ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
- Fabricação: Sem registro
- Baumúster: Sem registro
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (-)
- Tipo (injeção direta, turboalimentado): MB OM-449 A
- Cilindros verticais, em linha: 5
- Diâmetro do cilindro: 128 mm
- Curso do êmbolo: 155 mm
- Cilindrada total: 9.973 cm³
- Relação de compressão: 16,25:1
- Potência NBR 5484 (fev/85): 185 kW / 252 cv / 2100 rpm
- Torque NBR 5484 (fev/85): 1020 Nm / 104 mkgf / 1100-1600 rpm
- Ordem de injeção: 1-2-4-5-3
- Alternador: 28 V / 75 A
- Alternador opcional: 28 V / 105 A
- Motor de arranque: 5,5 kW / 7,5 cv / 24 V
- Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V
- Tensão Nominal: 24 V
- Caixa de mudanças sincronizada: ZF S 6-90/6,98
- Redução no eixo traseiro: i=4,636 (1,333 x 3,478)
- Reduções opcionais: i=5,217 (1,50 x 3,478) / i=4,2 (1,208 x 3,478)
- Eixo dianteiro: MB VO-4/13 DL-7
- Eixo traseiro: MB HO-7/01 DL-10
- Direção hidráulica: ZF 8065 (i=22,7:1)
- Área total de frenagem: 5684 cm²
Aros das rodas
- 8.00 x 22
- 8.25 x 22,5 (Opcional)
Pneumáticos
- 11.00 R 22 PR 16
- 295/80 R 22,5 (Opcional)
- 12 R 22,5 PR 16 (Opcional)
Peso a vazio
- Eixo dianteiro: 1280
- Eixo traseiro: 4300
- Total: 5580
- Carga útil e carroçaria: 10420
Peso bruto indicado
- Eixo dianteiro: 6500
- Eixo traseiro: 12000
- Total: 18500
Peso bruto autorizado
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 16000
Velocidade máxima – 6ª marcha, com pneus 11.00 R 22 PR 16
- 4,636: 94 km/h
- 5,217: 83 km/h
- 4,2: 104 km/h
Capacidade máxima de subida – 1ª marcha, 16.000 kg, com pneus 11.00 R 22 PR 16
- 4,636: 38 %
- 5,217: 43 %
- 4,2: 33 %
Capacidade máxima de subida – 1ª marcha, 18.500 kg, com pneus 11.00 R 22 PR 16
- 4,636: 32 %
- 5,217: 36 %
- 4,2: 28 %
- Combustível: 300
- Óleo no cárter, máx./min.: 22/15
- Caixa de mudanças: 13
- Caixa do diferencial: 12
- Caixa de direção: 7,9
- Água do arrefecimento: 30
- (A) Distância entre-eixos: 6330
- (B) Comprimento total: 11828
- (C) Balanço dianteiro: 2428
- (D) Balanço traseiro: 3070
- (E) Bitola dianteira: 2020
- (F) Bitola traseira: 1821
- (H) Largura: 2580
- (K) Vão livre dianteiro: 253
- (L) Vão livre traseiro: 208
- (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,43
- Acostumada a gerar soluções avançadas e confiáveis para o transporte coletivo urbano, a Mercedes-Benz desenvolveu a Plataforma O-400 UP para propiciar máxima rentabilidade ao frotista, segurança e conforto para o usuário e compatibilidade ambiental, colaborando com a qualidade de vida nas cidades.
- A Plataforma O-400 UP vem equipada com motor turboalimentado de 5 cilindros, OM-449 A, de 252 cv de potência a 2100 rpm e de 104 mkgf de torque entre 1100 e 1600 rpm.
-
Exclusiva curva de torque plana. O torque máximo se mantém constante entre 1100 e 1600 rpm.
Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo. - Motor com camisas úmidas removíveis e cabeçotes individuais, o que facilita notavelmente os trabalhos de manutenção preventiva ou corretiva.
- Com entre-eixos de 6,3 metros e comprimento total de 11,8 metros, tem capacidade técnica para 18,5 toneladas de PBT. Ideal para veículos urbanos longos, com 2 ou 3 portas.
- Conforto e facilidade de condução são atributos próprios desse veículo. Qualidades asseguradas por itens como embreagem servoassistida (GMF 420), caixa de mudanças de 6 marchas (ZF S-690) e direção hidráulica (ZF 8065).
- Suspensão inteiramente pneumática, com bolsões de ar com batentes auxiliares internos, barras tensoras, válvulas reguladoras de altura e amortecedores telescópicos de dupla ação.
- O sistema de freios propicia excepcional segurança. Ele é formado por freio de serviço a ar comprimido de duplo circuito, freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático e freio-motor adicional, com acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.
- Como em todos os veículos da marca Mercedes-Benz, também na Plataforma O-400 UP as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma família, o que resulta em racionalização na estocagem de peças, favorecendo sobremaneira a padronização da frota.
Giro do motor
- RPM corte min: 2170
- RPM corte: 2230
- RPM corte máx: 2290
- RPM M L min: 550
- RPM M L: 600
- RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 1,30
- Altitudes acima de 350m: 1,76
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)