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Mercedes-Benz O-500RSD 2236 (360cv)

Mercedes-Benz O-500RSD 2236 (360cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 2004-2010
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Maio/2008)

Desenvolvido para aplicação rodoviária de média e longa distância, o chassi O-500 RSD incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação.

O veículo apresenta alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente. O chassi O-500 RSD é dimensionado para suportar 22 toneladas e ainda possibilita a alteração no entreeixo para alongamentos até 14 metros de comprimento total. O motor eletrônico OM-457 LA, que atende à legislação Proconve P-5 (Euro III), apresenta 360 cv de potência e 2.000 Nm de torque, proporcionando um desempenho superior na aplicação rodoviária, com economia de combustível e rentabilidade.

Definitivamente, este é o veículo ideal quando sua operação requer um chassi de concepção avançada, associado à garantia da marca líder em transporte de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-457 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 360 cv (265 kW) @ 2000 rpm
Torque máximo: 1600 Nm (168 mkgf) @ 1050 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 11.967 cm³
Consumo específico: 188 g/kWh (138 g/cvh) a 1300 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Número de cilindros: 2
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 540 l/min a 8 bar com 1900 rpm

Transmissão
Modelo: MB GO/190-6/8,2
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 8,17:1
2ª – 4,65:1
3ª – 2,79:1
4ª – 1,81:1
5ª – 1,25:1
6ª – 1,00:1
Ré – 7,683:1

Embreagem
Modelo: MFZ 430
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8097 Servocom
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=23,8

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Intermediário
Modelo: MB NR4/59 DL-4
Tipo: Eixo rígido de apoio
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=3,333 (40:12)
Reduções opcionais: i=3,666 (44:12)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Intermediária
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Simples+Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, com válvula no assoalho conjugado com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço através de uma tecla no painel
Área de frenagem
Total: 8.051 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 700
Eixo intermediário: 2190
Eixo traseiro: 4000
Total: 6890
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 7000
Eixo intermediário: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 22000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo intermediário: 5000
Eixo traseiro: 8500
Total: 19500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
Óleo no cárter, máx./min.: 26 / 22
Caixa de mudanças: 11
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 42

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3000 (entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis)
(A”’) Boggie traseiro: 1300
(B) Comprimento total: 9325
(C) Balanço dianteiro: 2200
(D) Balanço traseiro: 2825
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2025
(F) Bitola – eixo traseiro: 1817
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2477
(I) Ângulo de entrada: 13°
(J) Ângulo de saída: 10°
(K) Vão livre dianteiro: 204
(L) Vão livre traseiro: 234
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 26,2
Altura externa: 1773

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: MB GO 190-6
Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=3,333 (40:12)
Velocidade máxima (km/h): 120 (valor limitado eletronicamente)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 45
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: MB GO 190-6
Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=3,666 (44:12)
Velocidade máxima (km/h): 109
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 51

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2070
RPM corte: 2170
RPM corte máx: 2280
RPM M L min: 500
RPM M L: 550
RPM M L máx: 600
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,63
Altitudes acima de 350m: 0,85
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-457 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30%, conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios. Permite menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.

Câmbio MB GO 190-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.

Trambulação – sistema de alavanca tipo joystick, com acionamento a cabo e servo-assistido no câmbio, que proporciona menor esforço nos engates e melhor ergonomia ao motorista.

Chassi quadro modular – constituído de perfis em aço estampado, de perfis tubulares com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.

Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.

Sistema pneumático – além da já consagrada central APU de secagem do ar, este chassi está equipado com o separador óleo/ar (válvula Consep), que aumenta ainda mais a vida útil das válvulas pneumáticas.

Ventilador do motor – este chassi está equipado com um novo ventilador elétrico magnético que só atua quando necessário, acarretando, com isto, melhor aproveitamento da potência do motor.

Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.

Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi e sim ligado através de três coxins de borracha.

Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Módulo dianteiro do chassi – possibilidade de rebaixamento do posto do motorista.

Mercedes-Benz O-500 - Módulos

Opcionais
  • Balanço dianteiro longo para carrocerias Double Decker, High Decker e Low Driver
  • Bateria 170 Ah
  • Coluna de direção regulável
  • Redução do eixo traseiro i=3,666 (44:12)
  • Regulagem de nível da suspensão
  • Retarder Voith R115E
  • Rodas de alumínio 8.25 x 22.5
  • Sistema de freios ABS (Anti-Block Brake System)
  • Tempomat (piloto automático)

Função desabilitada

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