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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-500M

  • Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
  • Fabricação: 2ª versão – De 2007 até 2012
  • Baumúster: 382188
  • Nível de emissão dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

O chassi O-500 M foi desenvolvido para as aplicações urbana e fretamento, podendo receber uma carroçaria até 13,2 metros.
Este chassi incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. E também exibe
o mais elevado grau de conforto e segurança para os
passageiros, pois vem equipado com suspensão pneumática integral, sistema de rebaixamento lateral da suspensão (opcional) e caixa mecânica Mercedes-Benz.
O motor eletrônico OM-906 LA introduz uma nova relação de torque e potência (260 cv) em sua categoria, o que significa um desempenho superior no intenso trânsito das grandes cidades.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-906 LA – Conama Fase P-5/Euro III
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 191 kW (260cv) a 2200 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 950 Nm (97 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
  • Cilindrada total: 6.374 cm³
  • Consumo específico: 200 g/kWh (147 g/cvh) a 1400 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Tipo: dois cilindros
  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 980 l/min a 10 bar com 2500 rpm

  • Modelo: MB G 85-6/6,70 – 0,73
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas: 6
  • Relação de transmissão: i=6,70 / 3,81 / 2,29 / 1,48 / 1,00 / 0,73 / marcha a ré: 6,29

  • Modelo: MF 395 HD (Heavy Duty)
  • Tipo: monodisco – seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8097 Servocom
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=23,8

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 80 A

 Bateria 

  • Capacidade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V

  • Tipo: escada com perfis estampados de aço LNE 50 e tubos de aço M22 soldados, composto por módulos dianteiro e traseiro

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VO 4/13 DL-7
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=5,857 (41:7)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadoraopcional

  • ?Aros das rodas: 8,25 – 22,5
  • Pneumáticos: 295/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 5.437 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio-motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, com válvula no assoalho conjugada com freio-motor convencional

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Chassis para ônibus, sem carroçaria

  • Eixo dianteiro: 1624
  • Eixo traseiro: 4146
  • Total: 5770

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 7000
  • Eixo traseiro: 11500
  • Total: 18500

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.

  • Tanque de combustível (somente para manobras): 20
  • Óleo no cárter, máx./min.: 28/23
  • Caixa de mudanças: 9
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 37

  • (A) Distância entre-eixos: 5950
  • (B) Comprimento total: 11800
  • (C) Balanço dianteiro:2500
  • (D) Balanço traseiro: 3350
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2101
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1821
  • (H) Largura: 2472
  • (I) Ângulo de entrada: 13°
  • (J) Ângulo de saída: 
  • (K) Vão livre dianteiro: 171
  • (L) Vão livre traseiro: 234
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 21,5
  • Altura: 1708

  • Caixa de mudanças: MB G 85-6/6,7
  • Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Redução: i=5,857 (41:7)
  • Velocidade máxima (km/h): 112
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%) – (veículo em movimento): 48

  • Barra estabilizadora traseira
  • Caixas automáticas Voith Diwa 834.3 E ou ZF 6 HP 502 Ecomat 2 plus
  • Coluna de direção regulável
  • Limitador de velocidade 100km/h
  • Preparação para aquecimento
  • Redução do eixo traseiro i=6,143 (43:7)
  • Retarder Voith 123
  • Rodas de alumínio 8,25 – 22,5
  • Segundo alternador de 28 V / 80 A no motor para acessórios
  • Sistema de rebaixamento lateral de suspensão (ECAS)
  • Tacógrafo eletrônico diário para 2 motoristas ou semanal para 1 ou 2 motoristas
  • Tanque de combustível de 300 litros

  • Motor OM-906 LA (260 cv a 2200 rpm/950 Nm de 1200 a 1600 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Chassi quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
  • Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
  • Câmbio MB G 85-6/6,7 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
  • Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de retardador acionado, de controle do ABS, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.
  • Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
  • Coluna de direção regulável (opcional) – propicia a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.
  • Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

?Mercedes-Benz O-500M

 Giro do motor 

  • RPM corte min2470
  • RPM corte: 2720
  • RPM corte máx: 2780
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,00
  • Altitudes acima de 350m: 1,35

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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