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Mercedes-Benz O-500M 1726 (260cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Obs.: | Chassi e Buggy (módulos ajustáveis) |
Fabricação: | 2006-11/12 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008) |
O chassi O-500 M foi desenvolvido para as aplicações urbana e fretamento, podendo receber uma carroçaria até 13,2 metros. Este chassi incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. E também exibe o mais elevado grau de conforto e segurança para os passageiros, pois vem equipado com suspensão pneumática integral, sistema de rebaixamento lateral da suspensão (opcional) e caixa mecânica Mercedes-Benz. O motor eletrônico OM-906 LA introduz uma nova relação de torque e potência (260 cv) em sua categoria, o que significa um desempenho superior no intenso trânsito das grandes cidades.
O chassi O-500 M Buggy foi desenvolvido para as aplicações de fretamento, podendo receber uma carroçaria até 13,2 metros. Este chassi incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. E também exibe o mais elevado grau de conforto e segurança para os passageiros, pois vem equipado com suspensão pneumática integral e com retarder como opcional. O novo motor eletrônico OM-906 LA introduz uma nova relação de torque e potência (245 cv) em sua categoria, o que significa um desempenho superior com baixo consumo de combustível.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-906 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 260 cv (191 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 950 Nm (97 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 6.374 cm³ |
Consumo específico: | 200 g/kWh (147 g/cvh) a 1400 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 6 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Número de cilindros: | 2 |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 950 l/min a 10 bar com 2500 rpm |
Modelo: | MB G/85-6/6,70 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,70:1 2ª – 3,81:1 3ª – 2,29:1 4ª – 1,48:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,73:1 Ré – 6,29:1 |
Modelo: | MF 395 HD (Heavy Duty) |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8097 Servocom |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=23,8 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=5,857 (41:7) Buggy: i=4,75 (38:8) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais inferiores, 2 barras tensoras longitudinais superiores e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Opcional Buggy: Série |
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada com perfis estampados de aço e tubos de aço M22 soldados, composto por módulos dianteiro e traseiro |
Material empregado: | LNE 50 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Borboleta no coletor de escapamento (convencional). Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, com válvula no assoalho conjugada com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço por uma tecla no painel |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1624 1450 (Buggy) |
Eixo traseiro: | 4146 4010 (Buggy) |
Total: | 5770 5460 (Buggy) |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 7000 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Total: | 18500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 20 (somente para manobras) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 28 / 23 |
Caixa de mudanças: | 9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 37 |

(A) Distância entre-eixos: | 5950 3006 (Buggy – entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis) |
(B) Comprimento total: | 11800 8926 (Buggy) |
(C) Balanço dianteiro: | 2500 2570 (Buggy) |
(D) Balanço traseiro: | 3350 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2101 2036 (Buggy) |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 1824 (Buggy) |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2472 2469 (Buggy) |
(I) Ângulo de entrada: | 13° |
(J) Ângulo de saída: | 8° |
(K) Vão livre dianteiro: | 171 209 (Buggy) |
(L) Vão livre traseiro: | 234 236 (Buggy) |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 21,5 24,0 (Buggy) |
Altura externa: | 1708 1598 (Buggy) |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | MB G 85-6/6,7 |
Eixo traseiro: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,857 (41:7) |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 48 |
Ensaio 2 (Buggy) | |
Caixa de mudanças: | MB G 85-6/6,7 |
Eixo traseiro: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,75 (38:8) |
Velocidade máxima (km/h): | 120 (valor limitado eletronicamente) |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 37 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2470 |
RPM corte: | 2720 |
RPM corte máx: | 2780 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1 |
Altitudes acima de 350m: | 1,35 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-906 LA (260 cv a 2200 rpm/950 Nm de 1200 a 1600 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Chassi quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
Câmbio MB G 85-6/6,7 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de retardador acionado, de controle do ABS, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.
Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
Coluna de direção regulável (opcional) – propicia a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.
Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

O-500M Buggy
Motor OM-906 LA (260 cv a 2200 rpm/450 Nm de 1200 a 1600 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Chassi quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
Câmbio MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de retardador acionado, de controle do ABS e de controle da correia de acionamento do ventilador.
Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi e sim através de três coxins de borracha.
Limitador de velocidade a 120 km/h – proporciona maior segurança na operação.
- Barra estabilizadora traseira
- Caixas automáticas Voith Diwa 834.3 E ou ZF 6 HP 502 Ecomat 2 plus
- Coluna de direção regulável
- Limitador de velocidade 100km/h
- Preparação para aquecimento
- Redução do eixo traseiro i=6,143 (43:7)
- Retarder Voith 123
- Rodas de alumínio 8,25 x 22.5
- Segundo alternador de 28 V / 80 A no motor para acessórios
- Sistema de rebaixamento lateral de suspensão (ECAS)
- Tacógrafo eletrônico diário para 2 motoristas ou semanal para 1 ou 2 motoristas
- Tanque de combustível de 300 litros
O-500M Buggy
- Coluna de direção regulável
- Conjunto de rodas de aço 7.50 x 22.5 e pneu 11 R 22.5
- Limitador de velocidade 100km/h
- Redução do eixo traseiro i=5,857 (41:7)
- Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V / 80 A
- Retarder Voith 123
- Rodas de alumínio 8.25 x 22.5
- Tacógrafo eletrônico diário para 2 motoristas ou semanal para 1 ou 2 motoristas
- Tanque de combustível de 300 litros