ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus urbano de piso baixo articulado
  • Fabricação: A partir de 2012
  • Baumúster: 382155
  • Nível de emissões dos gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Março/2016)

O-500 UA 2836

O chassi para ônibus articulado O-500 UA 2836 (Low Entry ou Piso Baixo) é a mais moderna e rentável solução para atender à demanda de passageiros nos grandes centros urbanos. Incorporando todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, este chassi vem equipado com motor eletrônico OM-457 LA (Proconve P-7), posicionado na traseira do veículo, o que traz maior facilidade na manutenção diária, melhor dirigibilidade com mais segurança e menor risco durante a época de chuvas. Entre as vantagens do O-500 UA 2836, destacam-se a articulação com pistões hidráulicos, que oferece excelente dirigibilidade, a facilidade de manutenção e a praticidade do encarroçamento, já que este chassi sai de fábrica pronto para receber a carroçaria, reduzindo o custo de operação. Chassi articulado O-500 UA 2836. Por você, a gente não para de inovar.

  • Modelo: MB OM-457 LA (Proconve P-7)
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 260 kW (354cv) a 2000 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 1600 Nm (163,2 mkgf) a 1100 rpm
  • Cilindrada total: 11.967 cm³
  • Consumo específico: 184 g/kWh a 1200 rpm (1170 rpm em 2012)
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
  • Redução catalítica seletiva de NOx (SCR): sim

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 1080 l/min a 10 bar
  • Polia do motor para ar-condicionado

 Modelo Voith DIWA D864.5 com retarder incorporado (opção 1) 

  • Acionamento: por meio de teclas
  • Marchas sincronizadas: 4 (com gerenciamento eletrônico em 2012)
  • Relação de transmissão: i=4,85 / 1,36 / 1,0 / 0,74 / marcha à ré: 4,1

 Modelo ZF Ecolife 6 AP 1700B com retarder incorporado (opção 2 – em 2016) 

  • Acionamento: por meio de teclas
  • Marchas: 6 (+ conversor de torque)
  • Relação de transmissão: i=3,364 (7,70 com conversor de torque) / 1,91 / 1,42 / 1,0 / 0,72 / 0,62 / marcha à ré: 4,235 (9,84 com conversor de torque)

 Modelo ZF 6HP604 NMOT/3,43 – 0,59 – Ecomat 4 Plus, com retarder incorporado (em 2012) 

  • Acionamento: por meio de teclas
  • Marchas: 6
  • Relação de transmissão: i=3,43 / 2,01 / 1,42 / 1,0 / 0,83 / 0,59 / marcha à ré: 4,84

  • Modelo: ZF 8098
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=26,2:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 140 A

 Bateria (livre de manutenção em 2016) 

  • Capacidade/tensão: 220 Ah (170 Ah em 2012) / 2 x 12 V

  • Tipo: composto de módulos rebaixados, formando as partes dianteira e traseira unidas por articulação

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VO4/39 DL-7,5
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo (eixo auxiliar): ZF AVN – 132-11,5
  • Tipo: eixo rígido de apoio
  • Modelo (eixo motriz): MB HO 7/03 300-13/C 22.5 (MB HO 7/03 DL-12,3 em 2012)
  • Tipo: carcaça central com redução nos planetários
  • Redução: i=7,733 (29:15×4)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

 Suspensão Traseira (eixo auxiliar/eixo motriz) 

  • Tipo: pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

  • Aros das rodas: 8.25 x 22,5
  • Pneus: 295/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)

 Freios de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
  • Tipo: disco nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem: 2.352 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, conjugado com o freio motor convencional, atuando em conjunto com o freio de serviço e retarder, através de uma tecla no painel
  • ABS (Sistema Antitravamento): sim (em 2016)
  • ASR (Sistema Antipatinação): sim (em 2016)

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 7000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Eixo auxiliar: 12300
  • Total: 28000

 Pesos admissíveis / Valores autorizados (em 2012) 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Eixo auxiliar: 10000
  • Total: 26000

Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.

