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Mercedes-Benz O-400RSE (360cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Fabricação: | 1999-2005 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Julho/1999) |
Tudo na Plataforma O-400 RSE foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. A começar pela estrutura de tubos retangulares e chapas de aço, que formam um conjunto de grande resistência à flexão e à torção, com proteção contra agentes corrosivos.
Motor OM-457LA turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão), com 360 cv de potência a 1900 rpm e 168 mkgf de torque a 1100 rpm com sistema eletrônico de injeção de combustível. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.
A Plataforma O-400 RSE vem equipada com o exclusivo freio-motor Top-Brake.
Opcionalmente, pode receber sistema de freio ABS/ASR e retarder hidrodinâmico Voith com acionamento na coluna de direção ou retarder elétrico Telma F 2000.
Também na Plataforma O-400 RSE as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma série, o que colabora com a racionalização na estocagem de peças com a padronização de frotas.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-457 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 360 cv (265 kW) @ 1900 rpm |
Torque máximo: | 1650 Nm (168 mkgf) @ 1100 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 (fev/85) |
Combustível: | Diesel |
Mancais da árvore de manivelas: | 7, de camadas múltiplas em ligas |
Localização das válvulas: | No cabeçote |
Cilindrada total: | 11.967 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
Curso do pistão (mm): | 155 |
Relação de compressão: | 17,25:1 |
Consumo específico: | 190 g/kWh a 1300 rpm |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de alimentação: | Turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 6 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Pressão de Injeção: | 1800 bar |
Compressor | |
Modelo: | Knorr ou Wabco |
Diâmetro do cilindro (mm): | 85 |
Curso do êmbolo (mm): | 56 |
Cilindrada: | 318 cm³ |
Número de cilindros: | 1 |
Resfriamento: | Bloco: ar/cabeçote: água |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 580 l/min. a 8 bar de contrapressão |
Modelo: | ZF S6-1550 |
Acionamento: | Mecânica / Easy-shift |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Modelo: | MFZ 430 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8065 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=22,7:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 140 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 6,7 kW (9,1 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/01 DL-10 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=3,333 (40:12) |
Reduções opcionais: | i=3,666 (44:12) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal; e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática, com 4 bolsões de ar com batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente; e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 8.00 x 22 |
Aros das rodas – opcionais: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 11.00 R x 22 |
Pneumáticos – opcionais: | 12.00 R x 22.5 295 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Plataforma autoportante alongável |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Com regulador automático de freio |
Espessura da lona (mm): | 19 |
Diâmetro do tambor (mm): | 410 |
Largura da lona dianteira: | 160 mm |
Largura da lona traseira: | 220 mm |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço |
Retarder | |
Tipo: | Voith R 120/R 133 (hidrodinâmico) ou Telma F2000 (Eletromagnético) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top-brake, eletropneumático, conjugado ao freio-motor |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | ABS (Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço) |
Área de frenagem | |
Eixo dianteiro: | 2.367 cm² |
Eixo traseiro: | 3.317 cm² |
Total: | 5.684 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 570 |
Eixo traseiro: | 5320 |
Total: | 5890 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Total: | 18000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 20 (somente para manobras) 600 (Opcional) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 26 / 23 |
Filtro de óleo do motor: | 3,5 |
Caixa de mudanças: | 13 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 11 |
Direção hidráulica: | 8,2 |
Acionamento da embreagem: | 0,55 |
Sistema de arrefecimento: | 42 |
(A) Distância entre-eixos: | 2493 |
(B) Comprimento total: | 8168 |
(C) Balanço dianteiro: | 2285 |
(D) Balanço traseiro: | 3000 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2005 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2500 |
(I) Ângulo de entrada: | 11° |
(J) Ângulo de saída: | 10° |
(K) Vão livre dianteiro: | 272 |
(L) Vão livre traseiro: | 284 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 25,4 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 6-1550/6,98 |
Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
Pneus: | 11.00 R 22 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,333 |
Velocidade máxima (km/h): | 118 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 45 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 6-1550/6,98 |
Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
Pneus: | 11.00 R 22 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,666 |
Velocidade máxima (km/h): | 107 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 50 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2070 |
RPM corte: | 2170 |
RPM corte máx: | 2280 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 550 |
RPM M L máx: | 600 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,51 |
Altitudes acima de 350m: | 0,69 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |