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Mercedes-Benz O-500U 1826 (256cv)

Mercedes-Benz O-500U 1826 (256cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Obs.: Piso baixo
Fabricação: 2012-22/23
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Março/2016)

O-500 U 1826

Desenvolvido para aplicação urbana, o chassi O-500 U 1826 (Low Entry ou Entrada Baixa) – que incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz – é um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. Este chassi foi desenvolvido para receber uma carroçaria até 13,2 metros de alongamento.

O chassi O-500 U 1826 exibe o mais elevado grau de conforto e segurança para os passageiros, porque possui uma seção dianteira e central do chassi nivelada com uma distância de 370 mm do solo, suspensão pneumática integral, sistema de rebaixamento lateral da suspensão, do lado esquerdo e direito, e caixa automática com retarder incorporado. O motor eletrônico OM-926 LA (Proconve P-7) com potência (256 cv). Com todas estas características, o chassi O-500 U 1826 atende às exigências atuais do transporte de passageiros do país.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-926 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 256 cv (188 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 900 Nm (91,8 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 7.200 cm³
Consumo específico: 194 g/kWh a 1400 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Climatização: Polia do motor para ar-condicionado (em 2016)
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Número de cilindros: 2
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 940 l/min a 10 bar
1080 l/min a 10 bar com 2500 rpm (em 2012)

Transmissão
Modelo: Voith Diwa D854.5, com retarder incorporado (opção 1 – em 2016)
Acionamento: Automático, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,56:1
2ª – 1,43:1
3ª – 1,00:1
4ª – 0,70:1
Ré – 5,20:1
Opcional 1
Modelo: ZF 6AP 1000B – Ecolife, com retarder incorporado (opção 2 – em 2016)
Acionamento: Automático, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,36:1 (7,79:1 com conversor de torque)
2ª – 1,91:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,72:1
6ª – 0,62:1
Ré – 4,235:1 (9,84:1 com conversor de torque)
Opcional 2
Modelo: ZF 6HP 504 Ecomat 4 (em 2012)
Acionamento: Automático, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
6ª – 0,59:1
Ré – 4,84:1
Conversor de torque: i=2,4

Direção
Modelo: ZF 8098
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=26,2:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 2x 28 V / 80 A
28 V / 80 A (em 2012)
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 220 Ah
2x 12 V / 135 Ah (em 2012) (livre de manutenção em 2016)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/39 CL-7,5
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/08 DCL-11,5
R390 – 11,5 / S22,5 (opção 2 – em 2016)
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Estampado (opção 2 – em 2016)
Redução: i=5,857 (41:7)
i=5,875:1 (opção 2 – em 2016)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar, barras tensoras longitudinais, barra transversal e 1 válvula reguladora de altura (pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes elásticos em 2012)
Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Opcional

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo (em 2012): Perfis estampados de aço LNE 50 e tubos de aço M22 soldados, composto por módulo dianteiro, estrutura central tubular rebaixada e módulo traseiro
Tipo (em 2016): Perfis estampados de aço, estrutura central tubular rebaixada e módulo traseiro

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, disco nas rodas dianteiras e traseiras
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série
Área de frenagem
Total: 1.568 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 7000
Eixo traseiro: 11500
Total: 18500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
Reservatório de ureia (Arla32): 35
Óleo no cárter, máx./min.: 28 / 23
Caixa de mudanças: 30 (ZF 6 HP 504)
28 (Voith)
25 (ZF Ecolife)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 37

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5950
(B) Comprimento total: 11786
(C) Balanço dianteiro: 2486
(D) Balanço traseiro: 3350
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2094
2101 (em 2012)
(F) Bitola – eixo traseiro: 1798
1824 (em 2012)
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2515
2459 (em 2012)
(I) Ângulo de entrada:
9,1° (em 2012)
(J) Ângulo de saída: 7,5°
8° (em 2012)
(K) Vão livre dianteiro: 183
171 (em 2012)
(L) Vão livre traseiro: 240
232 (em 2012)
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 24,800
24,300 (em 2012)
Altura externa: 1732
1628 (em 2012)

