ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
- Fabricação: De 2004 até 2012
- Baumúster: 634011
- Nível de emissão dos gases: Euro 3 / proconve P-5
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)
Desenvolvido para aplicação rodoviária de curta, média e longa distância, o chassi O-500 RS incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. O veículo apresenta alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente. O chassi O-500 RS é dimensionado para suportar 18,5 toneladas e ainda possibilita a alteração no entreeixo para alongamentos até 13,2 metros de comprimento total. O motor eletrônico OM-457 LA, que atende à legislação Proconve P-5 (Euro III), apresenta 329 cv de potência e 1.450 Nm de torque, proporcionando um desempenho superior na aplicação rodoviária, com economia de combustível e rentabilidade. Definitivamente, este é o veículo ideal quando sua operação requer um chassi de concepção avançada, associado à garantia da marca líder em transporte de passageiros.
- Modelo: Mercedes-Benz OM-457 LA – Conama Fase P-5 (Euro III)
- Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler
- Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 242 kW (329cv) a 2000 rpm
- Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 1450 Nm (148 mkgf) a 1100 rpm
- Cilindrada total: 11.967 cm³
- Consumo específico: 190 g/kWh (141 g/cvh) a 1300 rpm
- Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
- Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
- Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
Unidade Injetora
- Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
- Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
- Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
- Acionamento: por engrenagens
- Fluxo de trabalho: 636 l/min a 10 bar com 2812 rpm
- Modelo: ZF S 6-1550
- Acionamento: por meio de alavanca
- Marchas sincronizadas: 6
- Relação de transmissão: i=6,98 / 4,06 / 2,74 / 1,89 / 1,31 / 1,00 / marcha a ré: 6,43
- Modelo: MF 430
- Tipo: monodisco – seco
- Acionamento: hidropneumático
- Modelo: ZF 8098 Servocom
- Tipo: hidráulica
- Relação de redução: i(máx)=23,8
Tensão nominal
- Capaciade: 24 V
Alternador
- Capaciade: 28 V / 140 A
Bateria
- Capacidade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V
- Tipo: longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos
Eixo Dianteiro
- Modelo: MB VO 4/13 DL-7
- Tipo: punho
Eixo Traseiro
- Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
- Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
- Redução: i=3,333 (40:12)
Suspensão Dianteira
- Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
- Aros das rodas: 8.25 – 22,5
- Pneumáticos: 295/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)
Freio de serviço
- Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
- Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem: 5.684 cm²
- Regulador automático de freio: sim
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio motor
- Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
- Acionamento: eletropneumático
- Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
- Acionamento: eletropneumático, com válvula no assoalho conjugado com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço através de uma tecla no painel
Em ordem de marcha, conforme NBR 6070
Plataforma alongável para ônibus rodoviário
- Eixo dianteiro: 890
- Eixo traseiro: 5100
- Total: 5990
Pesos admissíveis / Valores indicados
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 7000
- Eixo traseiro: 11500
- Total: 18500
Pesos admissíveis / Valores autorizados
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 16000
Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.
- Tanque de combustível (para transporte): 20
- Óleo no cárter, máx./min.: 26/22
- Caixa de mudanças: 13
- Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
- Direção hidráulica: 3,5
- Sistema de arrefecimento: 42
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (somente para transporte, módulos ajustáveis)
- (B) Comprimento total antes do alongamento: 8556
- (C) Balanço dianteiro: 2200
- (D) Balanço traseiro: 3350
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 2036
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1824
- (H) Largura: 2469
- (I) Ângulo de entrada: 13°
- (J) Ângulo de saída: 8°
- (K) Vão livre dianteiro: 238
- (L) Vão livre traseiro: 234
- (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 26,6
- Altura: 1894
- Caixa de mudanças: ZF S 6-1550
- Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
- Redução: i=3,333 (40:12) / i=3,666 (44:12)
- Pneus: 295/80 R 22,5
- Velocidade máxima (km/h): 120 (limitado eletronicamente) / 109
- Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%) – (veículo em movimento): 36 / 40
- Balanço dianteiro longo
- Coluna de direção regulável
- Redução do eixo traseiro i=3,666 (44:12)
- Regulagem de nível da suspensão
- Retarder Voith R120
- Rodas de alumínio 8.25 – 22,5
- Sistema de freios ABS (Anti-Block Brake System)
- Tempomat (piloto automático)
- Motor OM-457 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
- Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30%, conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios. Permite menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
- Chassi quadro modular – constituído de perfis em aço estampado, de perfis tubulares com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
- Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia uma maior liberdade de instalação.
- Sistema pneumático – além da já consagrada central APU de secagem do ar, este chassi está equipado com o separador óleo/ar (válvula Consep), que aumenta ainda mais a vida útil das válvulas pneumáticas.
- Ventilador do motor – este chassi está equipado com um novo ventilador elétrico magnético, que só atua quando necessário, acarretando, com isso, melhor aproveitamento da potência do motor.
- Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
- Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi e, sim, ligado através de três coxins de borracha.
- Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
- Módulo dianteiro do chassi – possibilidade de rebaixamento do posto do motorista.
Giro do motor
- RPM corte min: 2070
- RPM corte: 2170
- RPM corte máx: 2280
- RPM M L min: 490
- RPM M L: 550
- RPM M L máx: 750
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 0,51
- Altitudes acima de 350m: 0,69
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)