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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OF-1218

  • Uso: Ônibus urbano midi
  • Fabricação: De 2004 até 2012
  • Baumúster: 384223
  • Norma de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Maio/2008)

Desenvolvido para aplicação urbana, o chassi OF-1218 incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz — é um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para
as mais severas condições de trabalho.
Indicado para operação nas linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros e bairro–centro, é um veículo ágil para o trânsito urbano.
O OF-1218 foi dimensionado para suportar 12,8 toneladas e carroçarias até 9,6 metros de comprimento, apresentando alta qualidade e baixo custo operacional que podem superar todas as expectativas do frotista mais exigente.
O motor com gerenciamento eletrônico OM-904 LA, de 177 cv, permite ao veículo um desempenho superior no pesado trânsito urbano das grandes metrópoles, com economia e rentabilidade para o frotista. Assim, o OF-1218 é o chassi ideal para operações que requerem um veículo de concepção avançada e, além disso, conta com a garantia da marca líder em ônibus para o transporte de passageiros.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-904 LA – Proconve P-5/Euro III
  • Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 130 kW (177cv) a 2200 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 675 Nm (69 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
  • Cilindrada total: 4.249 cm³
  • Consumo específico: 205 g/kWh (151 g/cvh) a 1400 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 580 l/min a 10 bar com 2500 rpm

  • Modelo: MB G 60-6/9,20
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=9,20 / 5,23 / 3,15 / 2,03 / 1,37 / 1,00 / marcha a ré: 8,65

  • Modelo: MF 362 HD
  • Tipo: monodisco – seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8095 Servocom
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=18,5:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 12 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 80 A

 Bateria 

  • Capaciade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL3/41 D-5
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HL2/54 D-8,6
  • Tipo: carcaça estampada com ponteiras soldadas por fricção
  • Redução: i=3,91 (43:11)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas parabólicas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas parabólicas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 7,50 – 19,5
  • Pneumáticos: 285/70 R 19,5 (radiais, sem câmara)

  • Tipo: escada, rebitado
  • Material empregado: LNE 50

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 4.541 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio-motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, conjugada com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com freio de serviço através de uma tecla no painel

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Chassi para ônibus, sem carroçaria

  • Eixo dianteiro: 2408
  • Eixo traseiro: 1270
  • Total: 3678

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 7800
  • Total: 12800

  • Tanque de combustível: 210 (plástico)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
  • Caixa de mudanças: 9/8
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 27

  • (A) Distância entre-eixos: 4418
  • (B) Comprimento total: 7910
  • (C) Balanço dianteiro: 1910
  • (D) Balanço traseiro: 1582
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 1970
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1847
  • (H) Largura: 2440
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 17,3

  • Caixa de mudanças: MB G 60-6/9,20
  • Eixo traseiro: MB HL2/54 D-8,6
  • Redução: i=3,91 (43:11)
  • Pneus: 285/70 R 19,5
  • Velocidade máxima (km/h): 120 (valor limitado eletronicamente)
  • Capacidade máxima de subida com 12.800kg (%) (veículo em movimento): 36

  • Conjunto de roda e pneu reserva
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
  • Tanque de combustível de 150 litros (plástico)

  • Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
  • Câmbio MB G 60-6/9,20 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
  • Trambulação – sistema de alavanca com acionamento a cabo no câmbio, que proporciona melhor ergonomia ao motorista.
  • Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
  • Molas parabólicas na dianteira e traseira – caracterizam-se pelo amortecimento progressivo e proporcionam excelente conforto aos passageiros. Também propocionam menor ruído, devido à utilização de pastilhas anti-ruído nas extremidades das lâminas.
  • Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

 Giro do motor 

  • RPM corte min2470
  • RPM corte: 2720
  • RPM corte máx: 2780
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,15
  • Altitudes acima de 350m: 1,56

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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