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Mercedes-Benz O-400UP (252cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 1995-1997 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) |
Modelo: | Mercedes-Benz OM-449 A |
Tipo: | 5 cilindros em linha, Turboalimentado |
Potência máxima: | 252 cv (185 kW) @ 2100 rpm |
Torque máximo: | 1020 Nm (104 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 (fev/85) |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 9.973 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
Curso do pistão (mm): | 155 |
Relação de compressão: | 16,25:1 |
Ordem de ignição: | 1-2-4-5-3 |
Modelo: | ZF 6S-90 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Modelo: | ZF 8065 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=22,7:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
Opcional: | 28 V / 105 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 5,5 kW (7,5 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO7/01 DL-10 |
Redução: | i=4,636 (1,333 x 3,478) |
Reduções opcionais: | i=5,217 (1,50 x 3,478) i=4,2 (1,208 x 3,478) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática, com bolsões de ar com batentes auxiliares internos, barras tensoras e válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática, com bolsões de ar com batentes auxiliares internos, barras tensoras e válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Aros das rodas: | 8.00 x 22 |
Aros das rodas – opcionais: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 11.00 R x 22 PR 16 |
Pneumáticos – opcionais: | 295 / 80 R 22.5 12.00 R x 22.5 PR 16 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Área de frenagem | |
Total: | 5.684 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1280 |
Eixo traseiro: | 4300 |
Total: | 5580 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 10420 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 12000 |
Total: | 18500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 300 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 22 / 15 |
Caixa de mudanças: | 13 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 12 |
Direção hidráulica: | 7,9 |
Sistema de arrefecimento: | 30 |

(A) Distância entre-eixos: | 6330 |
(B) Comprimento total: | 11828 |
(C) Balanço dianteiro: | 2428 |
(D) Balanço traseiro: | 3070 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2020 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2580 |
(K) Vão livre dianteiro: | 253 |
(L) Vão livre traseiro: | 208 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 22,43 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Pneus: | 11.00 R 22 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,636 (1,333 x 3,478) |
Velocidade máxima (km/h): | 94 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 38 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18500kg: | 32 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Pneus: | 11.00 R 22 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,217 (1,50 x 3,478) |
Velocidade máxima (km/h): | 83 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 43 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18500kg: | 33 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Pneus: | 11.00 R 22 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,2 (1,208 x 3,478) |
Velocidade máxima (km/h): | 104 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 36 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18500kg: | 28 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2170 |
RPM corte: | 2230 |
RPM corte máx: | 2290 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 650 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,3 |
Altitudes acima de 350m: | 1,76 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Acostumada a gerar soluções avançadas e confiáveis para o transporte coletivo urbano, a Mercedes-Benz desenvolveu a Plataforma O-400 UP para propiciar máxima rentabilidade ao frotista, segurança e conforto para o usuário e compatibilidade ambiental, colaborando com a qualidade de vida nas cidades.
A Plataforma O-400 UP vem equipada com motor turboalimentado de 5 cilindros, OM-449 A, de 252 cv de potência a 2100 rpm e de 104 mkgf de torque entre 1100 e 1600 rpm.
Exclusiva curva de torque plana. O torque máximo se mantém constante entre 1100 e 1600 rpm. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.
Motor com camisas úmidas removíveis e cabeçotes individuais, o que facilita notavelmente os trabalhos de manutenção preventiva ou corretiva.
Com entre-eixos de 6,3 metros e comprimento total de 11,8 metros, tem capacidade técnica para 18,5 toneladas de PBT. Ideal para veículos urbanos longos, com 2 ou 3 portas.
Conforto e facilidade de condução são atributos próprios desse veículo. Qualidades asseguradas por itens como embreagem servoassistida (GMF 420), caixa de mudanças de 6 marchas (ZF S-690) e direção hidráulica (ZF 8065).
Suspensão inteiramente pneumática, com bolsões de ar com batentes auxiliares internos, barras tensoras, válvulas reguladoras de altura e amortecedores telescópicos de dupla ação.
O sistema de freios propicia excepcional segurança. Ele é formado por freio de serviço a ar comprimido de duplo circuito, freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático e freio-motor adicional, com acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.
Como em todos os veículos da marca Mercedes-Benz, também na Plataforma O-400 UP as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma família, o que resulta em racionalização na estocagem de peças, favorecendo sobremaneira a padronização da frota.