ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
- Fabricação: A partir de 2012
- Baumúster: 634011
- Nível de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Março/2016)
O-500RS 1836 4×2
Desenvolvido para aplicação rodoviária de curta, média e longa distância, o chassi O-500 RS 1836 incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz.
É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. O veículo apresenta alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente. O chassi O-500 RS 1836 é dimensionado para suportar 18,5 toneladas e ainda possibilita a alteração no entre-eixo para alongamentos até 13,2 metros de comprimento total. O motor eletrônico OM-457 LA (Proconve P-7) apresenta 354 cv de potência a 1.600 Nm de torque, proporcionando um desempenho superior na aplicação rodoviária, com economia de combustível e rentabilidade.
Definitivamente, este é o veículo ideal quando sua operação requer um chassi de concepção avançada, associado à garantia da marca líder em transporte de passageiros.
- Modelo: MB OM-457 LA (Proconve P-7)
- Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler
- Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 260 kW (354cv) a 2000 rpm
- Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 1600 Nm (163,2 mkgf) a 1100 rpm
- Cilindrada total: 11.967 cm³
- Consumo específico: 184 g/kWh a 1170 rpm
- Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
- Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
- Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
- Redução catalítica seletiva de NOx (SCR): sim
Unidade Injetora
- Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
- Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
- Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
- Acionamento: por engrenagens
- Fluxo de trabalho: 1.080 l/min a 10 bar (em 2016)
- Polia do motor para ar-condicionado (em 2016)
- Modelo: MB GO 190-6
- Acionamento: por meio de alavanca
- Marchas sincronizadas: 6
- Relação de transmissão: i=8,17 / 4,65 / 2,79 / 1,81 / 1,25 / 1,00 / marcha à ré: 7,683
- Modelo: MFZ 430
- Tipo: monodisco, seco
- Acionamento: hidropneumático
- Modelo: ZF 8098
- Tipo: hidráulica
- Relação de redução: i(máx)=26,2:1
Tensão nominal
- Capaciade: 24 V
Alternador
- Capaciade: 28 V / 140 A
Bateria (livre de manutenção em 2016)
- Capacidade/tensão: 170 Ah / 2 x 12 V (135 Ah em 2012)
- Tipo: longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos
Eixo Dianteiro
- Modelo: MB VO4/13 DL-7
- Tipo: punho
Eixo Traseiro
- Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
- Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
- Redução: i=3,333 (40:12)
Suspensão Dianteira
- Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
- Aros das rodas: 8.25 x 22,5
- Pneus: 295/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)
Freios de serviço
- Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
- Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem total: 5.684 cm²
- Regulador automático de freio: sim
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio motor
- Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
- Acionamento: eletropneumático
- Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
- Acionamento: eletropneumático, com válvula no assoalho conjugada com o freio motor convencional, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço através de uma tecla no painel
- ABS (Sistema Antitravamento): sim (em 2016)
- ASR (Sistema Antipatinação): sim (em 2016)
Pesos admissíveis / Valores indicados
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 7000
- Eixo traseiro: 11500
- Total: 18500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (em 2012)
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 16000
Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.
- Tanque de combustível: 20
- Óleo no cárter, máx./min.: 26/22
- Caixa de mudanças: 11
- Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
- Direção hidráulica: 3,5
- Sistema de arrefecimento: 42
- Tanque de Arla 32: 25 (35 em 2012)
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
- (B) Comprimento total antes do alongamento: 8920
- (C) Balanço dianteiro: 2570 (2470 em 2012)
- (D) Balanço traseiro: 3350 (3280 em 2012)
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 2036
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1798
- (H) Largura: 2458
- (I) Ângulo de entrada: 13º41'
- (J) Ângulo de saída: 8°
- (K) Vão livre dianteiro: 200
- (L) Vão livre traseiro: 232
- (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado: 24.880
- Altura: 1775
- Caixa de Mudanças: MB GO 190-6
- Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
- Redução: i=3,333 (40:12)
- Pneus: 295/80 R 22,5
- Velocidade máxima (km/h): 120 (limitado eletronicamente)
- Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%) – (veículo em movimento): 58 (em 2012)
- Capacidade máxima de subida com 18.500kg (%) – (veículo em movimento): 49 (em 2016)
- Balanço dianteiro longo para carrocerias Double Decker, High Decker e Low Driver (em 2012)
- Coluna de direção regulável (em 2012)
- Redução do eixo traseiro i=3,666 (44:12) (em 2012)
- Regulagem do nível de suspensão (KNR) (em 2012)
- Bateria de 170 Ah / 2 x 12 V (em 2012)
- Bateria de 220 Ah (em 2016)
- Câmbio GO 210 (6 marchas)
- Câmbio GO 240 (8 marchas automatizado)
- Retarder Voith R115E
- Rodas de alumínio polidas 8.25 x 22,5
- Sistema de freio ABS (Anti-Bock Break System) (em 2012)
- Tempomat (piloto automático) (em 2012)
- Sistema de tração ASR (antipatinação) (em 2012)
- Freios a disco (em 2016)
- Freios eletrônicos (EBS, somente com freios a disco) (em 2016)
- Controle eletrônico de estabilidade (ESP, somente com freios a disco) (em 2016)
- Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
- Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
- Polia adicional para ar-condicionado
- Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
- Câmbio G-190 com acionamento servo-assistido
- Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
- Secador de ar com sistema coalescente
- Chave geral eletromagnética
- Bateria de 170Ah (livre de manutenção)
- Coluna de direção regulável
- Barra estabilizadora traseira
- Sensor incêndio no compartimento do motor
- Freio ABS+ASR
- Suspensão eletrônica ECAS com rebaixamento e zoom
- Piloto automático
- Estepe e ferramentas
- Válvula Consep para extração de resíduos de óleo
- Motor OM-457 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
- Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
- Câmbio MB GO 190-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
- Trambulação – sistema de alavanca tipo joystick, com acionamento a cabo e servo-assistido no câmbio, que proporciona menor esforço nos engates e melhor ergonomia ao motorista.
- Chassi quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
- Painel de instrumento eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
- Sistema pneumático – além da já consagrada central APU de secagem do ar, este chassi está equipado com o separador óleo/ar (válvula Consep), que aumenta ainda mais a vida útil das válvulas pneumáticas.
- Ventilador do motor – este chassi está equipado com um novo ventilador elétrico magnético que só atua quando necessário, acarretando, com isso, melhor aproveitamento da potência do motor.
- Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
- Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi, e sim ligado através de três coxins de borracha.
- Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.
- Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
- Módulo dianteiro do chassi – possibilidade de rebaixamento do posto do motorista.
- Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.
Giro do motor
- RPM corte min: 2150
- RPM corte: 2170
- RPM corte máx: 2190
- RPM M L min: 510
- RPM M L: 510
- RPM M L máx: 560
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 0,50
- Altitudes acima de 350m: 0,68
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)