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Mercedes-Benz O-500R 1632 (326cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Fabricação: | 2001-2005 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (2004) |
Modelo: | Mercedes-Benz OM-926 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 326 cv (240 kW) @ 2300 rpm |
Torque máximo: | 1300 Nm (133 mkgf) @ 1200 a 1500 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 7.201 cm³ |
Relação de compressão: | 17,4:1 |
Consumo específico: | 197 g/kWh (145 g/cvh) a 1300 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Número de cilindros: | 1 |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 560 l/min. a 10 bar de contrapressão |
Modelo: | ZF S6-1550 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=20,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 140 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=3,666 (44:12) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço. Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1160 |
Eixo traseiro: | 4740 |
Total: | 5900 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 7000 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Total: | 18500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 20 (somente para manobras) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 28 / 23 |
Caixa de mudanças: | 13 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 37 |

(A) Distância entre-eixos: | 3006 (entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis) |
(B) Comprimento total: | 8920 |
(C) Balanço dianteiro: | 2570 |
(D) Balanço traseiro: | 3350 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2025 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2472 |
(I) Ângulo de entrada: | 11°14′ |
(J) Ângulo de saída: | 8°08′ |
(K) Vão livre dianteiro: | 204 |
(L) Vão livre traseiro: | 234 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 24,8 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 6-1550/6,98 |
Eixo traseiro: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,666 (44:12) |
Velocidade máxima (km/h): | 120 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 42 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2470 |
RPM corte: | 2720 |
RPM corte máx: | 2780 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,9 |
Altitudes acima de 350m: | 1,22 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-906 LA (326 cv a 2300 rpm/1.300 Nm de 1200 a 1500 rpm) – Completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro.Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixasrotações.
Top Brake – Freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de30%. Conjugado com os sistemas borboleta, propicia maior segurança nasoperações e aumenta a vida útil dos freios. Permite menos trocas de marchas,economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o queconseqüentemente reduz o tempo de viagem.
Chassi Quadro – Constituído de perfis em aço estampados e perfis tubularescom asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estascaracterísticas apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade deencarroçamento.
Painel de Instrumentos Eletrônico – Possui diagnóstico onboard, isto é, o painelcontém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa asituação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia uma maiorliberdade de instalação.
Sistema Pneumático – Além da já consagrada central APU de secagem do ar,este chassi está equipado com o separador óleo/ar, que aumenta ainda mais avida útil das válvulas pneumáticas.
Ventilador do Motor – Este chassi está equipado com um novo ventilador elétricomagnético que só atua quando necessário, acarretando, com isto, melhoraproveitamento da potência do motor.
Suspensão Pneumática Integral – Com maior conforto e confiabilidade aospassageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendoatestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
Sistema Escamoteável do Radiador – Possibilita a desmontagem do radiadorcom rapidez, uma vez que não está fixo diretamente no chassi e sim ligado pormeio de três coxins de borracha.
Central Elétrica Fuse Box – Proporciona ao encarroçador/cliente facilidade paraacrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possuitamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
- Coluna de direção regulável
- Rodas de alumínio
- Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V/140 A
- Tacógrafo eletrônico diário para 2 motoristas ou semanal para 1 ou 2 motoristas
- Retarder Telma
- Redução do eixo traseiro i=4,3 (43:10)
- Retarder Voith R120