ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
- Fabricação: 2ª versão – de 2006 até 2012
- Baumúster: 382176 (intermunicipal) / 634001 (rodoviário)
- Norma de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)
Desenvolvido para aplicação rodoviária de curta distância e fretamento, o chassi O-500 R incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação.
O veículo apresenta alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente. O chassi O-500 R é dimensionado para suportar 18,5 toneladas e ainda possibilita a alteração no entreeixo para alongamentos até 13,2 metros de comprimento total.
O motor eletrônico OM-926 LA apresenta 305 cv de potência e 1.200 Nm de torque, proporcionando um desempenho superior na aplicação rodoviária, com economia de combustível e rentabilidade.
Definitivamente, este é o veículo ideal quando sua operação requer um chassi de concepção avançada, associado à garantia da marca líder em transporte de passageiros.
- Modelo: Mercedes-Benz OM-926 LA – Proconve P-5/Euro III
- Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler
- Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 225 kW (305cv) a 2200 rpm
- Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 1200 Nm (122 mkgf) de 1400 a 1600 rpm
- Cilindrada total: 7.201 cm³
- Consumo específico: 200 g/kWh (147 g/cvh) a 1500 rpm
- Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
- Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
- Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
Unidade Injetora
- Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
- Tipo: direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
- Tipo: dois cilindros
- Acionamento: por engrenagens
- Fluxo de trabalho: 1080 l/min a 10 bar com 2500 rpm
- Modelo: ZF S 6-1550
- Acionamento: por meio de alavanca
- Marchas sincronizadas: 6
- Relação de transmissão: i=6,98 / 4,06 / 2,74 / 1,89 / 1,31 / 1,00 / marcha a ré: 6,43
- Modelo: MFZ 430
- Tipo: monodisco – seco
- Acionamento: hidropneumático
- Modelo: ZF 8098 Servocom
- Tipo: hidráulica
- Relação de redução: i(máx)=26,1:1
Tensão nominal
- Capaciade: 24 V
Alternador
- Capaciade: (2x) 28 V / 80 A
Bateria
- Capacidade/tensão: 2 x 135 Ah / 12 V
- Tipo: longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos
Eixo Dianteiro
- Modelo: MB VO 4/13 DL-7
- Tipo: punho
Eixo Traseiro
- Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
- Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
- Redução: i=3,666 (44:12)
Suspensão Dianteira
- Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
- Aros das rodas: 8.25 – 22,5
- Pneumáticos: 295/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)
Freio de serviço
- Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
- Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem total: 5.437 cm²
- Regulador automático de freio: sim
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-motor
- Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
- Acionamento: eletropneumático
- Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
- Acionamento: eletropneumático, com válvula no assoalho, conjugado com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com freio de serviço através de uma tecla no painel
Em ordem de marcha, conforme NBR 6070
Chassi para ônibus
- Eixo dianteiro: 1030
- Eixo traseiro: 4580
- Total: 5610
Pesos admissíveis / Valores indicados
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 7000
- Eixo traseiro: 11500
- Total: 18500
Pesos admissíveis / Valores autorizados
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 16000
Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.
- Tanque de combustível (para transporte): 20
- Óleo no cárter, máx./min.: 28/23
- Caixa de mudanças: 13
- Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
- Direção hidráulica: 3,5
- Sistema de arrefecimento: 37
- (A) Distância entre-eixos: 3006 (entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis)
- (B) Comprimento total: 8926
- (C) Balanço dianteiro: 2570
- (D) Balanço traseiro: 3350
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 2036
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1824
- (H) Largura: 2469
- (I) Ângulo de entrada: 13°41'
- (J) Ângulo de saída: 8°
- (K) Altura livre do solo no eixo dianteiro: 209
- (L) Altura livre do solo no eixo traseiro: 236
- (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado para entre-eixo de 7.050 mm, mØ: 24,5
- Altura: 1772
- Caixa de mudanças: ZF S 6-1550
- Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
- Redução (eixo traseiro): i=3,666 (44:12)
- Pneus: 295/80 R 22,5
- Velocidade máxima (km/h): 120 (valor limitado eletronicamente)
- Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%) – (veículo em movimento): 39
- Caixa de direção regulável
- Caixa automática ZF 6HP592
- Freio ABS
- Redução do eixo traseiro i=3,917 (47:12)
- Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V/ 140 A
- Retarder Voith R120
- Rodas de alumínio 8.25 – 22,5
- Motor OM-926 LA (305 cv a 2200 rpm/1.200 Nm de 1400 a 1600 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
- Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30%. Conjugado com o sistema borboleta, propicia maior segurança nas operações e aumenta a vida útil dos freios. Permite menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
- Chassi quadro – constituído de perfis em aço estampados e perfis tubulares com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
- Painel de instrumentos eletrônico – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão de óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
- Sistema pneumático – consagrada central APU com secagem do ar, que aumenta ainda mais a vida útil das válvulas pneumáticas.
-
Ventilador do motor – este chassi está equipado com um novo ventilador elétrico magnético que só atua quando necessário, acarretando, com isso, melhor aproveitamento
da potência do motor. -
Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de
altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz. -
Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi e sim ligado através de três
coxins de borracha. - Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
- Limitador de velocidade a 120 km/h – proporciona maior segurança na operação.
Giro do motor
- RPM corte min: 2470
- RPM corte: 2720
- RPM corte máx: 2780
- RPM M L min: 550
- RPM M L: 600
- RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 0,80
- Altitudes acima de 350m: 1,08
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)