Plataforma O-400 RSE foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. A começar pela estrutura de tubos retangulares e chapas de aço, que formam um conjunto de grande resistência à flexão e à torção, com proteção contra agentes corrosivos.
Motor OM-457LA turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão), com 360 cv de potência a 1900 rpm e 168 mkgf de torque a 1100 rpm com sistema eletrônico de injeção de combustível. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.
A Plataforma O-400 RSE vem equipada com o exclusivo freio-motor Top-Brake.
Opcionalmente, pode receber sistema de freio ABS/ASR e retarder hidrodinâmico Voith com acionamento na coluna de direção ou retarder elétrico Telma F 2000.
Também na Plataforma O-400 RSE as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma série, o que colabora com a racionalização na estocagem de peças com a padronização de frotas.
- Modelo: Mercedes-Benz OM-457 LA
- Tipo: 6 cilindros verticais em linha, com turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão)
- Potência máxima, conforme NBR 5484 (fev/85): 265 kW (360cv) a 1900 rpm
- Torque máximo, conforme NBR 5484 (fev/85): 1650 Nm (168 mkgf) a 1100 rpm
- Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
- Localização das válvulas: no cabeçote
- Cilindrada total: 11.967 cm³
- Diâmetro do pistão: 128 mm
- Curso do pistão: 155 mm
- Relação de compressão: 17,25:1
- Consumo específico: 190 g/kWh a 1300 rpm
- Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Bomba de óleo – tipo: engrenagens
- Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
- Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
- Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
Bomba Injetora
- Modelo: DTC (Diesel technology Company)
- Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
- Método de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico
- Pressão de Injeção: 1800 bar
Compressor
- Modelo: Knorr ou Wabco
- Diâmetro do cilindro: 85 mm
- Curso do êmbolo: 56 mm
- Cilindrada: 318 cm³
- Número de cilindros: 1
- Resfriamento: bloco: ar/cabeçote: água
- Acionamento: por engrenagem
- Vazão: 580 l/min. a 8 bar de contrapressão
- Modelo: ZF S 6-1550/6,98
- Acionamento: por meio de alavanca
- Marchas sincronizadas: 6
- Relação de transmissão: i=6,98 / 4,06 / 2,74 / 1,89 / 1,31 / 1,00 / marcha a ré: 6,43
- Modelo: Easy – Shift
Retardador Voith R 120/R 133
- Modelo de força máx. (Nm): 2000/4000
- Acionamento: hidrodinâmico
Retardador Telma F2000
- Modelo de força máx. (Nm): 2000
- Acionamento: eletromagnético
- Modelo: MFZ 430
- Tipo: monodisco seco
- Acionamento: hidropneumático
- Modelo: ZF 8065
- Tipo: hidráulico
- Relação de redução: i=22,7:1
Tensão nominal
- Capaciade: 24 V
Alternador
- Capaciade: 28 V / 140 A
Bateria
- Capacidade/tensão: 2x 135 Ah / 12 V
Motor de partida
- Potência: 6,7 kW / 9,1 cv
- Tipo: plataforma alongável autoportante
Eixo Dianteiro
- Modelo: MB VO-4/13 DL-7
- Tipo: punho
Eixo Traseiro
- Modelo: MB HO-4/01 DL-10
- Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
- Redução: i=3,333 (40:12)
- Redução opcional: i=3,666 (44:12)
Suspensão Dianteira
- Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal; e 1 válvula reguladora de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: pneumática, com 4 bolsões de ar com batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente; e 2 válvulas reguladoras de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
- Aros das rodas: 8,00 x 22 / 8,25 x 22,5
- Pneumáticos: 11.00 R 22/12 R 22,5 ; 295/80 R 22,5
Freio de serviço
- Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
- Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem: Eixo dianteiro – 2.367 cm² / Eixo traseiro – 3.317 cm² / Total – 5.684 cm²
- Espessura da lona: 19 mm
- Largura da lona dianteira: 160 mm
- Largura da lona traseira: 220 mm
- Diâmetro do tambor: 410 mm
- Regulador automático de freio: sim
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente
- Atuação: rodas traseiras
Freio motor
- Tipo: motor convencional
- Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço
Freio motor
- Tipo: Top Brake
- Acionamento: eletropneumático, conjugado com freio-motor convencional
Freio adicional
- Tipo: ABS (Antiblock Brake Sysrem)
- Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço
Em ordem de marcha, conforme NBR 6070
Plataforma alongável para ônibus rodoviário
- Eixo dianteiro: 570
- Eixo traseiro: 5320
- Total: 5890
Pesos admissíveis / Valores indicados
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6500
- Eixo traseiro: 11500
- Total: 18000
Pesos admissíveis / Valores autorizados
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 16000
Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.
- Tanque de combustível: 20 (somente para manobras) / 600 (Opcional)
- Óleo no cárter, máx./min.: 26/23
- Filtro de óleo no motor: 3,5
- Caixa de mudanças: 13
- Carcaça do diferencial: 11
- Direção hidráulica: 8,2
- Acionamento da embreagem: 0,55
- Sistema de arrefecimento: 42
- (A) Distância entre-eixos: 2493 (para transporte, módulos ajustáveis)
- (B) Comprimento total: 8168 (antes do alongamento)
- (C) Balanço dianteiro: 2285
- (D) Balanço traseiro: 3300
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 2005
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1821
- (H) Largura: 2500
- (I) Ângulo de entrada: 11°
- (J) Ângulo de saída: 10°
- (K) Vão livre dianteiro: 272
- (L) Vão livre traseiro: 284
- (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 25,4
- Altura: 1998
- Caixa de mudanças: ZF S 6-1550
- Eixo traseiro: MB HO-4/01 DL-10
- Pneus: 11.00 R 22 PR 16 (i=3,333 / i=3,666)
- Velocidade máxima (km/h): 118 / 107
- Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 45 / 50
Giro do motor
- RPM corte min: 2070
- RPM corte: 2170
- RPM corte máx: 2280
- RPM M L min: 550
- RPM M L: 550
- RPM M L máx: 600
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 0,51
- Altitudes acima de 350m: 0,69
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)