ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-500U

  • Uso: Ônibus urbano de piso-baixo
  • Fabricação: 2ª versão – de 2006 até 2012
  • Baumúster: 382189
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

Desenvolvido para aplicação urbana, o chassi O-500 U (Low Entry ou Entrada Baixa) – que incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz – é um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. Este chassi foi desenvolvido para receber uma carroçaria até 13,2 metros, com seu alongamento. O chassi O-500 U exibe o mais elevado grau de conforto e segurança para os passageiros, porque possui uma seção dianteira e central do chassi nivelada com uma distância de 370 mm do solo, suspensão pneumática integral, sistema de rebaixamento lateral da suspensão e caixa automática com retarder incorporado. O motor eletrônico OM-906 LA introduz uma nova relação de torque e potência (260 cv) em sua categoria, o que significa um desempenho superior no intenso trânsito das grandes cidades. Com todas estas características, o chassi O-500 U atende às exigências atuais do transporte de passageiros do País.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-906 LA – Conama Fase P-5/Euro III
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 191 kW (260cv) a 2200 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 950 Nm (97 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
  • Cilindrada total: 6.374 cm³
  • Consumo específico: 200 g/kWh (147 g/cvh) a 1400 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Tipo: dois cilindros
  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 1080 l/min a 10 bar com 2500 rpm

  • Modelo: ZF 6 HP 502 Ecomat 2 plus
  • Acionamento: por meio de teclas
  • Marchas: 6
  • Relação de transmissão: i=3,43 / 2,01 / 1,42 / 1,00 / 0,83 / 0,59 / marcha a ré: 4,84
  • Conversor de torque: i=2,4

  • Modelo: ZF 8097 Servocom
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=20,6:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 80 A

 Bateria 

  • Capacidade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V

  • Tipo: perfis estampados de aço LNE 50 e tubos de aço M22 soldados, composto por módulo dianteiro, estrutura central tubular rebaixada e módulo traseiro

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VO 4/39 CL-7,5
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HO4/08 DCL-11,5
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=5,857 (41:7)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes elásticos
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadoraopcional

  • Aros das rodas: 8.25 – 22,5
  • Pneumáticos: 295/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
  • Tipo: disco nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 1.568 cm²

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Chassis para ônibus, sem carroçaria

  • Eixo dianteiro: 1380
  • Eixo traseiro: 4500
  • Total: 5880

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 7000
  • Eixo traseiro: 11000
  • Total: 18500

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.

  • Tanque de combustível (somente para manobras): 20
  • Óleo no cárter, máx./min.: 28/23
  • Caixa de mudanças: 30
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 37

  • (A) Distância entre-eixos: 5950
  • (B) Comprimento total: 11786
  • (C) Balanço dianteiro: 2486
  • (D) Balanço traseiro: 3350
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2101
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1821
  • (H) Largura: 2472
  • (I) Ângulo de entrada: 10°
  • (J) Ângulo de saída: 
  • (K) Vão livre dianteiro: 171
  • (L) Vão livre traseiro: 234
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 23,7
  • Altura: 1620

  • Caixa de mudanças: ZF 6 HP 502 Ecomat 2 Plus
  • Eixo traseiro: MB HO4/08 DCL-11,5
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Redução: i=5,857 (41:7)
  • Velocidade máxima (km/h): 120 (limitado eletronicamente)
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%) – (veículo em movimento): 50

  • Caixa automática Voith Diwa 834.3 E
  • Caixa mecânica G85 com retarder Voith 115 (somente sob consulta)
  • Estabilizador da suspensão traseira
  • Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V / 140 A
  • Redução do eixo traseiro i=6,143 (43:7)
  • Reservatório de combustível de 300 litros com chave
  • Rodas de alumínio
  • Segundo alternador de 28 V / 80 A no motor para acessórios
  • Sistema de freio ABS
  • Tacógrafo eletrônico diário para 1 motorista ou semanal para 1 ou 2 motoristas

  • Motor OM-906 LA (260 cv a 2200 rpm/950 Nm de 1200 a 1600 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Chassi conceito Low Entry – toda a seção dianteira e central do veículo permite nivelação do degrau de entrada e do piso para 370 mm, não existindo nenhum outro degrau nestas seções do veículo. Com isso, o passageiro tem grande facilidade e rapidez para embarque e desembarque (similar às operações do Metrô).
  • Chassi quadro – estrutura central fornecida de forma integral junto com o veículo, não necessitando de alongamento ou inserção deste componente no momento do encarroçamento para carroçarias até 12 metros. Quadro constituído de perfis de aço estampado, formando uma estrutura em forma de treliça e de fixações para carroçarias. Com estas características, o chassi apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento. Possui um corredor dianteiro e central de 900 mm de largura, permitindo a passagem de uma cadeira de rodas pelas portas dianteira e central.
  • Caixa automática ZF 6 HP 502 Ecomat 2 Plus com retarder (freio auxiliar) incorporado – com 6 marchas, propicia engates suaves e precisos, tornando fácil e confortável a sua operação, maximizando o desempenho do veículo e aumentando a vida útil das lonas de freios, impedindo naturalmente abusos desnecessários na maneira de dirigir, o que aumenta a durabilidade dos componentes do trem-de-força.
  • Freios a disco nas rodas dianteiras e traseiras – propicia melhor eficiência na frenagem e uma maior facilidade na manutenção.
  • Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de retardador acionado, de controle do ABS, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.
  • Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
  • Sistema de rebaixamento lateral da suspensão – propicia o ajoelhamento da suspensão, aumentando o conforto e a segurança para embarque de passageiros, além de possuir opção de elevação total da suspensão para evitar o impacto frontal ou traseiro da carroçaria.
  • Coluna de direção regulável – permite a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.
  • Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Mercedes-Benz O-500U

 Giro do motor 

  • RPM corte min2470
  • RPM corte: 2720
  • RPM corte máx: 2780
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,00
  • Altitudes acima de 350m: 1,35

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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