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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-500MA

  • Uso: Ônibus urbano articulado
  • Fabricação: De 2005 até 2012
  • Baumúster: 382154
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

O chassi para ônibus articulado O-500 MA é a mais moderna e rentável solução para atender a demanda de passageiros nos grandes centros urbanos. 
Incorporando todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, esse chassi vem equipado com motor eletrônico OM-457 LA, posicionado na traseira do veículo, o que traz maior facilidade na manutenção diária, melhor dirigibilidade com mais segurança e menor risco durante a época de chuvas. Entre as vantagens do O-500 MA, destacam-se a articulação com pistões hidráulicos, que oferece excelente dirigibilidade e facilidade de manutenção, e a praticidade do encarroçamento, já que esse chassi sai da fábrica pronto para receber a carroçaria, reduzindo o custo de operação.
Chassi articulado O-500 MA. Por você, a gente não pára de inovar.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-457 LA – Conama Fase P-5/Euro III
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 265 kW (360cv) a 2000 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 1600 Nm (163 mkgf) a 1100 rpm
  • Cilindrada total: 11.967 cm³
  • Consumo específico: 188 g/kWh (138 g/cvh) a 1300 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Tipo: dois cilindros
  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 1080 l/min

 ZF 6 HP 602 NMOT/3,43-0,59 – Ecomat 2 Plus 

  • Acionamento: por meio de teclas
  • Marchas: 6
  • Relação de transmissão: i=3,43 / 2,01 / 1,42 / 1,00 / 0,83 / 0,59 / marcha a ré: 4,84

 Voith Diwa 864.3 E automática com retarder incorporado (opcional) 

  • Acionamento: por meio de teclas
  • Marchas: 4
  • Relação de transmissão: i=4,9 / 1,36 / 1,00 / 0,73 / marcha a ré: 4,1

  • Modelo: ZF 8098
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=26,2:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 140 A

 Bateria 

  • Capacidade/tensão: 170 Ah / 2 x 12 V

  • Tipo: chassi para ônibus composto de módulos, formando as partes dianteira e traseira unidas por articulação

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VO 4/13 DL-7
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro motriz 

  • Modelo: MB HO7/03 DL-12,3
  • Tipo: carcaça central com redução nos planetários
  • Redução: i=7,733 (29:15×4)

 Eixo Traseiro auxiliar 

  • Modelo: NR 4/61 DL-10
  • Tipo: eixo rígido de apoio

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

 Suspensão Traseira (eixo auxiliar / eixo motriz) 

  • Tipo: pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadoranão

  • Aros das rodas: 8.25 – 22,5
  • Pneumáticos: 295/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 9.001 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, conjugada com freio-motor convencional, atuando em conjunto com o freio de serviço e retarder através de uma tecla no painel

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Chassis para ônibus, sem carroçaria

  • Eixo dianteiro: 2036
  • Eixo traseiro: 1702
  • Eixo auxiliar: 5540
  • Total: 9278

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 7000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Eixo auxiliar: 12300
  • Total: 28000

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Eixo auxiliar: 10000
  • Total: 26000

Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.

  • Tanque de combustível (somente para manobras): 20
  • Óleo no cárter, máx./min.: 26/22
  • Caixa de mudanças: 30/28
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 12
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 42

  • (A) Distância entre-eixos dianteiro e central: 5250
  • (A') Distância entre-eixos central e traseiro: 6700
  • (B) Comprimento total: 17870
  • (C) Balanço dianteiro: 2570
  • (D) Balanço traseiro: 3350
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2036
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1800
  • (H) Largura: 2360
  • (I) Ângulo de entrada: 14°
  • (J) Ângulo de saída: 
  • (K) Vão livre dianteiro: 209
  • (L) Vão livre traseiro: 295
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,3
  • Altura: 2102

 ZF 6 HP 602 – Ecomat 2 Plus 

  • Eixo traseiro: MB HO7/03 DL-12,3
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Redução: i=7,733 (29:18×4)
  • Velocidade máxima (km/h): 84
  • Capacidade máxima de subida com 26.000kg (%) – (veículo em movimento): 36

 Voith Diwa 864.3 E 

  • Eixo traseiro: MB HO7/03 DL-12,3
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Redução: i=7,733 (29:15×4)
  • Velocidade máxima (km/h): 71
  • Capacidade máxima de subida com 26.000kg (%) – (veículo em movimento): 48

  • Sistema de freio ABS
  • Coluna de direção regulável
  • Preparação para ar-condicionado
  • Administrador de frota FM 200 Plus – Sistema para gerenciamento de frota
  • Bateria de 12 V/220 Ah
  • Rodas de Alumínio
  • ECAS – Sistema de suspensão
  • Transmissão automática Voith DIWA 864.3 E com retarder integrado

  • Motor OM-457 LA (360 cv a 2000 rpm/1600 Nm de 1100 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência de frenagem adicional, conjugado com o sistema borboleta, freio de serviço e retarder, proporcionando maior segurança nas operações, economia de combustível e aumentando a vida útil dos freios.
  • Chassi quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
  • Caixa automática ZF6 HP 602 com retarder (freio auxiliar) incorporado – com 6 marchas, propicia engates suaves e precisos, tornando fácil e confortável a sua operação, maximizando o desempenho do veículo e aumentando a vida útil das lonas de freios, impedindo naturalmente abusos desnecessários na maneira de dirigir, o que aumenta a durabilidade dos componentes do trem-de-força.
  • Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de retardador acionado, de controle do ABS, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.
  • Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
  • Coluna de direção regulável (opcional) – propicia a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.
  • Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
  • Articulação – proporciona movimentos suaves nas manobras e oferece um sistema de segurança que informa antecipadamente o momento do batente metálico.

Mercedes-Benz O-500MA

 Giro do motor 

  • RPM corte min2070
  • RPM corte: 2170
  • RPM corte máx: 2280
  • RPM M L min: 500
  • RPM M L: 550
  • RPM M L máx: 600

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,63
  • Altitudes acima de 350m: 0,85

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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