ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-400UP

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: Sem registro
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (-)

  • Tipo (injeção direta, turboalimentado): MB OM-449 A
  • Cilindros verticais, em linha: 5
  • Diâmetro do cilindro: 128 mm
  • Curso do êmbolo: 155 mm
  • Cilindrada total: 9.973 cm³
  • Relação de compressão: 16,25:1
  • Potência NBR 5484 (fev/85): 185 kW / 252 cv / 2100 rpm
  • Torque NBR 5484 (fev/85): 1020 Nm / 104 mkgf / 1100-1600 rpm
  • Ordem de injeção: 1-2-4-5-3

  • Alternador: 28 V / 75 A
  • Alternador opcional: 28 V / 105 A
  • Motor de arranque: 5,5 kW / 7,5 cv / 24 V
  • Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V
  • Tensão Nominal: 24 V

  • Caixa de mudanças sincronizada: ZF S 6-90/6,98
  • Redução no eixo traseiro: i=4,636 (1,333 x 3,478)
  • Reduções opcionais: i=5,217 (1,50 x 3,478) / i=4,2 (1,208 x 3,478)

  • Eixo dianteiro: MB VO-4/13 DL-7
  • Eixo traseiro: MB HO-7/01 DL-10
  • Direção hidráulica: ZF 8065 (i=22,7:1)
  • Área total de frenagem: 5684 cm²

 Aros das rodas 

  • 8.00 x 22
  • 8.25 x 22,5 (Opcional)

 Pneumáticos 

  • 11.00 R 22 PR 16
  • 295/80 R 22,5 (Opcional)
  • 12 R 22,5 PR 16 (Opcional)

 Peso a vazio 

  • Eixo dianteiro: 1280
  • Eixo traseiro: 4300
  • Total: 5580
  • Carga útil e carroçaria: 10420

 Peso bruto indicado 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro12000
  • Total18500

 Peso bruto autorizado 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro10000
  • Total16000

 Velocidade máxima – 6ª marcha, com pneus 11.00 R 22 PR 16 

  • 4,636: 94 km/h
  • 5,217: 83 km/h
  • 4,2: 104 km/h

 Capacidade máxima de subida – 1ª marcha, 16.000 kg, com pneus 11.00 R 22 PR 16 

  • 4,636: 38 %
  • 5,217: 43 %
  • 4,2: 33 %

 Capacidade máxima de subida – 1ª marcha, 18.500 kg, com pneus 11.00 R 22 PR 16 

  • 4,636: 32 %
  • 5,217: 36 %
  • 4,2: 28 %

  • Combustível: 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 22/15
  • Caixa de mudanças: 13
  • Caixa do diferencial: 12
  • Caixa de direção: 7,9
  • Água do arrefecimento: 30

  • (A) Distância entre-eixos: 6330
  • (B) Comprimento total: 11828
  • (C) Balanço dianteiro: 2428
  • (D) Balanço traseiro: 3070
  • (E) Bitola dianteira: 2020
  • (F) Bitola traseira: 1821
  • (H) Largura: 2580
  • (K) Vão livre dianteiro: 253
  • (L) Vão livre traseiro: 208
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,43

  • Acostumada a gerar soluções avançadas e confiáveis para o transporte coletivo urbano, a Mercedes-Benz desenvolveu a Plataforma O-400 UP para propiciar máxima rentabilidade ao frotista, segurança e conforto para o usuário e compatibilidade ambiental, colaborando com a qualidade de vida nas cidades.
  • A Plataforma O-400 UP vem equipada com motor turboalimentado de 5 cilindros, OM-449 A, de 252 cv de potência a 2100 rpm e de 104 mkgf de torque entre 1100 e 1600 rpm.
  • Exclusiva curva de torque plana. O torque máximo se mantém constante entre 1100 e 1600 rpm.
    Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.
  • Motor com camisas úmidas removíveis e cabeçotes individuais, o que facilita notavelmente os trabalhos de manutenção preventiva ou corretiva.
  • Com entre-eixos de 6,3 metros e comprimento total de 11,8 metros, tem capacidade técnica para 18,5 toneladas de PBT. Ideal para veículos urbanos longos, com 2 ou 3 portas.
  • Conforto e facilidade de condução são atributos próprios desse veículo. Qualidades asseguradas por itens como embreagem servoassistida (GMF 420), caixa de mudanças de 6 marchas (ZF S-690) e direção hidráulica (ZF 8065).
  • Suspensão inteiramente pneumática, com bolsões de ar com batentes auxiliares internos, barras tensoras, válvulas reguladoras de altura e amortecedores telescópicos de dupla ação.
  • O sistema de freios propicia excepcional segurança. Ele é formado por freio de serviço a ar comprimido de duplo circuito, freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático e freio-motor adicional, com acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.
  • Como em todos os veículos da marca Mercedes-Benz, também na Plataforma O-400 UP as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma família, o que resulta em racionalização na estocagem de peças, favorecendo sobremaneira a padronização da frota.

 Giro do motor 

  • RPM corte min2170
  • RPM corte: 2230
  • RPM corte máx: 2290
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 650

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,30
  • Altitudes acima de 350m: 1,76

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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