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Mercedes-Benz O-500R 1830 (305cv) – Euro 3

Mercedes-Benz O-500R 1830 (305cv) - Euro 3
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 2005-11/12
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

Desenvolvido para aplicação rodoviária de curta distância e fretamento, o chassi O-500 R incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação.

O veículo apresenta alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente. O chassi O-500 R é dimensionado para suportar 18,5 toneladas e ainda possibilita a alteração no entreeixo para alongamentos até 13,2 metros de comprimento total.

O motor eletrônico OM-926 LA apresenta 305 cv de potência e 1.200 Nm de torque, proporcionando um desempenho superior na aplicação rodoviária, com economia de combustível e rentabilidade.

Definitivamente, este é o veículo ideal quando sua operação requer um chassi de concepção avançada, associado à garantia da marca líder em transporte de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-926 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 305 cv (225 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 1200 Nm (122 mkgf) @ 1400 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 7.201 cm³
Consumo específico: 200 g/kWh (147 g/cvh) a 1500 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Número de cilindros: 2
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 1080 l/min a 10 bar com 2500 rpm

Transmissão
Modelo: ZF S6-1550
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Embreagem
Modelo: MFZ 430
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8098 Servocom
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=26,1:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 2x 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=3,666 (44:12)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, com válvula no assoalho, conjugado com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com freio de serviço através de uma tecla no painel
Área de frenagem
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1030
Eixo traseiro: 4580
Total: 5610
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 7000
Eixo traseiro: 11500
Total: 18500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
Óleo no cárter, máx./min.: 28 / 23
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 37

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3006 (entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis)
(B) Comprimento total: 8926
(C) Balanço dianteiro: 2570
(D) Balanço traseiro: 3350
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2036
(F) Bitola – eixo traseiro: 1824
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2469
(I) Ângulo de entrada: 13°41′
(J) Ângulo de saída:
(K) Vão livre dianteiro: 209
(L) Vão livre traseiro: 236
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 24,5
Altura externa: 1772

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 6-1550
Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=3,666 (44:12)
Velocidade máxima (km/h): 120 (valor limitado eletronicamente)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: 39

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2470
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2780
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,8
Altitudes acima de 350m: 1,08
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-926 LA (305 cv a 2200 rpm/1.200 Nm de 1400 a 1600 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30%. Conjugado com o sistema borboleta, propicia maior segurança nas operações e aumenta a vida útil dos freios. Permite menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.

Chassi quadro – constituído de perfis em aço estampados e perfis tubulares com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.

Painel de instrumentos eletrônico – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão de óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.

Sistema pneumático – consagrada central APU com secagem do ar, que aumenta ainda mais a vida útil das válvulas pneumáticas.

Ventilador do motor – este chassi está equipado com um novo ventilador elétrico magnético que só atua quando necessário, acarretando, com isso, melhor aproveitamento da potência do motor.

Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.

Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi e sim ligado através de três coxins de borracha.

Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Limitador de velocidade a 120 km/h – proporciona maior segurança na operação.

Mercedes-Benz O-500 - Módulos

Opcionais
  • Caixa de direção regulável
  • Caixa automática ZF 6HP592
  • Freio ABS
  • Redução do eixo traseiro i=3,917 (47:12)
  • Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V / 140 A
  • Retarder Voith R120
  • Rodas de alumínio 8.25 – 22,5

Função desabilitada

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