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Mercedes-Benz O-500RSD 2441 (408cv)

Mercedes-Benz O-500RSD 2441 (408cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Obs.: No folheto mais recente consta 410 cv como potência pois foi arredondado somente para uso comercial. Depois que mudaram o formato do folheto as informações começaram a aparecer com grande índice de erros e dados incompletos.
Fabricação: 2013-22/23
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Fevereiro/2014 e Março/2016)

Desenvolvido para aplicação rodoviária de média e longa distância, o chassi O-500 RSD 2441 6×2 incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. O veículo apresenta alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente. O chassi O-500 RSD 2441 6×2 é dimensionado para suportar 24 toneladas e ainda possibilita a alteração no entre-eixo para alongamentos até 14 metros de comprimento total. O motor eletrônico OM-457 LA (Proconve P-7) apresenta 408 cv de potência a 1600 Nm de torque, proporcionando um desempenho superior na aplicação rodoviária, com economia de combustível e rentabilidade. Além disso, o O-500 RSD 2441 6×2 vem equipado com freio motor auxiliar convencional + Top Brake e freio ABS. Definitivamente, este é o veículo ideal quando sua operação requer um chassi de concepção avançada, associado à garantia da marca líder em transporte de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-457 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 408 cv (300 kW) @ 2000 rpm
Torque máximo: 1900 Nm (194 mkgf) @ 1100 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 11.967 cm³
Consumo específico: 184 g/kWh a 1170 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Climatização: Polia do motor para ar-condicionado
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 1080 l/min a 10 bar

Transmissão
Modelo: MB GO/210-6/6,5
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,258:1
2ª – 3,711:1
3ª – 2,231:1
4ª – 1,443:1
5ª – 1,000:1
6ª – 0,799:1
Ré – 6,136:1
Opcional 2
Modelo: MB GO/240-8/6,57
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 8 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,571:1
2ª – 4,158:1
3ª – 2,748:1
4ª – 1,739:1
5ª – 1,259:1
6ª – 1,000:1
7ª – 0,797:1
8ª – 0,633:1
Ré – 6,136:1

Embreagem
Modelo: MFZ 430
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8098
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=26,2:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 170 Ah
Opcional: 2x 12 V / 220 Ah (livre de manutenção)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
MB VO4/40 DLC-7,1 (em 2016)
Tipo: Punho
Eixo Intermediário
Modelo: MB NR4/59 DL-5
ZF ERA (não dirigível) (em 2016)
Tipo: Eixo rígido de apoio com suspensão independente
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
MB HO6/6 DLC-(S)-13 (em 2016)
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=3,666 (44:12)
Reduções opcionais: i=3,58:1 (43:12)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Intermediária
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Simples+Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, com válvula no assoalho conjugada com o freio motor convencional, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço através de uma tecla no painel
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série
Área de frenagem
Total: 8.051 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 716
Eixo traseiro: 6360 (2º e 3º eixos)
Total: 7076
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 7000
Eixo intermediário: 6000
Eixo traseiro: 11000
Total: 24000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo intermediário: 5000
Eixo traseiro: 8500
Total: 19500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
Reservatório de ureia (Arla32): 35
49,5 (em 2012)
Óleo no cárter, máx./min.: 26 / 22
Caixa de mudanças: 11
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 40

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3000 (entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis)
(A”’) Boggie traseiro: 1350
(B) Comprimento total: 9375
(C) Balanço dianteiro: 2100
2570
(D) Balanço traseiro: 2755
2825
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2036
(F) Bitola – eixo traseiro: 1798
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2458
(I) Ângulo de entrada: 14°35′
(J) Ângulo de saída: 9°45′
9°51′
(K) Vão livre dianteiro: 200
(L) Vão livre traseiro: 216
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 26,260
Altura externa: 1775

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: MB GO 210-6
Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=3,666 (44:12)
Velocidade máxima (km/h): 120 (valor limitado eletronicamente)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 37,8
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: MB GO 240-8
Eixo traseiro: MB HO6/6 DCL-(S)-13
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=3,58:1 (43:12)
Velocidade máxima (km/h): 120 (limitado eletronicamente)

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2150
RPM corte: 2170
RPM corte máx: 2190
RPM M L min: 510
RPM M L: 510
RPM M L máx: 560
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,5
Altitudes acima de 350m: 0,68
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características
  • Piloto automático
  • Diagnose on board
  • Levantamento e rebaixamento de suspensão (KNR)
  • Coluna de direção regulável

Motor OM-457 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.

Câmbio MB GO 210-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.

Trambulação – sistema de alavanca tipo joystick, com acionamento a cabo e servo-assistido no câmbio, que proporciona menor esforço nos engates e melhor ergonomia ao motorista.

Chassi quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.

Painel de instrumento eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.

Sistema pneumático – além da já consagrada central APU de secagem do ar, este chassi está equipado com o separador óleo/ar (válvula Consep), que aumenta ainda mais a vida útil das válvulas pneumáticas.

Ventilador do motor – este chassi está equipado com um novo ventilador elétrico magnético que só atua quando necessário, acarretando, com isso, melhor aproveitamento da potência do motor.

Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.

Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi, e sim ligado através de três coxins de borracha.

Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.

Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Módulo dianteiro do chassi – possibilidade de rebaixamento do posto do motorista.

Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o Arla 32, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.

Mercedes-Benz O-500 - Módulos

Opcionais
  • Retarder Voith R 115
  • Câmbio GO 240 (8 marchas automatizadas com over drive)
  • Freios eletrônicos (EBS, somente com freios a disco)
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESP, somente com freios a disco)
  • Eixo traseiro com suspensão independente direcional ou não direcional (ERA, somente com freios a disco)
  • Sistema anti-tombamento para aplicação em carrocerias Double Decker ou Low Driver
  • Amortecedores reforçados e balanço dianteiro longo para aplicação em carrocerias Double Decker ou Low Driver
  • Freios a disco (somente com eixo ERA)
  • Rodas de alumínio fosca ou polidas
  • Freios a disco (somente com eixo ERA)
  • Rodas de alumínio polidas

Função desabilitada

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