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Mercedes-Benz O-400UPA (299cv)

Mercedes-Benz O-400UPA (299cv)
Tipo: Ônibus articulado
Segmento: Urbano
Fabricação: 1994-1999
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada)

A plataforma O-400 UPA para ônibus articulado permite um encarroçamento de até 18,15 metros de comprimento. Ela é equipada com motor traseiro OM-449 LA, turbocooler, já consagrado por sua força, economia e compatibilidade ambiental, atendendo às normas de emissões do Conama Fase 3, assim como a norma européia Euro 1.

No O-400 UPA, um sistema eletrônico de proteção direcional monitora todas as funções vitais do veículo, atuando diretamente na articulação e nos sistemas de aceleração e de frenagem, protegendo o veículo contra os efeitos “L” e pêndulo.

A plataforma O-400 UPA vem equipada com caixa de mudanças automática com retarder integrado, o que permite operações suaves, precisa e muito mais seguras. Um sistema eletrônico de aceleração propicia conforto e tranquilidade excepcionais para o motorista.

O motor instalado na traseira do veículo favorece sobremaneira os trabalhos de manutenção, com muito mais facilidade para equipes de oficina.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-449 LA
Tipo: 5 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 299 cv (220 kW) @ 1900 rpm
Torque máximo: 1300 Nm (133 mkgf) @ 1100 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 6, de camadas múltiplas em ligas
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 9.973 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 155
Relação de compressão: 17,25:1
Consumo específico: 205 g/kWh a 1100 rpm
Ordem de ignição: 1-2-4-5-3
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação: Turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Tipo: De êmbolos, em linha
Regulador: RQ
Sistema de Injeção: Direta, com avanço automático
Pressão de Injeção: 200+8 bar
Compressor
Modelo: Knorr ou Wabco
Diâmetro do cilindro (mm): 90
Curso do êmbolo (mm): 46
Cilindrada: 293 cm³
Número de cilindros: 1
Velocidade angular: 2646 rpm
Resfriamento: Bloco: ar/cabeçote: água
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 370 l/min. a 8 bar de contrapressão

Transmissão
Modelo: Voith Diwa D863.3/5,3
Acionamento: Automática, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 3 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,2:1
2ª – 1,36:1
3ª – 1,00:1
Ré – 3,8:1

Direção
Modelo: ZF 8065
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=22,7:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 105 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 5,5 kW (7,5 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Intermediário
Modelo: MB NR4/24 DL-10
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO7/01 DL-10
Tipo: Carcaça integral, com redução nos planetários
Redução: i=5,217 (1,50 x 3,478)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batente auxiliar interno; 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal; e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Suspensão Intermediária
Tipo: Pneumática, com 4 bolsões de ar e batente auxiliar interno; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.00 x 22
Pneumáticos: 11.00 R x 22 PR 16
Rodado traseiro: Duplo+Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Plataforma autoportante
Articulação: Hübner

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Espessura da lona (mm): 19
Diâmetro do tambor (mm): 410
Largura da lona dianteira: 160 mm
Largura da lona traseira: 220 mm
160 mm (eixo auxiliar)
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente. Atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 2.367 cm²
Eixo intermediário: 3.317 cm²
Eixo traseiro: 3.317 cm²
Total: 9.001 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1680
Eixo intermediário: 1810
Eixo traseiro: 4910
Total: 8400
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo intermediário: 10000
Eixo traseiro: 12000
Total: 28500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo intermediário: 10000
Eixo traseiro: 10000
Total: 26000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300 (350)
Óleo no cárter, máx./min.: 22 / 15
Filtro de óleo do motor: 3
Caixa de mudanças: 28
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 17 + 2 x 3,25 na caixa dos planetários
Direção hidráulica: 7,9
Sistema de arrefecimento: 30

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário: 5450
(A’) Distância entre-eixos intermediário e traseiro: 6797
(B) Comprimento total: 17745
(C) Balanço dianteiro: 2428
(D) Balanço traseiro: 3070
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2020
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2500
(K) Vão livre dianteiro: 253
(L) Vão livre traseiro: 208
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 24

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: Voith DIWA D 863
Eixo traseiro: MB HO7/01 DL-10
Pneus: 11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=5,217
Velocidade máxima (km/h): 76
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 21 (através do conversor de torque)

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2170
RPM corte: 2230
RPM corte máx: 2290
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,33
Altitudes acima de 350m: 1,8
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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