  • Tanque de combustível: 20 (somente para transporte)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 26/22
  • Caixa de mudanças Voith: 28
  • Caixa de mudanças ZF: 30 (6HP 604) / 25 (6AP 1700B)
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 12 + 6,5 nas duas planetárias
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 42
  • Tanque de Arla 32: 35

  • (A) Distância entre-eixo dianteiro e central: 5250
  • (A') Distância entre-eixo central e traseiro: 6700
  • (B) Comprimento total: 17786
  • (C) Balanço dianteiro: 2486
  • (D) Balanço traseiro: 3350
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2094 (2101 em 2012)
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1803 (1800 em 2012)
  • (H) Largura: 2515 (2454 em 2012)
  • (I) Ângulo de entrada: 
  • (J) Ângulo de saída: 
  • (K) Vão livre dianteiro: 168
  • (L) Vão livre traseiro: 178
  • (M) Círculo de viragem: 23.314
  • Altura: 2106

 Caixa de Câmbio Voith D864.5 (em 2016) 

  • Eixo traseiro: MB HO7/03 RO 300-13/C 22.5
  • Redução: i=7,733 (29:15×4)
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 70 (limitado eletronicamente a 60 km/h)
  • Capacidade máxima de subida com 28.000kg (%) – (veículo em movimento): 43

 Caixa de Câmbio Voith D864.5 (em 2016) 

  • Eixo traseiro: MB HO7/03 RO 300-13/C 22.5
  • Redução: i=7,733 (29:15×4)
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 84 (limitado eletronicamente a 60 km/h)
  • Capacidade máxima de subida com 28.000kg (%) – (veículo em movimento): 27

 Caixa de Câmbio Voith D864.5 (em 2012) 

  • Eixo traseiro: MB HO7/03 DL-12,3
  • Redução: i=7,733 (29:15×4)
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 70
  • Capacidade máxima de subida com 26.000kg (%) – (veículo em movimento): 43

 Caixa de Câmbio ZF 6HP 604 (em 2012) 

  • Eixo traseiro: MB HO7/03 DL-12,3
  • Redução: i=7,733 (29:15×4)
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 84
  • Capacidade máxima de subida com 26.000kg (%) – (veículo em movimento): 29

  • Preparação para ar-condicionado (em 2012)
  • Bateria de 12 V / 220 Ah (em 2012)
  • Estepe e ferramentas (em 2016)
  • Reduçãi de eixo traseiro i=6,00 (27:18×4)

  • Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
  • Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
  • Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
  • Secador de ar com sistema coalescente
  • Chave elétrica geral
  • Bateria de 220Ah (livre de manutenção)
  • Coluna de direção regulável
  • Sensor incêndio no compartimento do motor
  • Freio a disco nas 6 rodas com ABS+ASR
  • Suspensão eletrônica ECAS com ajoelhamento bi-lateral e zoom
  • Freio de parada para o sistema de portas

 

  • Motor OM-457 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência de frenagem adicional, conjugado com o sistema borboleta, freio de serviço e retarder, proporciona maior segurança nas operações, economia de combustível e aumento na vida útil dos freios.
  • Chassi conceito Low Entry – toda a seção dianteira e central do veículo permite nivelação do degrau de entrada e do piso para 370 mm, não existindo nenhum outro degrau nessas seções do veículo. Com isso, o passageiro tem grande facilidade e rapidez para embarque e desembarque.
  • Chassi quadro – estrutura central fornecida de forma integral junto com o veículo, não necessitando de alongamento ou inserção deste componente no momento do encarroçamento para carroçarias até 18,5 metros. Quadro constituído de perfis de aço estampados, formando uma estrutura em forma de treliça e de fixações para carroçarias. Com essas características, o chassi apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento. Possui um corredor dianteiro e central de 900 mm de largura, permitindo a passagem de uma cadeira de rodas pelas portas dianteira e central.
  • Freio a disco nas rodas dianteiras e traseiras – propicia melhor eficiência na frenagem e maior facilidade na manutenção.
  • Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de retardador acionado, de controle do ABS, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.
  • Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
  • Coluna de direção regulável – propicia a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.
  • Articulação – proporciona movimentos suaves nas manobras e oferece um sistema de segurança que informa antecipadamente o momento do batente metálico.
  • Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
  • Sistema antibloqueio das rodas (ABS) – monitora a velocidade das rodas, ultrapassados os limites máximos de desaceleração e escorregamento, e o sistema aciona as válvulas moduladoras de pressão, que controlam a frenagem em cada roda. Dessa maneira, evita-se o bloqueio (travamento) das rodas, dentro dos requisitos para uma frenagem eficiente: menor espaço de frenagem, manutenção da dirigibilidade (controle sobre o veículo) e preservação da estabilidade direcional.
  • Sistema de rebaixamento lateral da suspensão (ECAS) – propicia o ajoelhamento da suspensão, aumentando o conforto e a segurança para embarque de passageiros, além de possuir opção de elevação total da suspensão para evitar o impacto frontal ou traseiro da carroçaria.
  • Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.

Mercedes-Benz O-500UA

 Giro do motor 

  • RPM corte min2150
  • RPM corte: 2170
  • RPM corte máx: 2190
  • RPM M L min: 510
  • RPM M L: 510
  • RPM M L máx: 560

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,50
  • Altitudes acima de 350m: 0,68

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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