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Mercedes-Benz O-500M 1725 (245cv) – Euro 2
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2002-2004 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (2002) – Acervo Guilherme Prado |
Modelo: | Mercedes-Benz OM-906 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 245 cv (180 kW) @ 2300 rpm |
Torque máximo: | 900 Nm (92 mkgf) @ 1200 a 1500 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 6.374 cm³ |
Relação de compressão: | 17,4:1 |
Consumo específico: | 190 g/kWh (140 g/cvh) a 1600 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 6 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Número de cilindros: | 1 |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 540 l/min a 10 bar de compressão |
Modelo: | ZF 4HP 500 |
Acionamento: | Automático, por meio de teclas |
Marchas sincronizadas: | 4 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 Ré – 4,84:1 |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=20,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=6,143 (43:7) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada com perfis estampados de aço e tubos de aço M22 soldados, composto por módulos dianteiro e traseiro |
Material empregado: | LNE 50 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Retarder | |
Tipo: | Incorporado |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1560 |
Eixo traseiro: | 4240 |
Total: | 5800 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Total: | 18000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 300 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 28 / 23 |
Filtro de óleo do motor: | 1,3 |
Caixa de mudanças: | 30 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 37 |
(A) Distância entre-eixos: | 5950 |
(B) Comprimento total: | 11800 |
(C) Balanço dianteiro: | 2500 |
(D) Balanço traseiro: | 3350 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2101 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2472 |
(I) Ângulo de entrada: | 13° |
(J) Ângulo de saída: | 8° |
(K) Vão livre dianteiro: | 171 |
(L) Vão livre traseiro: | 234 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 24,0 |
Altura externa: | 1683 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF 4 HP 500 |
Eixo traseiro: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=6,143 (43:7) |
Velocidade máxima (km/h): | 78 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 48 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2470 |
RPM corte: | 2720 |
RPM corte máx: | 2780 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,9 |
Altitudes acima de 350m: | 1,22 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-906 LA (245 cv a 2300 rpm/900 Nm de 1200 a 1500 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Chassi Quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
Caixa Automática ZF 4 HP 500 com Retarder (Freio Auxiliar) Incorporado – com 4 marchas, propicia engates suaves e precisos, tornando fácil e confortável a sua operação, maximizando o desempenho do veículo e aumentando a vida útil das lonas de freio; impede naturalmente abusos desnecessários na maneira de dirigir, aumentando a durabilidade dos componentesdo trem-de-força.
Painel de Instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de Aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de retardador acionado, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.
Suspensão Pneumática Integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
Coluna de Direção Regulável – propicia a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
- Barra estabilizadora traseira
- Caixa automática Allison B300R ou Voith Diwa 864.3
- Caixa mecânica G85/6-6,7
- Freios a disco nas rodas dianteiras e traseiras
- Preparação para aquecimento
- Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V / 140 A
- Retarder Voith R120
- Rodas de alumínio
- Segundo alternador de 28 V / 80 A no motor para acessórios
- Sistema de freios ABS
- Sistema de segurança das portas
- Tacógrafo eletrônico diário para 2 motoristas ou semanal para 1 ou 2 motoristas
- Top Brake (só para câmbio mecânico)