ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-500RSD

  • Uso: Ônibus rodoviário com eixo auxiliar
  • Fabricação: De 2004 até 2012
  • Baumúster: 634061
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Maio/2008)

Desenvolvido para aplicação rodoviária de média e longa distância, o chassi O-500 RSD incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação.
O veículo apresenta alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente. O chassi O-500 RSD é dimensionado para suportar 22 toneladas e ainda possibilita a alteração no entreeixo para alongamentos até 14 metros de comprimento total. O motor eletrônico OM-457 LA, que atende à legislação Proconve P-5 (Euro III), apresenta 360 cv de potência e 2.000 Nm de torque, proporcionando um desempenho superior na aplicação rodoviária, com economia de combustível e rentabilidade.
Definitivamente, este é o veículo ideal quando sua operação requer um chassi de concepção avançada, associado à garantia da marca líder em transporte de passageiros.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-457 LA – Proconve P-5 (Euro III)
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 265 kW (360cv) a 2000 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 1600 Nm (163 mkgf) a 1100 rpm
  • Cilindrada total: 11.967 cm³
  • Consumo específico: 188 g/kWh (138 g/cvh) a 1300 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 540 l/min a 8 bar com 1900 rpm

  • Modelo: MB GO 190-6
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=8,17 / 4,65 / 2,79 / 1,81 / 1,25 / 1,00 / marcha a ré: 7,683

  • Modelo: MFZ 430
  • Tipo: monodisco – seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8097 Servocom
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=23,8

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 140 A

 Bateria 

  • Capacidade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V

  • Tipo: longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VO4/13 DL-7
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro Motriz 

  • Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=3,333 (40:12)

 Eixo Traseiro Auxiliar 

  • Modelo: MB NR4/59 DL-4
  • Tipo: eixo rígido de apoio

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

 Suspensão Traseira (Eixo motriz) 

  • Tipo: pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

 Suspensão Traseira (Eixo auxiliar) 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadoranão

  • Aros das rodas: 8.25 – 22,5
  • Pneumáticos: 295/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 8.051 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, com válvula no assoalho conjugado com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço através de uma tecla no painel

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Plataforma alongável para ônibus rodoviário

  • Eixo dianteiro: 700
  • Eixo traseiro: 4000
  • Eixo auxiliar: 2190
  • Total: 6890

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 7000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Eixo auxiliar: 5000
  • Total: 22000

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 8500
  • Eixo auxiliar: 5000
  • Total: 19500

Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.

  • Tanque de combustível (para transporte): 20
  • Óleo no cárter, máx./min.: 26/22
  • Caixa de mudanças: 11
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 42

  • (A) Distância entre-eixo dianteiro e truck: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
  • (A') Distância entre-eixos traseiros: 1300
  • (B) Comprimento total antes do alongamento: 9325
  • (C) Balanço dianteiro: 2200
  • (D) Balanço traseiro: 2825
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2025
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1817
  • (H) Largura: 2477
  • (I) Ângulo de entrada: 13°
  • (J) Ângulo de saída: 10°
  • (K) Vão livre dianteiro: 204
  • (L) Vão livre traseiro: 234
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 26,2
  • Altura: 1773

  • Caixa de mudanças: MB GO 190-6
  • Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
  • Redução: i=3,333 (40:12) / i=3,666 (44:12)
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 120 (limitado eletronicamente) / 109
  • Capacidade máxima de subida com 19.500kg (%) – (veículo em movimento): 45 / 51

  • Balanço dianteiro longo para carrocerias Double Decker, High Decker e Low Driver
  • Bateria 170 Ah
  • Coluna de direção regulável
  • Redução do eixo traseiro i=3,666 (44:12)
  • Regulagem de nível da suspensão
  • Retarder Voith R115E
  • Rodas de alumínio 8.25 – 22,5
  • Sistema de freios ABS (Anti-Block Brake System)
  • Tempomat (piloto automático)

  • Motor OM-457 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30%, conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios. Permite menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
  • Câmbio MB GO 190-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
  • Trambulação – sistema de alavanca tipo joystick, com acionamento a cabo e servo-assistido no câmbio, que proporciona menor esforço nos engates e melhor ergonomia ao motorista.
  • Chassi quadro modular – constituído de perfis em aço estampado, de perfis tubulares com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
  • Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
  • Sistema pneumático – além da já consagrada central APU de secagem do ar, este chassi está equipado com o separador óleo/ar (válvula Consep), que aumenta ainda mais a vida útil das válvulas pneumáticas.
  • Ventilador do motor – este chassi está equipado com um novo ventilador elétrico magnético que só atua quando necessário, acarretando, com isto, melhor aproveitamento da potência do motor.
  • Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
  • Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi e sim ligado através de três coxins de borracha.
  • Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
  • Módulo dianteiro do chassi – possibilidade de rebaixamento do posto do motorista.

Mercedes-Benz O-500RSD

 Giro do motor 

  • RPM corte min2070
  • RPM corte: 2170
  • RPM corte máx: 2280
  • RPM M L min: 500
  • RPM M L: 550
  • RPM M L máx: 600

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,63
  • Altitudes acima de 350m: 0,85

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

Menu