ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz O-500M 1725 (245cv) – Euro 2

Mercedes-Benz O-500M 1725 (245cv) - Euro 2
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2002-2004
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (2002) – Acervo Guilherme Prado

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-906 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 245 cv (180 kW) @ 2300 rpm
Torque máximo: 900 Nm (92 mkgf) @ 1200 a 1500 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 6.374 cm³
Relação de compressão: 17,4:1
Consumo específico: 190 g/kWh (140 g/cvh) a 1600 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Número de cilindros: 1
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 540 l/min a 10 bar de compressão

Transmissão
Modelo: ZF 4HP 500
Acionamento: Automático, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
Ré – 4,84:1

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=20,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=6,143 (43:7)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada com perfis estampados de aço e tubos de aço M22 soldados, composto por módulos dianteiro e traseiro
Material empregado: LNE 50

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Retarder
Tipo: Incorporado
Área de frenagem
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1560
Eixo traseiro: 4240
Total: 5800
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500
Total: 18000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 28 / 23
Filtro de óleo do motor: 1,3
Caixa de mudanças: 30
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 37

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5950
(B) Comprimento total: 11800
(C) Balanço dianteiro: 2500
(D) Balanço traseiro: 3350
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2101
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2472
(I) Ângulo de entrada: 13°
(J) Ângulo de saída:
(K) Vão livre dianteiro: 171
(L) Vão livre traseiro: 234
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 24,0
Altura externa: 1683

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF 4 HP 500
Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=6,143 (43:7)
Velocidade máxima (km/h): 78
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: 48

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2470
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2780
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,9
Altitudes acima de 350m: 1,22
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-906 LA (245 cv a 2300 rpm/900 Nm de 1200 a 1500 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Chassi Quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.

Caixa Automática ZF 4 HP 500 com Retarder (Freio Auxiliar) Incorporado – com 4 marchas, propicia engates suaves e precisos, tornando fácil e confortável a sua operação, maximizando o desempenho do veículo e aumentando a vida útil das lonas de freio; impede naturalmente abusos desnecessários na maneira de dirigir, aumentando a durabilidade dos componentesdo trem-de-força.

Painel de Instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.

Luzes de Aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de retardador acionado, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.

Suspensão Pneumática Integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.

Coluna de Direção Regulável – propicia a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.

Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Mercedes-Benz O-500 - Módulos

Opcionais
  • Barra estabilizadora traseira
  • Caixa automática Allison B300R ou Voith Diwa 864.3
  • Caixa mecânica G85/6-6,7
  • Freios a disco nas rodas dianteiras e traseiras
  • Preparação para aquecimento
  • Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V / 140 A
  • Retarder Voith R120
  • Rodas de alumínio
  • Segundo alternador de 28 V / 80 A no motor para acessórios
  • Sistema de freios ABS
  • Sistema de segurança das portas
  • Tacógrafo eletrônico diário para 2 motoristas ou semanal para 1 ou 2 motoristas
  • Top Brake (só para câmbio mecânico)

Função desabilitada

Menu