ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-400UPA

  • Uso: Ônibus urbano articulado
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: 664290
  • Norma de emissões de gases: Euro 1 / Proconve P-3
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (-)

A plataforma O-400 UPA para ônibus articulado permite um encarroçamento de até 18,15 metros de comprimento. Ela é equipada com motor traseiro OM-449 LA, turbocooler, já consagrado por sua força, economia e compatibilidade ambiental, atendendo às normas de emissões do Conama Fase 3, assim como a norma européia Euro 1.
No O-400 UPA, um sistema eletrônico de proteção direcional monitora todas as funções vitais do veículo, atuando diretamente na articulação e nos sistemas de aceleração e de frenagem, protegendo o veículo contra os efeitos "L" e pêndulo.
A plataforma O-400 UPA vem equipada com caixa de mudanças automática com retarder integrado, o que permite operações suaves, precisa e muito mais seguras. Um sistema eletrônico de aceleração propicia conforto e tranquilidade excepcionais para o motorista.
O motor instalado na traseira do veículo favorece sobremaneira os trabalhos de manutenção, com muito mais facilidade para equipes de oficina.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-449 LA – Conama Fase 3 (Euro I)
  • Tipo: 5 cilindros verticais em linha, com turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão)
  • Potência máxima, conforme NBR 5484 (fev/85): 220 kW (299cv) a 1900 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR 5484 (fev/85): 1300 Nm (133 mkgf) a 1100 rpm
  • Mancais da árvore de manivelas: 6, de camadas múltiplas em ligas
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 9.973 cm³
  • Diâmetro do pistão: 128 mm
  • Curso do pistão: 155 mm
  • Relação de compressão: 17,25:1
  • Consumo específico: 205 g/kWh a 1100 rpm
  • Sequência de injeção: 1-2-4-5-3
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de lubrificação: circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: Bosch
  • Tipo: de êmbolos, em linha
  • Regulador: RQV
  • Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
  • Pressão de Injeção: 200+8 bar

 Compressor 

  • Modelo: Knorr (Wabco)
  • Diâmetro dos cilindros: 90 mm
  • Curso do êmbolo: 46 mm
  • Cilindrada: 293 cm³
  • Velocidade angular: 2646 rpm
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: bloco; ar/cabeçote: água
  • Acionamento: por engrenagens
  • Vazão: 370 l/min. a 8 bar de contrapressão

  • Modelo: Voith Diwa D 863/5,3, com retarder
  • Acionamento: por meio de teclas
  • Número de marchas: 3
  • Relação de torque (conversor): 1ª marcha=5,2 / marcha à ré=3,8
  • Relação de transmissão: 2ª marcha=1,36 / 3ª marcha=1,0

  • Modelo: ZF 8065
  • Tipo: hidráulico
  • Relação de redução: i=22,7:1

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 105 A

 Bateria 

  • Capaciade/tensão: 2 x 135 Ah / 12 V
  • Tensão nominal: 24 V

 Motor de partida 

  • Potência: 5,5 kW / 7,5 cv
  • Tensão: 24 V

  • Número total de eixos (eixos propulsores): 3 (1)
  • Propulsão dos semi-eixos: por coroa e pinhão hipóides

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VO-4/13 DL-7
  • Tipo: punho

 Eixo Intermediário 

  • Modelo: MB NR-4/24 DL-10

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HO-7/01 DL-10
  • Tipo: carcaça integral, com redução nos planetários (i=3,478)
  • Redução total: i=5,217 (1,50 x 3,478)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batente auxiliar interno; 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal; e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação

 Suspensão Eixo Intermediário 

  • Tipo: pneumática, com 4 bolsões de ar e batente auxiliar interno; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática, com 4 bolsões de ar e batente auxiliar interno; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação

  • Aros das rodas: 8.00 x 22
  • Pneumáticos: 11.00 R 22 PR 16 (radial)

  • Tipo: plataforma autoportante

 Freio de serviço 

  • Tipo: a ar comprimido de dois circuitos
  • Modelo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem: eixo dianteiro: 2367 cm² / eixo traseiro: 3317 cm² / segundo eixo traseiro: 3317 cm² / total: 9001 cm²
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Espessura da lona: 19 mm
  • Largura da lona dianteira: 160 mm
  • Largura da lona traseira: 220 mm

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente
  • Atuação: rodas traseiras

 Freio adicional 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Plataforma de ônibus urbano articulado

  • Eixo dianteiro: 1680
  • Eixo traseiro: 1810
  • 2º eixo traseiro: 4910
  • Total: 8400

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 10000
  • 2º eixo traseiro: 12000
  • Total: 28500

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • 2º eixo traseiro: 10000
  • Total: 26000

Obs: os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.

  • Tanque de combustível: 300 (350)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 22/15
  • Filtro de óleo motor: 3
  • Caixa de mudanças: 28
  • Carcaça do diferencial/eixo traseiro: 17
  • Caixa dos planetários: 2 x 3,25
  • Direção hidráulica: 7,9
  • Sistema de arrefecimento: 30
  • Lavador de pára-brisa: 8

  • (A) Distância entre-eixo dianteiro e central: 5450
  • (A') Distância entre-eixo central e traseiro: 6797
  • (B) Comprimento total: 17745
  • (C) Balanço dianteiro: 2428
  • (D) Balanço traseiro: 3070
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2020
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1821
  • (H) Largura: 2500
  • (K) Vão livre dianteiro: 253
  • (L) Vão livre traseiro: 208
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 24,0

  • Caixa de mudanças automática: Voith DIWA D 863
  • Eixo traseiro: MB HO-7/01 DL-10
  • Pneus: 11.00 R 22 PR 16 (i=5,217)
  • Velocidade máxima (km/h): 76
  • Capacidade máxima de subida com 28.500kg (%): 21 (através do conversor de torque)

 Giro do motor 

  • RPM corte min2170
  • RPM corte: 2230
  • RPM corte máx: 2290
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 650

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,33
  • Altitudes acima de 350m: 1,80

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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