ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz O-500UA 2836 (354cv) – Euro 5

Mercedes-Benz O-500UA 2836 (354cv) - Euro 5
Tipo: Ônibus articulado
Segmento: Urbano
Obs.: Piso baixo
Fabricação: 2012-22/23
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Março/2016)

O-500 UA 2836

O chassi para ônibus articulado O-500 UA 2836 (Low Entry ou Piso Baixo) é a mais moderna e rentável solução para atender à demanda de passageiros nos grandes centros urbanos. Incorporando todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, este chassi vem equipado com motor eletrônico OM-457 LA (Proconve P-7), posicionado na traseira do veículo, o que traz maior facilidade na manutenção diária, melhor dirigibilidade com mais segurança e menor risco durante a época de chuvas. Entre as vantagens do O-500 UA 2836, destacam-se a articulação com pistões hidráulicos, que oferece excelente dirigibilidade, a facilidade de manutenção e a praticidade do encarroçamento, já que este chassi sai de fábrica pronto para receber a carroçaria, reduzindo o custo de operação. Chassi articulado O-500 UA 2836. Por você, a gente não para de inovar.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-457 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 354 cv (260 kW) @ 2000 rpm
Torque máximo: 1600 Nm (163,2 mkgf) @ 1100 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 11.967 cm³
Consumo específico: 184 g/kWh a 1200 rpm (1170 rpm em 2012)
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Climatização: Polia do motor para ar-condicionado (em 2016)
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 1080 l/min a 10 bar

Transmissão
Modelo: Voith Diwa D864.5, com retarder incorporado (opção 1)
Acionamento: Automático, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 4,85:1
2ª – 1,36:1
3ª – 1,00:1
4ª – 0,74:1
Ré – 4,1:1
Opcional 1 – em 2016
Modelo: ZF 6AP 1700B – Ecolife, com retarder incorporado (opção 2 – em 2016)
Acionamento: Automático, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,364:1 (7,70:1 com conversor de torque)
2ª – 1,91:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,72:1
6ª – 0,62:1
Ré – 4,235:1 (9,84:1 com conversor de torque)
Conversor de torque: i=2,29
Opcional 2
Modelo: ZF 6HP 604 NMOT – Ecomat 4 Plus, com retarder incorporado (em 2012)
Acionamento: Automático, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,43:1
2ª – 2,01:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,83:1
6ª – 0,59:1
Ré – 4,84:1

Direção
Modelo: ZF 8098
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=26,2:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 220 Ah
2x 12 V / 170 Ah (em 2012) (livre de manutenção em 2016)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/39 DL-7,5
Tipo: Punho
Eixo Intermediário
Modelo: ZF AVN – 132-11,5
Tipo: Eixo rígido de apoio
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO7/03 300-13/C 22.5
MB HO7/03 DL-12,3 (em 2012)
Tipo: Carcaça central com redução nos planetários
Redução: i=7,733 (29:15×4)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Intermediária
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo+Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Composto de módulos rebaixados, formando as partes dianteira e traseira unidas por articulação

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, disco nas rodas dianteiras e traseiras, com regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, conjugado com o freio motor convencional, atuando em conjunto com o freio de serviço e retarder, através de uma tecla no painel
ABS / ASR
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série (em 2016)
Área de frenagem
Total: 2.352 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 7000
Eixo intermediário: 12300
Eixo traseiro: 10000
Total: 28000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo intermediário: 10000
Eixo traseiro: 10000
Total: 26000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
Reservatório de ureia (Arla32): 35
Óleo no cárter, máx./min.: 26 / 22
Caixa de mudanças: 28 (Voith)
30 (ZF 6HP 604)
25 (ZF 6AP 1700B)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 12 + 6,5 nas duas planetárias
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 42

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário: 5250
(A’) Distância entre-eixos intermediário e traseiro: 6700
(B) Comprimento total: 17786
(C) Balanço dianteiro: 2486
(D) Balanço traseiro: 3350
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2094
2101 (em 2012)
(F) Bitola – eixo traseiro: 1803
1800 (em 2012)
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2515
2454 (em 2012)
(I) Ângulo de entrada:
(J) Ângulo de saída:
(K) Vão livre dianteiro: 168
(L) Vão livre traseiro: 178
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 23,314
Altura externa: 2106

