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Mercedes-Benz O-500MA 2836 (360cv) – Euro 3

Mercedes-Benz O-500MA 2836 (360cv) - Euro 3
Tipo: Ônibus articulado
Segmento: Urbano
Fabricação: 2005-11/12
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

O chassi para ônibus articulado O-500 MA é a mais moderna e rentável solução para atender a demanda de passageiros nos grandes centros urbanos.

Incorporando todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, esse chassi vem equipado com motor eletrônico OM-457 LA, posicionado na traseira do veículo, o que traz maior facilidade na manutenção diária, melhor dirigibilidade com mais segurança e menor risco durante a época de chuvas. Entre as vantagens do O-500 MA, destacam-se a articulação com pistões hidráulicos, que oferece excelente dirigibilidade e facilidade de manutenção, e a praticidade do encarroçamento, já que esse chassi sai da fábrica pronto para receber a carroçaria, reduzindo o custo de operação.

Chassi articulado O-500 MA. Por você, a gente não pára de inovar.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-457 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 360 cv (265 kW) @ 2000 rpm
Torque máximo: 1600 Nm (163 mkgf) @ 1100 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 11.967 cm³
Consumo específico: 188 g/kWh (138 g/cvh) a 1300 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Número de cilindros: 2
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 1080 l/min

Transmissão
Modelo: ZF 6HP 602 NMOT – Ecomat 2 Plus
Acionamento: Automático, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
6ª – 0,59:1
Ré – 4,84:1
Opcional 1
Modelo: Voith Diwa D864.3E, com retarder incorporado
Acionamento: Automático, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 4,9:1
2ª – 1,36:1
3ª – 1,00:1
4ª – 0,73:1
Ré – 4,1:1

Direção
Modelo: ZF 8098
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=26,2:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 170 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Intermediário
Modelo: NR 4/61 DL-10
Tipo: Eixo rígido de apoio
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO7/03 DL-12,3
Tipo: Carcaça central com redução nos planetários
Redução: i=7,733 (29:15×4)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Intermediária
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo+Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Chassi para ônibus composto de módulos, formando as partes dianteira e traseira unidas por articulação

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, conjugada com freio-motor convencional, atuando em conjunto com o freio de serviço e retarder através de uma tecla no painel
Área de frenagem
Total: 9.001 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2036
Eixo intermediário: 5540
Eixo traseiro: 1702
Total: 9278
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 7000
Eixo intermediário: 12300
Eixo traseiro: 10000
Total: 28000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo intermediário: 10000
Eixo traseiro: 10000
Total: 26000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
Óleo no cárter, máx./min.: 26 / 22
Caixa de mudanças: 30 (ZF)
28 (Voith)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 12
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 42

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário: 5250
(A’) Distância entre-eixos intermediário e traseiro: 6700
(B) Comprimento total: 17870
(C) Balanço dianteiro: 2570
(D) Balanço traseiro: 3350
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2036
(F) Bitola – eixo traseiro: 1800
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2360
(I) Ângulo de entrada: 14°
(J) Ângulo de saída:
(K) Vão livre dianteiro: 209
(L) Vão livre traseiro: 295
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,3
Altura externa: 2102

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF 6 HP 602 – Ecomat 2 Plus
Eixo traseiro: MB HO7/03 DL-12,3
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=7,733 (29:18×4)
Velocidade máxima (km/h): 84
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 36
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: Voith Diwa 864.3 E
Eixo traseiro: MB HO7/03 DL-12,3
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=7,733 (29:18×4)
Velocidade máxima (km/h): 71
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 48

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2070
RPM corte: 2170
RPM corte máx: 2280
RPM M L min: 500
RPM M L: 550
RPM M L máx: 600
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,63
Altitudes acima de 350m: 0,85
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-457 LA (360 cv a 2000 rpm/1600 Nm de 1100 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência de frenagem adicional, conjugado com o sistema borboleta, freio de serviço e retarder, proporcionando maior segurança nas operações, economia de combustível e aumentando a vida útil dos freios.

Chassi quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.

Caixa automática ZF6 HP 602 com retarder (freio auxiliar) incorporado – com 6 marchas, propicia engates suaves e precisos, tornando fácil e confortável a sua operação, maximizando o desempenho do veículo e aumentando a vida útil das lonas de freios, impedindo naturalmente abusos desnecessários na maneira de dirigir, o que aumenta a durabilidade dos componentes do trem-de-força.

Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.

Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de retardador acionado, de controle do ABS, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.

Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.

Coluna de direção regulável (opcional) – propicia a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.

Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Articulação – proporciona movimentos suaves nas manobras e oferece um sistema de segurança que informa antecipadamente o momento do batente metálico.

Mercedes-Benz O-500 - Módulos

Opcionais
  • Sistema de freio ABS
  • Coluna de direção regulável
  • Preparação para ar-condicionado
  • Administrador de frota FM 200 Plus – Sistema para gerenciamento de frota
  • Bateria de 12 V/220 Ah
  • Rodas de Alumínio
  • ECAS – Sistema de suspensão
  • Transmissão automática Voith DIWA 864.3 E com retarder integrado

Função desabilitada

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