ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz O-500R 1632 (326cv)

Mercedes-Benz O-500R 1632 (326cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 2001-2005
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (2004)

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-926 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 326 cv (240 kW) @ 2300 rpm
Torque máximo: 1300 Nm (133 mkgf) @ 1200 a 1500 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 7.201 cm³
Relação de compressão: 17,4:1
Consumo específico: 197 g/kWh (145 g/cvh) a 1300 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Número de cilindros: 1
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 560 l/min. a 10 bar de contrapressão

Transmissão
Modelo: ZF S6-1550
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=20,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=3,666 (44:12)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço
Área de frenagem
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1160
Eixo traseiro: 4740
Total: 5900
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 7000
Eixo traseiro: 11500
Total: 18500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
Óleo no cárter, máx./min.: 28 / 23
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 37

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3006 (entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis)
(B) Comprimento total: 8920
(C) Balanço dianteiro: 2570
(D) Balanço traseiro: 3350
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2025
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2472
(I) Ângulo de entrada: 11°14′
(J) Ângulo de saída: 8°08′
(K) Vão livre dianteiro: 204
(L) Vão livre traseiro: 234
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 24,8

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 6-1550/6,98
Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=3,666 (44:12)
Velocidade máxima (km/h): 120
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: 42

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2470
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2780
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,9
Altitudes acima de 350m: 1,22
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-906 LA (326 cv a 2300 rpm/1.300 Nm de 1200 a 1500 rpm) – Completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro.Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixasrotações.

Top Brake – Freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de30%. Conjugado com os sistemas borboleta, propicia maior segurança nasoperações e aumenta a vida útil dos freios. Permite menos trocas de marchas,economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o queconseqüentemente reduz o tempo de viagem.

Chassi Quadro – Constituído de perfis em aço estampados e perfis tubularescom asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estascaracterísticas apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade deencarroçamento.

Painel de Instrumentos Eletrônico – Possui diagnóstico onboard, isto é, o painelcontém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa asituação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia uma maiorliberdade de instalação.

Sistema Pneumático – Além da já consagrada central APU de secagem do ar,este chassi está equipado com o separador óleo/ar, que aumenta ainda mais avida útil das válvulas pneumáticas.

Ventilador do Motor – Este chassi está equipado com um novo ventilador elétricomagnético que só atua quando necessário, acarretando, com isto, melhoraproveitamento da potência do motor.

Suspensão Pneumática Integral – Com maior conforto e confiabilidade aospassageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendoatestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.

Sistema Escamoteável do Radiador – Possibilita a desmontagem do radiadorcom rapidez, uma vez que não está fixo diretamente no chassi e sim ligado pormeio de três coxins de borracha.

Central Elétrica Fuse Box – Proporciona ao encarroçador/cliente facilidade paraacrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possuitamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Opcionais
  • Coluna de direção regulável
  • Rodas de alumínio
  • Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V/140 A
  • Tacógrafo eletrônico diário para 2 motoristas ou semanal para 1 ou 2 motoristas
  • Retarder Telma
  • Redução do eixo traseiro i=4,3 (43:10)
  • Retarder Voith R120

Função desabilitada

Menu