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: Voith D864.5 (em 2016)
Eixo traseiro: MB HO7/03 RO 300-13/C 22.5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=7,733 (29:15×4)
Velocidade máxima (km/h): 70 (valor limitado eletronicamente a 60 km/h)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 28000kg: 43
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF Ecolife 6 AP 1700B (em 2016)
Eixo traseiro: MB HO7/03 RO 300-13/C 22.5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=7,733 (29:15×4)
Velocidade máxima (km/h): 84 (valor limitado eletronicamente a 60 km/h)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 28000kg: 27
Ensaio 3 (Opcional)
Caixa de mudanças: Voith D864.5 (em 2012)
Eixo traseiro: MB HO7/03 DL-12,3
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=7,733 (29:15×4)
Velocidade máxima (km/h): 70
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 26000kg: 43
Ensaio 4 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF 6HP 604 (em 2012)
Eixo traseiro: MB HO7/03 DL-12,3
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=7,733 (29:15×4)
Velocidade máxima (km/h): 84
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 26000kg: 29

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2150
RPM corte: 2170
RPM corte máx: 2190
RPM M L min: 510
RPM M L: 510
RPM M L máx: 560
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,5
Altitudes acima de 350m: 0,68
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características
  • Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
  • Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
  • Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
  • Secador de ar com sistema coalescente
  • Chave elétrica geral
  • Bateria de 220 Ah (livre de manutenção)
  • Coluna de direção regulável
  • Sensor incêndio no compartimento do motor
  • Freio a disco nas 6 rodas com ABS+ASR
  • Suspensão eletrônica ECAS com ajoelhamento bi-lateral e zoom
  • Freio de parada para o sistema de portas

Motor OM-457 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência de frenagem adicional, conjugado com o sistema borboleta, freio de serviço e retarder, proporciona maior segurança nas operações, economia de combustível e aumento na vida útil dos freios.

Chassi conceito Low Entry – toda a seção dianteira e central do veículo permite nivelação do degrau de entrada e do piso para 370 mm, não existindo nenhum outro degrau nessas seções do veículo. Com isso, o passageiro tem grande facilidade e rapidez para embarque e desembarque.

Chassi quadro – estrutura central fornecida de forma integral junto com o veículo, não necessitando de alongamento ou inserção deste componente no momento do encarroçamento para carroçarias até 18,5 metros. Quadro constituído de perfis de aço estampados, formando uma estrutura em forma de treliça e de fixações para carroçarias. Com essas características, o chassi apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento. Possui um corredor dianteiro e central de 900 mm de largura, permitindo a passagem de uma cadeira de rodas pelas portas dianteira e central.

Freio a disco nas rodas dianteiras e traseiras – propicia melhor eficiência na frenagem e maior facilidade na manutenção.

Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.

Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de retardador acionado, de controle do ABS, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.

Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.

Coluna de direção regulável – propicia a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.

Articulação – proporciona movimentos suaves nas manobras e oferece um sistema de segurança que informa antecipadamente o momento do batente metálico.

Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Sistema antibloqueio das rodas (ABS) – monitora a velocidade das rodas, ultrapassados os limites máximos de desaceleração e escorregamento, e o sistema aciona as válvulas moduladoras de pressão, que controlam a frenagem em cada roda. Dessa maneira, evita-se o bloqueio (travamento) das rodas, dentro dos requisitos para uma frenagem eficiente: menor espaço de frenagem, manutenção da dirigibilidade (controle sobre o veículo) e preservação da estabilidade direcional.

Sistema de rebaixamento lateral da suspensão (ECAS) – propicia o ajoelhamento da suspensão, aumentando o conforto e a segurança para embarque de passageiros, além de possuir opção de elevação total da suspensão para evitar o impacto frontal ou traseiro da carroçaria.

Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.

Mercedes-Benz O-500 - Módulos

Opcionais
  • Preparação para ar-condicionado (em 2012)
  • Bateria de 12 V / 220 Ah (em 2012)
  • Estepe e ferramentas (em 2016)
  • Redução de eixo traseiro i=6,00 (27:18×4)

Função desabilitada

Menu