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: Voith Diwa 5 854.5
Eixo traseiro: MB HO4/08 DCL-11,5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=5,857 (41:7)
Velocidade máxima (km/h): 120
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 30
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF Ecolife 6 AP 1000B
Eixo traseiro: MB HO4/08 DCL-11,5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=5,875
Velocidade máxima (km/h): 112
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 26
Ensaio 3 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF 6 HP 504
Eixo traseiro: MB HO4/08 DCL-11,5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=5,857 (41:7)
Velocidade máxima (km/h): 109
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 18

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2500
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2810
RPM M L min: 580
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,5
Altitudes acima de 350m: 0,68
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características
  • Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
  • Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
  • Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
  • Secador de ar com sistema coalescente
  • Chave elétrica geral
  • Bateria de 220Ah (livre de manutenção)
  • 2x alternadores de 80 A
  • Coluna de direção regulável
  • Sensor incêndio no compartimento do motor
  • Freio a disco nas 4 rodas com ABS
  • Suspensão eletrônica ECAS com ajoelhamento bi-lateral e zoom

Motor OM-926 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Chassi conceito Low Entry – toda a seção dianteira e central do veículo permite nivelação do degrau de entrada e do piso para 370 mm, não existindo nenhum outro degrau nestas seções do veículo. Com isso, o passageiro tem grande facilidade e rapidez para embarque e desembarque (similar às operações do Metrô).

Chassi quadro – estrutura central fornecida de forma integral junto com o veículo, não necessitando de alongamento ou inserção deste componente no momento do encarroçamento para carroçarias até 12 metros. Quadro constituído de perfis de aço estampados, formando uma estrutura em forma de treliça e de fixações para carroçarias. Com essas características, o chassi apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento. Possui um corredor dianteiro e central de 900 mm de largura, permitindo a passagem de uma cadeira de rodas pelas portas dianteira e central, e o balanço traseiro que permite portas da carroceria, do lado esquerdo e direito, alinhadas.

Caixa automática ZF Ecolife ou Voith Diwa 5 – propiciam engates suaves e precisos, tornando fácil e confortável a sua operação, maximizando o desempenho do veículo e aumentando a vida útil dos freios, impedindo naturalmente abusos desnecessários na maneira de dirigir, o que aumenta a durabilidade dos componentes do trem de força.

Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.

Freio a disco nas rodas dianteiras e traseiras – propicia melhor eficiência na frenagem e maior facilidade na manutenção.

Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de retardador acionado, de controle do ABS, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.

Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.

Sistema de rebaixamento lateral da suspensão (ECAS) – propicia o ajoelhamento da suspensão, aumentando o conforto e a segurança para embarque de passageiros, além de possuir opção de elevação total da suspensão para evitar o impacto frontal ou traseiro da carroçaria.

Coluna de direção regulável – propicia a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.

Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.

Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzidoe é de fácil aquisição no mercado.

Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.

Mercedes-Benz O-500 - Módulos

Opcionais
  • Caixa automática Voith Diwa 5 854.5 com retarder incorporado (em 2012)
  • Caixa mecânica G85 com retarder Voith 115 (somente sob consulta) (em 2012)
  • Estabilizador da suspensão traseira (em 2012)
  • Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V / 140 A (em 2012)
  • Redução do eixo traseiro i=6,143 (43:7) (em 2012)
  • Tanque de combustível de 300 litros, com chave (em 2012)
  • Rodas de alumínio (em 2012)
  • Segundo alternador de 28 V / 80 A no motor, para acessórios (em 2012)
  • Tacógrafo eletrônico diário para 1 motorista (em 2012)
  • Estepe e ferramentas (em 2016)

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