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Mercedes-Benz O-400RSL (354cv)
Extração de dados: Chassi e Monobloco

| Tipo: | Ônibus |
| Segmento: | Rodoviário |
| Fabricação: | 1994-1996 |
| Localização do motor: | Traseira |
| Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Novembro/1994) |
Motor
| Modelo: | Mercedes-Benz OM-447 LA |
| Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
| Potência máxima: | 354 cv (260 kW) @ 2100 rpm |
| Torque máximo: | 1550 Nm (158 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm |
| NBR – Medição: | NBR 5484 (fev/85) |
| Combustível: | Diesel |
| Mancais da árvore de manivelas: | 7, de camadas múltiplas em ligas |
| Localização das válvulas: | No cabeçote |
| Cilindrada total: | 11.967 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
| Curso do pistão (mm): | 155 |
| Relação de compressão: | 16,25:1 |
| Consumo específico: | 189 g/kWh a 1200 rpm |
| Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
| Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
| Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
| Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
| Sistema de alimentação: | Turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão |
| Sistema de lubrificação: | Circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água |
| Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
| Bomba injetora | |
| Modelo: | Bosch |
| Tipo: | De êmbolos, em linha |
| Regulador: | RQ |
| Sistema de Injeção: | Direta, com avanço automático |
| Pressão de Injeção: | 200+8 bar |
| Compressor | |
| Modelo: | Knorr ou Wabco |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 90 |
| Curso do êmbolo (mm): | 46 |
| Cilindrada: | 293 cm³ |
| Número de cilindros: | 1 Velocidade angular: 2646 rpm |
| Resfriamento: | Bloco: ar/cabeçote: água |
| Acionamento: | Por engrenagens |
Transmissão
| Modelo: | ZF 6S-105 |
| Acionamento: | Mecânica / Easy-shift (Opcional) |
| Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Embreagem
| Modelo: | GMFZ 430 |
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Acionamento: | Hidropneumático |
Direção
| Modelo: | ZF 8065 |
| Tipo: | Hidráulica |
| Relação de redução: | i=22,7:1 |
Sistema Elétrico
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 24 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
| Opcional: | 28 V / 105 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
| Motor de partida | |
| Potência/tensão: | 6,7 kW (9,1 cv) |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
| Tipo: | Punho |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | MB HO4/01 DL-10 |
| Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
| Redução: | i=3,333 (40:12) |
| Reduções opcionais: | i=3,916 (47:12) i=3,666 (44:12) |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura |
| Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 2 barras tensoras longitudinais, 2 triangulares e 2 válvulas reguladoras de altura |
| Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
| Aros das rodas – opcionais: | 8.00 x 22 |
| Pneumáticos: | 12.00 R x 22.5 PR 16 |
| Pneumáticos – opcionais: | 295 / 80 R 22.5 PR 16 11.00 R x 22 PR 16 |
| Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
| Tipo: | Plataforma autoportante |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | A ar comprimido de 2 circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras |
| Espessura da lona (mm): | 19 |
| Diâmetro do tambor (mm): | 410 |
| Largura da lona dianteira: | 160 mm |
| Largura da lona traseira: | 220 mm |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente. Atuação nas rodas traseiras |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço |
| Retarder | |
| Tipo: | Hidrodinâmico Voith VHBK 130 (Opcional) com acionamento na coluna de direção |
| ABS | |
| Sistema anti-bloqueio de rodas: | ABS/ASR (Opcional) |
| Área de frenagem | |
| Eixo dianteiro: | 2.367 cm² |
| Eixo intermediário: | 2.367 cm² |
| Eixo traseiro: | 3.317 cm² |
| Total: | 8.051 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| Ônibus completo com roda reserva, poltronas tipo leito, cozinha, banco para rodomoça, 3 monitores de TV e 1 videocassete, ar-condicionado, parede divisória alta com porta, 450 litros de combustível, pneus 12 R 22,5 PR 16 e sem motorista | |
| Eixo dianteiro: | 4400 |
| Eixo traseiro: | 8280 |
| Total: | 12680 |
| Carga útil máxima com equipamentos | |
| Total: | 5230 |
| Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
| Eixo dianteiro: | 6500 |
| Eixo traseiro: | 11500 |
| Total: | 18000 |
| Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
| Eixo dianteiro: | 6000 |
