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Mercedes-Benz OF-1218 (177cv)

Mercedes-Benz OF-1218 (177cv)
Tipo: Ônibus Midi
Segmento: Urbano
Fabricação: 2008-11/12
Identificador: 384223
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Maio/2008)

Desenvolvido para aplicação urbana, o chassi OF-1218 incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz — é um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de trabalho.

Indicado para operação nas linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros e bairro–centro, é um veículo ágil para o trânsito urbano.

O OF-1218 foi dimensionado para suportar 12,8 toneladas e carroçarias até 9,6 metros de comprimento, apresentando alta qualidade e baixo custo operacional que podem superar todas as expectativas do frotista mais exigente.

O motor com gerenciamento eletrônico OM-904 LA, de 177 cv, permite ao veículo um desempenho superior no pesado trânsito urbano das grandes metrópoles, com economia e rentabilidade para o frotista. Assim, o OF-1218 é o chassi ideal para operações que requerem um veículo de concepção avançada e, além disso, conta com a garantia da marca líder em ônibus para o transporte de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-904 LA
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 177 cv (130 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 675 Nm (69 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.249 cm³
Consumo específico: 205 g/kWh (151 g/cvh) a 1400 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 580 l/min a 10 bar com 2500 rpm

Transmissão
Modelo: MB G/60-6/9,20
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,20:1
2ª – 5,23:1
3ª – 3,15:1
4ª – 2,03:1
5ª – 1,37:1
6ª – 1,00:1
Ré – 8,65:1

Embreagem
Modelo: MF 362 HD
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8095 Servocom
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=18,5:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/41 D-5
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL2/54 D-8,6
Tipo: Carcaça estampada com ponteiras soldadas por fricção
Redução: i=3,91 (43:11)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 19.5
Pneumáticos: 285 / 70 R 19.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 50

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, conjugada com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com freio de serviço através de uma tecla no painel
Área de frenagem
Total: 4.541 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2408
Eixo traseiro: 1270
Total: 3678
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 7800
Total: 12800

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210 (plástico)
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 12
Caixa de mudanças: 9 / 8
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4418
(B) Comprimento máximo da carroceria: 7910
(C) Balanço dianteiro: 1910
(D) Balanço traseiro: 1582
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1970
(F) Bitola – eixo traseiro: 1847
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2440
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 17,3

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: MB G 60-6/9,20
Eixo traseiro: MB HL2/54 D-8,6
Pneus: 285 / 70 R 19.5
Redução do eixo traseiro: i=3,91 (43:11)
Velocidade máxima (km/h): 120 (valor limitado eletronicamente)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 36

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2470
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2780
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,15
Altitudes acima de 350m: 1,56
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.

Câmbio MB G 60-6/9,20 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.

Trambulação – sistema de alavanca com acionamento a cabo no câmbio, que proporciona melhor ergonomia ao motorista.

Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.

Molas parabólicas na dianteira e traseira – caracterizam-se pelo amortecimento progressivo e proporcionam excelente conforto aos passageiros. Também proporcionam menor ruído, devido à utilização de pastilhas anti-ruído nas extremidades das lâminas.

Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Opcionais
  • Conjunto de roda e pneu reserva
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
  • Tanque de combustível de 150 litros (plástico)

Função desabilitada

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