Página Inicial > Dados de chassis > Mercedes-Benz do Brasil Ltda > Mercedes-Benz O-500U 1725 (245cv) – Euro 3
Mercedes-Benz O-500U 1725 (245cv) – Euro 3

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Obs.: | Piso baixo |
Fabricação: | 2004-2006 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (2004) |
Modelo: | Mercedes-Benz OM-906 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 245 cv (180 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 900 Nm (92 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 6.374 cm³ |
Relação de compressão: | 18:1 |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Número de cilindros: | 2 |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 980 l/min a 10 bar de compressão |
Modelo: | ZF 5HP 500 |
Acionamento: | Automático, por meio de teclas |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 Ré – 4,84:1 |
Conversor de torque: | i=2,4 |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=20,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/39 CL-7,5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/08 DCL-11,5 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=5,857 (41:7) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 4 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Opcional |
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Perfis estampados de aço LNE 50 e tubos de aço M22 soldados, composto por módulo dianteiro, estrutura central tubular rebaixada e módulo traseiro |
Material empregado: | LNE 50 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos, disco nas rodas dianteiras e traseiras |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Área de frenagem | |
Total: | 1.568 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1380 |
Eixo traseiro: | 4500 |
Total: | 5880 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Total: | 18000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 20 (somente para manobras) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 28 / 23 |
Filtro de óleo do motor: | 1,3 |
Caixa de mudanças: | 30 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 37 |

(A) Distância entre-eixos: | 5950 |
(B) Comprimento total: | 11786 |
(C) Balanço dianteiro: | 2486 |
(D) Balanço traseiro: | 3350 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2101 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2472 |
(I) Ângulo de entrada: | 15° |
(J) Ângulo de saída: | 10° |
(K) Vão livre dianteiro: | 171 |
(L) Vão livre traseiro: | 234 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 23,7 |
Altura externa: | 1620 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF 5 HP 500 |
Eixo traseiro: | MB HO4/08 DCL-11,5 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,857 (41:7) |
Velocidade máxima (km/h): | 98 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 47 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2470 |
RPM corte: | 2720 |
RPM corte máx: | 2780 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,75 |
Altitudes acima de 350m: | 1,01 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-906 LA (245 cv a 2200 rpm/900 Nm de 1200 a 1600 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindroproporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixasrotações.
Chassi Conceito Low Entry – toda a seção dianteira e central do veículo permitenivelação do degrau de entrada e do piso para 370 mm, não existindo nenhumoutro degrau nestas seções do veículo; com isso o passageiro tem uma grandefacilidade e rapidez para embarque e desembraque (similar às operações dometrô).
Chassi Quadro – estrutura central fornecida de forma integral junto com oveículo, não necessitando de alongamento ou inserção deste componente nomomento do encarroçamento para carroçarias de até 12 metros; quadroconstituído de perfis de aço estampados formando uma estrutura em forma detreliça e de fixações para carroçarias; com estas características o chassiapresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade deencarroçamento; possui um corredor dianteiro e central de 900 mm de largura,permitindo a passagem de uma cadeira de rodas pelas portas dianteira e central.
Caixa Automática ZF 5 HP 500 com Retarder (Freio Auxiliar) Incorporado – com 5marchas, propicia engates suaves e precisos, tornando fácil e confortável a suaoperação, maximizando o desempenho do veículo e aumentando a vida útil daslonas de freio; impede naturalmente abusos desnecessários na maneira dedirigir, aumentando a durabilidade dos componentes do trem-de-força.
Freios a Discos nas Rodas Dianteiras e Traseiras – propicia melhor eficiência nafrenagem e uma maior facilidade na manutenção.
Painel de Instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo,odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido dearrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistemade freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de Aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzesindicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível dolíquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação dofiltro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema deaceleração eletrônico/ módulos eletrônicos PLD e ADM, de retardador acionado,de controle do ABS, de controle da correia de acionamento do ventilador e deacionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.
Suspensão Pneumática Integral – com maior conforto e confiabilidade aos seuspassageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendoatestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
Sistema de Rebaixamento Lateral da Suspensão – propicia o ajoelhamento dasuspensão, aumentando o conforto e a segurança para embarque depassageiros, além de possuir opção de elevação total da suspensão para evitaro impacto frontal ou traseiro da carroçaria.
Coluna de Direção Regulável – permite a regulagem de acordo com ascaracterísticas físicas do motorista, melhorando a ergonomia.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador / cliente facilidade paraacrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possuitamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

- Caixa automática Allison B300R ou Voith Diwa 864.3
- Estabilizador da suspensão traseira
- Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V / 140 A
- Preparação para aquecimento
- Tanque de combustível de 300 litros com chave
- Rodas de alumínio
- Segundo alternador de 28 V / 80 A no motor para acessórios
- Sistema de freios ABS
- Sistema de segurança das portas
- Tacógrafo eletrônico diário para 2 motoristas ou semanal para 1 ou 2 motoristas