| Eixo traseiro: | 10000 |
| Total: | 16000 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 300 450 600 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 26 / 17 |
| Filtro de óleo do motor: | 2,5 |
| Caixa de mudanças: | 13 |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 11 |
| Direção hidráulica: | 8,2 |
| Acionamento da embreagem: | 0,55 |
| Sistema de arrefecimento: | 54 |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 7350 |
| (A”’) Boggie traseiro: | 1480 |
| (C) Balanço dianteiro: | 2340 |
| (D) Balanço traseiro: | 3330 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 2005 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
| (I) Ângulo de entrada: | 11° |
| (J) Ângulo de saída: | 11° |
| (K) Vão livre dianteiro: | 230 |
| (L) Vão livre traseiro: | 250 |
| (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 26 |
| Carroceria | |
| (B) Comprimento total: | 13200 |
| (N) Largura externa: | 2600 |
| (O) Altura externa: | 3405 |
| (Q) Capacidade do bagageiro (m³): | 13 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
| Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
| Pneus: | 12 R 22.5 PR 16 |
| Redução do eixo traseiro: | i=3,333 |
| Velocidade máxima (km/h): | 125 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 44 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 17000kg: | 38 |
| Ensaio 2 (Opcional) | |
| Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
| Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
| Pneus: | 295/80 R 22,5 PR 16 |
| Redução do eixo traseiro: | i=3,333 |
| Velocidade máxima (km/h): | 120 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 46 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 17000kg: | 40 |
| Ensaio 3 (Opcional) | |
| Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
| Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
| Pneus: | 11.00 R 22 PR 16 |
| Redução do eixo traseiro: | i=3,333 |
| Velocidade máxima (km/h): | 131 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 42 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 17000kg: | 36 |
| Ensaio 4 (Opcional) | |
| Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
| Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
| Pneus: | 12 R 22,5 PR 16 |
| Redução do eixo traseiro: | i=3,916 |
| Velocidade máxima (km/h): | 106 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 54 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 17000kg: | 46 |
| Ensaio 5 (Opcional) | |
| Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
| Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
| Pneus: | 295/80 R 22,5 PR 16 |
| Redução do eixo traseiro: | i=3,916 |
| Velocidade máxima (km/h): | 102 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 56 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 17000kg: | 48 |
| Ensaio 6 (Opcional) | |
| Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
| Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
| Pneus: | 11.00 R 22 PR 16 |
| Redução do eixo traseiro: | i=3,916 |
| Velocidade máxima (km/h): | 111 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 51 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 17000kg: | 44 |
| Ensaio 7 (Opcional) | |
| Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
| Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
| Pneus: | 12 R 22,5 PR 16 |
| Redução do eixo traseiro: | i=3,666 |
| Velocidade máxima (km/h): | 114 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 49 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 17000kg: | 43 |
| Ensaio 8 (Opcional) | |
| Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
| Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
| Pneus: | 295/80 R 22,5 PR 16 |
| Redução do eixo traseiro: | i=3,666 |
| Velocidade máxima (km/h): | 109 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 52 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 17000kg: | 45 |
| Ensaio 9 (Opcional) | |
| Caixa de mudanças: | ZF S 6-105/6,98 |
| Eixo traseiro: | MB HO4/01 DL-10 |
| Pneus: | 11.00 R 22 PR 16 |
| Redução do eixo traseiro: | i=3,666 |
| Velocidade máxima (km/h): | 119 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 47 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 17000kg: | 40 |
Nível de Opacidade
| Giro do Motor | |
| RPM corte min: | 2120 |
| RPM corte: | 2220 |
| RPM corte máx: | 2320 |
| RPM M L min: | 550 |
| RPM M L: | 600 |
| RPM M L máx: | 650 |
| Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
| Altitudes até 350m: | 1,24 |
| Altitudes acima de 350m: | 1,67 |
| Nível de ruídos | |
| Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
