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Mercedes-Benz O-500MDA 3736 (354cv)

Mercedes-Benz O-500MDA 3736 (354cv)
Tipo: Ônibus superarticulado
Segmento: Urbano
Obs.: Com eixo adicional no vagão traseiro
Fabricação: 2012-22/23
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Março/2016)

O-500 MDA

O chassi para ônibus articulado O-500 MDA é a mais moderna e rentável solução para atender a demanda de passageiros nos grande centros urbanos, possui PBT técnico de 37 toneladas e permite a montagem de carrocerias com até 23 metros de comprimento, com capacidade para transportar mais de 200 passageiros (dependendo do layout interno). Um chassi 8×2, que conta com o eixo de apoio direcional instalado no 2º carro, auxiliando nas manobras e na condução do veículo. Incorporando todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, esse chassi vem equipado com motor eletrônico OM-457 LA (Proconve P-7), posicionado na traseira do veículo, o que traz maior facilidade na manutenção diária, melhor dirigibilidade com mais segurança e menor risco durante a época de chuvas. Entre as vantagens do O-500 MDA, destacam-se a articulação com pistões hidráulicos, que oferece excelente dirigibilidade, facilidade de manutenção e a praticidade do encarroçamento e reduzido custo de operação. Para a definição do entre-eixos que será fornecido no 2º carro, será necessário informar qual será o comprimento desejado.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-457 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 354 cv (260 kW) @ 2000 rpm
Torque máximo: 1600 Nm (163,2 mkgf) @ 1100 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 11.967 cm³
Consumo específico: 183,8 g/kWh a 1200 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Climatização: Polia do motor para ar-condicionado (em 2016)
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 1080 l/min a 10 bar

Transmissão
Modelo: Voith Diwa D884.5, com retarder incorporado
Acionamento: Automático, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 4,85:1
2ª – 1,36:1
3ª – 1,00:1
4ª – 0,74:1
Ré – 4,1:1
Opcional 1
Modelo: ZF 6AP 1700B – Ecolife, com retarder incorporado
Acionamento: Automático, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,364:1 (7,70:1 com conversor de torque)
2ª – 1,909:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,72:1
6ª – 0,62:1
Ré – 4,235:1 (9,84:1 com conversor de torque)
Conversor de torque: i=2,29

Direção
Modelo: ZF 8098
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=26,2:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 220 Ah (livre de manutenção)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/40 DCL-7,1
Tipo: Punho
Eixo Intermediário
Modelo: 1º eixo: To – 11,5A / C 22.5
2º eixo: ZF RL 75 EC (ERA)
Tipo: Carcaça central com tubos de aço (sem engrenagens)
Eixo de apoio com suspensão independente
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO7/03 RO 300 – 13 / C 22.5
MB HO7/03 DCL-12,3 (em 2013)
Tipo: Carcaça central com redução nos planetários
Redução: i=7,733 (29:15×4)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Intermediária
Tipo: Suspensão Intermediária: Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
Eixo auxiliar: Pneumática com 2 bolsões de ar, 2 barras tensoras longitudinais e 2 barras triangulares
Amortecedores: Suspensão Intermediária: 4, telescópicos de dupla ação
Eixo auxiliar: 2, telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo+Simples+Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Composto de módulos, com as partes dianteira e traseira unidas por articulação
Material empregado: LNE 50

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, disco nas rodas dianteiras e traseiras
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas dos eixos intermediário e traseiro
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, conjugada com o freio motor convencional, podendo atuar em conjunto com freio de serviço e retarder através de uma tecla no painel
ABS / ASR
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série
Área de frenagem
Total: 3.136 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1469
Eixo intermediário: 7175
Eixo traseiro: 2327
Total: 10971
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 7100
Eixo intermediário+traseiro: 11500+18400
Total: 37000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo intermediário+traseiro: 10000+13500
Total: 29500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
Reservatório de ureia (Arla32): 35
Óleo no cárter, máx./min.: 26 / 22
Caixa de mudanças: Voith: 25
ZF: 25
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 12 + 6,5 nas duas planetárias
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 42

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário: 3000+7000 (sob consulta)
7600 (sob consulta)
9000(série)+1600
(C) Balanço dianteiro: 2570
(D) Balanço traseiro: 3350
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2036
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 25,000
28,000
Altura externa: 2102

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: Voith D884.5
Eixo traseiro: MB HO7/03 RO 300 – 13 / C 22.5
MB HO7/03 DCL-12,3 (em 2013)
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=7,733 (29:15×4)
Velocidade máxima (km/h): 67
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 28
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF 6AP 1700 Ecolife
Eixo traseiro: MB HO 7/03 RO 300 – 13 / C 22.5
MB HO 7/03 DCL-12,3 (em 2013)
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=7,733 (29:15×4)
Velocidade máxima (km/h): 84
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2170
RPM corte: 2170
RPM corte máx: 2190
RPM M L min: 510
RPM M L: 510
RPM M L máx: 560
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,5
Altitudes acima de 350m: 0,68
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características
  • Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
  • Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
  • Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
  • Secador de ar com sistema coalescente
  • Chave elétrica geral
  • Bateria de 220Ah (livre de manutenção)
  • Coluna de direção regulável
  • Sensor incêndio no compartimento do motor
  • Freio a disco nas 8 rodas com ABS+ASR
  • Freio de parada para o sistema de portas
  • Válvula Consep para extração de resíduos de óleo
  • Novo sistema de admissão, possibilitando a bancada 5 assentos na traseira

Motor OM-457 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência de frenagem adicional, conjugado com o sistema borboleta, freio de serviço e retarder, proporcionando maior segurança nas operações, economia de combustível e aumento da vida útil dos freios.

Chassi quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.

Freio a disco nas rodas dianteiras e traseiras – propicia melhor eficiência na frenagem e maior facilidade na manutenção.

Painel de instrumento – todos od veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios, consumo instantâneo de combustível e do nível do tanque de combustível.

Luzes de Aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de retardador acionado, de controle do ABS, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou elevação da suspensão.

Suspensão penumática integral – com maior conforto e confiabilidade ao seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.

Eixo traseiro de apoio direcional – proporciona melhor manobrabilidade e dirigibilidade além de menor arraste em curvas, aumentando a durabilidade dos pneus.

Coluna de direção regulável – propicia a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.

Articulação – proporciona movimentos suaves nas manobras e oferece um sistema de segurança que informa antecipadamente o momento do batente metálico.

Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçado/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui um tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Sistema Antibloqueio das Rodas (ABS) – monitora a velocidade das rodas, ultrapassando os limites máximos de desaceleração e escorregamento. O sistema aciona as válvulas moderadoras de pressão, que controlam a frenagem em cada roda, dessa maneira evita-se o bloqueio (travamento) das rodas, dentro dos requisitos para uma frenagem eficiente: menor espaço de frenagem, manutenção da dirigibilidade (controle sobre o veículo) e preservação da estabilidade direcional.

Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.

Mercedes-Benz O-500 - Módulos

Opcionais
  • Estepe mais ferramentas
  • Preparação para ar condicionado
  • Administrador de frota FM 200 Plus – sistema para gerenciamento de frota
  • Entre-eixos de 7000mm ou 7600mm para o 2º carro
  • Versões para 20 metros e 21 metros (em 2016)
  • Redução i=6,00 (28:18×4) (em 2016)

Função desabilitada

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