A plataforma O-400 UPA para ônibus articulado permite um encarroçamento de até 18,15 metros de comprimento. Ela é equipada com motor traseiro OM-449 LA, turbocooler, já consagrado por sua força, economia e compatibilidade ambiental, atendendo às normas de emissões do Conama Fase 3, assim como a norma européia Euro 1.
No O-400 UPA, um sistema eletrônico de proteção direcional monitora todas as funções vitais do veículo, atuando diretamente na articulação e nos sistemas de aceleração e de frenagem, protegendo o veículo contra os efeitos “L” e pêndulo.
A plataforma O-400 UPA vem equipada com caixa de mudanças automática com retarder integrado, o que permite operações suaves, precisa e muito mais seguras. Um sistema eletrônico de aceleração propicia conforto e tranquilidade excepcionais para o motorista.
O motor instalado na traseira do veículo favorece sobremaneira os trabalhos de manutenção, com muito mais facilidade para equipes de oficina.
Motor
Modelo:
Mercedes-Benz OM-449 LA
Tipo:
5 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima:
299 cv (220 kW) @ 1900 rpm
Torque máximo:
1300 Nm (133 mkgf) @ 1100 rpm
NBR – Medição:
NBR 5484 (fev/85)
Combustível:
Diesel
Mancais da árvore de manivelas:
6, de camadas múltiplas em ligas
Localização das válvulas:
No cabeçote
Cilindrada total:
9.973 cm³
Diâmetro do cilindro (mm):
128
Curso do pistão (mm):
155
Relação de compressão:
17,25:1
Consumo específico:
205 g/kWh a 1100 rpm
Ordem de ignição:
1-2-4-5-3
Bomba de óleo – tipo:
Engrenagens
Filtro de óleo – tipo:
Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar:
Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação:
Turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão
Sistema de lubrificação:
Circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água
Sistema de arrefecimento:
Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo:
Bosch
Tipo:
De êmbolos, em linha
Regulador:
RQ
Sistema de Injeção:
Direta, com avanço automático
Pressão de Injeção:
200+8 bar
Compressor
Modelo:
Knorr ou Wabco
Diâmetro do cilindro (mm):
90
Curso do êmbolo (mm):
46
Cilindrada:
293 cm³
Número de cilindros:
1 Velocidade angular: 2646 rpm
Resfriamento:
Bloco: ar/cabeçote: água
Acionamento:
Por engrenagens
Vazão:
370 l/min. a 8 bar de contrapressão
Transmissão
Modelo:
Voith Diwa D863.3/5,3
Acionamento:
Automática, por meio de teclas
Marchas sincronizadas:
3 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão:
1ª – 5,2:1 2ª – 1,36:1 3ª – 1,00:1 Ré – 3,8:1
Direção
Modelo:
ZF 8065
Tipo:
Hidráulica
Relação de redução:
i=22,7:1
Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão:
24 V
Alternador
Tensão/capacidade:
28 V / 105 A
Bateria
Tensão/capacidade:
2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão:
5,5 kW (7,5 cv)
Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo:
MB VO4/13 DL-7
Tipo:
Punho
Eixo Intermediário
Modelo:
MB NR4/24 DL-10
Eixo Traseiro Motriz
Modelo:
MB HO7/01 DL-10
Tipo:
Carcaça integral, com redução nos planetários
Redução:
i=5,217 (1,50 x 3,478)
Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo:
Pneumática, com 2 bolsões de ar e batente auxiliar interno; 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal; e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores:
4, telescópicos de dupla ação
Suspensão Intermediária
Tipo:
Pneumática, com 4 bolsões de ar e batente auxiliar interno; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores:
4, telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo:
Pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores:
4, telescópicos de dupla ação
Rodas & Pneus
Aros das rodas:
8.00 x 22
Pneumáticos:
11.00 R x 22 PR 16
Rodado traseiro:
Duplo+Duplo
Quadro do Chassis
Tipo:
Plataforma autoportante
Articulação:
Hübner
Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo:
A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Espessura da lona (mm):
19
Diâmetro do tambor (mm):
410
Largura da lona dianteira:
160 mm
Largura da lona traseira:
220 mm 160 mm (eixo auxiliar)
Freio de Estacionamento
Tipo:
Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente. Atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo:
Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Área de frenagem
Eixo dianteiro:
2.367 cm²
Eixo intermediário:
3.317 cm²
Eixo traseiro:
3.317 cm²
Total:
9.001 cm²
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
(A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário:
5450
(A’) Distância entre-eixos intermediário e traseiro:
6797
(B) Comprimento total:
17745
(C) Balanço dianteiro:
2428
(D) Balanço traseiro:
3070
(E) Bitola – eixo dianteiro:
2020
(F) Bitola – eixo traseiro:
1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total):
2500
(K) Vão livre dianteiro:
253
(L) Vão livre traseiro:
208
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ:
24
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças:
Voith DIWA D 863
Eixo traseiro:
MB HO7/01 DL-10
Pneus:
11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro:
i=5,217
Velocidade máxima (km/h):
76
Capacidade máxima de subida – em movimento (%):
21 (através do conversor de torque)
Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min:
2170
RPM corte:
2230
RPM corte máx:
2290
RPM M L min:
550
RPM M L:
600
RPM M L máx:
650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m:
1,33
Altitudes acima de 350m:
1,8
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)