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Mercedes-Benz O-500U 1726 (260cv)

Mercedes-Benz O-500U 1726 (260cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Obs.: Piso baixo
Fabricação: 2006-11/12
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

Desenvolvido para aplicação urbana, o chassi O-500 U (Low Entry ou Entrada Baixa) – que incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz – é um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. Este chassi foi desenvolvido para receber uma carroçaria até 13,2 metros, com seu alongamento. O chassi O-500 U exibe o mais elevado grau de conforto e segurança para os passageiros, porque possui uma seção dianteira e central do chassi nivelada com uma distância de 370 mm do solo, suspensão pneumática integral, sistema de rebaixamento lateral da suspensão e caixa automática com retarder incorporado. O motor eletrônico OM-906 LA introduz uma nova relação de torque e potência (260 cv) em sua categoria, o que significa um desempenho superior no intenso trânsito das grandes cidades. Com todas estas características, o chassi O-500 U atende às exigências atuais do transporte de passageiros do País.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-906 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 260 cv (191 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 950 Nm (97 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 6.374 cm³
Consumo específico: 200 g/kWh (147 g/cvh) a 1400 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Número de cilindros: 2
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 1080 l/min a 10 bar com 2500 rpm

Transmissão
Modelo: ZF 6HP 502 – Ecomat 2 Plus
Acionamento: Automático, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
6ª – 0,59:1
Ré – 4,84:1
Conversor de torque: i=2,4
Opcional 1
Modelo: MB G/85-6/6,70 (Opcional a partir de 2007)
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré

Embreagem
Modelo: MF 395 HD (Heavy Duty)
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8097 Servocom
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=20,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/39 CL-7,5
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/08 DCL-11,5
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=5,857 (41:7)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes elásticos
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Opcional

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Perfis estampados de aço LNE 50 e tubos de aço M22 soldados, composto por módulo dianteiro, estrutura central tubular rebaixada e módulo traseiro
Material empregado: LNE 50

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, disco nas rodas dianteiras e traseiras
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Área de frenagem
Total: 1.568 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1380
Eixo traseiro: 4500
Total: 5880
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 7000
Eixo traseiro: 11000
Total: 18500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
Óleo no cárter, máx./min.: 28 / 23
Caixa de mudanças: 30
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 37

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5950
(B) Comprimento total: 11786
(C) Balanço dianteiro: 2486
(D) Balanço traseiro: 3350
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2101
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2472
(I) Ângulo de entrada: 10°
(J) Ângulo de saída:
(K) Vão livre dianteiro: 171
(L) Vão livre traseiro: 234
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 23,7
Altura externa: 1620

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF 6 HP 502 Ecomat 2 Plus
Eixo traseiro: MB HO4/08 DCL-11,5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=5,857 (41:7)
Velocidade máxima (km/h): 120 (valor limitado eletronicamente)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 50

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2470
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2780
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1
Altitudes acima de 350m: 1,35
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-906 LA (260 cv a 2200 rpm/950 Nm de 1200 a 1600 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Chassi conceito Low Entry – toda a seção dianteira e central do veículo permite nivelação do degrau de entrada e do piso para 370 mm, não existindo nenhum outro degrau nestas seções do veículo. Com isso, o passageiro tem grande facilidade e rapidez para embarque e desembarque (similar às operações do Metrô).

Chassi quadro – estrutura central fornecida de forma integral junto com o veículo, não necessitando de alongamento ou inserção deste componente no momento do encarroçamento para carroçarias até 12 metros. Quadro constituído de perfis de aço estampado, formando uma estrutura em forma de treliça e de fixações para carroçarias. Com estas características, o chassi apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento. Possui um corredor dianteiro e central de 900 mm de largura, permitindo a passagem de uma cadeira de rodas pelas portas dianteira e central.

Caixa automática ZF 6 HP 502 Ecomat 2 Plus com retarder (freio auxiliar) incorporado – com 6 marchas, propicia engates suaves e precisos, tornando fácil e confortável a sua operação, maximizando o desempenho do veículo e aumentando a vida útil das lonas de freios, impedindo naturalmente abusos desnecessários na maneira de dirigir, o que aumenta a durabilidade dos componentes do trem-de-força.

Freios a disco nas rodas dianteiras e traseiras – propicia melhor eficiência na frenagem e uma maior facilidade na manutenção.

Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.

Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de retardador acionado, de controle do ABS, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.

Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.

Sistema de rebaixamento lateral da suspensão – propicia o ajoelhamento da suspensão, aumentando o conforto e a segurança para embarque de passageiros, além de possuir opção de elevação total da suspensão para evitar o impacto frontal ou traseiro da carroçaria.

Coluna de direção regulável – permite a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.

Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Mercedes-Benz O-500 - Módulos

Opcionais
  • Caixa automática Voith Diwa 834.3 E
  • Caixa mecânica G85 com retarder Voith 115 (somente sob consulta)
  • Estabilizador da suspensão traseira
  • Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V / 140 A
  • Redução do eixo traseiro i=6,143 (43:7)
  • Reservatório de combustível de 300 litros com chave
  • Rodas de alumínio
  • Segundo alternador de 28 V / 80 A no motor para acessórios
  • Sistema de freio ABS
  • Tacógrafo eletrônico diário para 1 motorista ou semanal para 1 ou 2 motoristas

Função desabilitada

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