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Mercedes-Benz O-500UA 2836 (360cv) – Euro 3

Tipo: | Ônibus articulado |
Segmento: | Urbano |
Obs.: | Piso baixo |
Fabricação: | 2005-11/12 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008) |
O chassi para ônibus articulado O-500 UA (Low Entry ou Piso Baixo) desenvolvido para aplicação urbana é a mais moderna e rendável solução para atender a demanda de passageiros nos grandes centros urbanos. Incorporando todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, esse chassi vem equipado com motor eletrônico OM-457 LA, posicionado na traseira do veículo, o que traz maior facilidade na manutenção diária, melhor dirigibilidade com mais segurança e menor risco durante a época de chuvas.
Entre as vantagens do O-500 UA, destacam-se a articulação com pistões hidráulicos, que oferece excelente dirigibilidade e facilidade de manutenção, e a praticidade do encarroçamento, já que esse chassi sai da fábrica pronto para receber a carroçaria, reduzindo o custo de operação. Chassi articulado O-500 UA.
Por você, a gente não pára de inovar.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-457 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 360 cv (265 kW) @ 2000 rpm |
Torque máximo: | 1600 Nm (163 mkgf) @ 1100 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 11.967 cm³ |
Consumo específico: | 188 g/kWh (138 g/cvh) a 1300 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 6 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Número de cilindros: | 2 |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 1080 l/min |
Modelo: | Voith Diwa D864.3E, com retarder incorporado |
Acionamento: | Automático, por meio de teclas |
Marchas sincronizadas: | 4 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 4,9:1 2ª – 1,36:1 3ª – 1,00:1 4ª – 0,73:1 Ré – 4,10:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | ZF 6HP 602 NMOT – Ecomat 2 Plus |
Acionamento: | Automático, por meio de teclas |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 6ª – 0,59:1 Ré – 4,84:1 |
Modelo: | ZF 8098 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=26,2:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 140 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 170 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/39 CL-7,5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Intermediário | |
Modelo: | ZF AVN – 132-11,5T |
Tipo: | Eixo rígido de apoio |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO7/03 DCL-12,3 |
Tipo: | Carcaça central com redução nos planetários |
Redução: | i=7,733 (29:15×4) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Intermediária | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo+Duplo |
Tipo: | Chassi para ônibus composto de módulos rebaixados, formando as partes dianteira e traseira unidas por articulação |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos, disco nas rodas dianteiras e traseiras |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, conjugada com freio-motor convencional, atuando em conjunto com o freio de serviço e retarder através de uma tecla no painel |
Área de frenagem | |
Total: | 2.352 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2002 |
Eixo intermediário: | 5560 |
Eixo traseiro: | 1710 |
Total: | 9272 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 7000 |
Eixo intermediário+traseiro: | 11500+12300 |
Total: | 28000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo intermediário+traseiro: | 10000+10000 |
Total: | 26000 |
Tanque de combustível: | 20 (somente para manobras) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 26 / 22 |
Caixa de mudanças: | 28 (Voith) 30 (ZF) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 12 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 42 |

(A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário: | 5250 |
(A’) Distância entre-eixos intermediário e traseiro: | 6700 |
(B) Comprimento total: | 17786 |
(C) Balanço dianteiro: | 2486 |
(D) Balanço traseiro: | 3350 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2101 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1800 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2360 |
(I) Ângulo de entrada: | 9° |
(J) Ângulo de saída: | 8° |
(K) Vão livre dianteiro: | 171 |
(L) Vão livre traseiro: | 295 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 23,3 |
Altura externa: | 2102 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | Voith Diwa 864.3 E |
Eixo traseiro: | MB HO7/03 DL-12,3 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=7,733 (29:15×4) |
Velocidade máxima (km/h): | 71 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 48 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF 6 HP 602 NMOT/3,43-0,59 – Ecomat 2 Plus |
Eixo traseiro: | MB HO7/03 DL-12,3 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=7,733 (29:15×4) |
Velocidade máxima (km/h): | 84 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 36 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2070 |
RPM corte: | 2170 |
RPM corte máx: | 2280 |
RPM M L min: | 500 |
RPM M L: | 550 |
RPM M L máx: | 600 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,63 |
Altitudes acima de 350m: | 0,85 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-457 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência de frenagem adicional, conjugado com o sistema borboleta, freio de serviço e retarder, proporcionando maior segurança nas operações, economia de combustível e aumentando a vida útil dos freios.
Chassi conceito Low Entry – toda a seção dianteira e central do veículo permite nivelação do degrau de entrada e do piso para 370 mm, não existindo nenhum outro degrau nessas seções do veículo. Com isso, o passageiro tem grande facilidade e rapidez para embarque e desembarque.
Chassi quadro – estrutura central fornecida de forma integral junto com o veículo, não necessitando de alongamento ou inserção deste componente no momento do encarroçamento para carroçarias até 18,5 metros. Quadro constituído de perfis de aço estampado, formando uma estrutura em forma de treliça e de fixações para carroçarias. Com essas características, o chassi apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento. Possui um corredor dianteiro e central de 900 mm de largura, permitindo a passagem de uma cadeira de rodas pelas portas dianteira e central.
Caixa automática Voith Diwa 864.3E com retarder (freio auxiliar) incorporado – com 4 marchas, propicia engates suaves e precisos, tornando fácil e confortável a sua operação, maximizando o desempenho do veículo e aumentando a vida útil das lonas de freios, impedindo naturalmente abusos desnecessários na maneira de dirigir, o que aumenta a durabilidade dos componentes de trem-de-força.
Freios a disco nas rodas dianteiras e traseiras – propicia melhor eficiência na frenagem e maior facilidade na manutenção.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de retardador acionado, de controle do ABS, de controle da correia de acionamento do ventilador e de acionamento do ajoelhamento ou da elevação da suspensão.
Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
Sistema de rebaixamento lateral da suspensão (ECAS) – propicia o ajoelhamento da suspensão, aumentando o conforto e a segurança para embarque de passageiros, além de possuir opção de elevação total da suspensão para evitar o impacto frontal ou traseiro da carroçaria.
Coluna de direção regulável – permite a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.
Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Articulação – proporciona movimentos suaves nas manobras e oferece um sistema de segurança que informa antecipadamente o momento do batente metálico.

- Sistema de freio ABS
- Preparação para ar-condicionado
- Administrador de frota FM 200 Plus – Sistema para gerenciamento de frota
- Bateria de 12 V/220 Ah
- Rodas de Alumínio
- Transmissão automática ZF HP 602 NMOT com retarder incorporado