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Mercedes-Benz OF-1113 (126cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1983-1986 |
Identificador: | 344052 e 344058 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1986) |
Motor
Modelo: | Mercedes-Benz OM-352 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 126 cv (93 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | 353 Nm (36 mkgf) @ 1600 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.675 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97 |
Curso do pistão (mm): | 128 |
Relação de compressão: | 17:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba de óleo – tipo: | De engrenagens |
Filtro de óleo – tipo: | De dois fluxos, principal e secundário |
Sistema de alimentação: | Injeção: por bomba alimentadora e bomba injetora |
Sistema de lubrificação: | Por óleo, sob pressão, com trocador de calor |
Sistema de arrefecimento: | Por água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch, com avanço automático |
Sistema de Injeção: | Direta |
Pressão de Injeção: | 200 bar |
Transmissão
Modelo: | MB G-3/50-5/8,5 |
Acionamento: | Mecânica |
Opcional 1 | |
Modelo: | MB G-3/60-5/7,5 |
Acionamento: | Mecânica |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Diâmetro do disco: | 310 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8063 |
Tipo: | Hidráulica |
Sistema Elétrico
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 180 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 3 kW (4 cv) / 12 V |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7 D-5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL4/25 D-7,6 |
Tipo: | Engrenagens hipóides |
Redução: | i=5,714 (40:7) |
Reduções opcionais: | i=6,857 (48:7) i=6,143 (43:7) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Hidráulicos |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixes de molas com estabilizador |
Amortecedores: | Hidráulicos |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.00 x 20 (disco) |
Pneumáticos: | 9.00 x 20 PR 12 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada, rebitado |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido, de dois circuitos |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Com molas acumuladoras comandadas pneumaticamente, ação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Acionado pneumaticamente |
Área de frenagem | |
Total: | 3.702 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2180 |
Eixo traseiro: | 1370 |
Total: | 3550 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 8150 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 4500 |
Eixo traseiro: | 7400 |
Total: | 11700 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 210 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 14 / 10 |
Filtro de óleo do motor: | 2,5 |
Caixa de mudanças: | 5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 5,25 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 21 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 4570 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 9235 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1969 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1768 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2330 |
(K) Vão livre dianteiro: | 286 |
(L) Vão livre traseiro: | 277 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 17,7 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,714 |
Velocidade máxima (km/h): | 92 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 26 (G-3/50) 23 (G-3/60) |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,857 |
Velocidade máxima (km/h): | 76 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 32 (G-3/50) 29 (G-3/60) |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,143 |
Velocidade máxima (km/h): | 85 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 29 (G-3/50) 25 (G-3/60) |