ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano midi
- Fabricação: De 2004 até 2012
- Baumúster: 384223
- Norma de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Maio/2008)
Desenvolvido para aplicação urbana, o chassi OF-1218 incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz — é um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para
as mais severas condições de trabalho.
Indicado para operação nas linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros e bairro–centro, é um veículo ágil para o trânsito urbano.
O OF-1218 foi dimensionado para suportar 12,8 toneladas e carroçarias até 9,6 metros de comprimento, apresentando alta qualidade e baixo custo operacional que podem superar todas as expectativas do frotista mais exigente.
O motor com gerenciamento eletrônico OM-904 LA, de 177 cv, permite ao veículo um desempenho superior no pesado trânsito urbano das grandes metrópoles, com economia e rentabilidade para o frotista. Assim, o OF-1218 é o chassi ideal para operações que requerem um veículo de concepção avançada e, além disso, conta com a garantia da marca líder em ônibus para o transporte de passageiros.
- Modelo: Mercedes-Benz OM-904 LA – Proconve P-5/Euro III
- Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
- Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 130 kW (177cv) a 2200 rpm
- Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 675 Nm (69 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
- Cilindrada total: 4.249 cm³
- Consumo específico: 205 g/kWh (151 g/cvh) a 1400 rpm
- Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
- Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
- Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
Unidade Injetora
- Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
- Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
- Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
- Acionamento: por engrenagens
- Fluxo de trabalho: 580 l/min a 10 bar com 2500 rpm
- Modelo: MB G 60-6/9,20
- Acionamento: por meio de alavanca
- Marchas sincronizadas: 6
- Relação de transmissão: i=9,20 / 5,23 / 3,15 / 2,03 / 1,37 / 1,00 / marcha a ré: 8,65
- Modelo: MF 362 HD
- Tipo: monodisco – seco
- Acionamento: hidropneumático
- Modelo: ZF 8095 Servocom
- Tipo: hidráulica
- Relação de redução: i(máx)=18,5:1
Tensão nominal
- Capaciade: 12 V
Alternador
- Capaciade: 28 V / 80 A
Bateria
- Capaciade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V
Eixo Dianteiro
- Modelo: MB VL3/41 D-5
- Tipo: punho
Eixo Traseiro
- Modelo: MB HL2/54 D-8,6
- Tipo: carcaça estampada com ponteiras soldadas por fricção
- Redução: i=3,91 (43:11)
Suspensão Dianteira
- Tipo: feixe de molas parabólicas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: feixe de molas parabólicas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
- Aros das rodas: 7,50 – 19,5
- Pneumáticos: 285/70 R 19,5 (radiais, sem câmara)
- Tipo: escada, rebitado
- Material empregado: LNE 50
Freio de serviço
- Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
- Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem total: 4.541 cm²
- Regulador automático de freio: sim
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-motor
- Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
- Acionamento: eletropneumático
- Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
- Acionamento: eletropneumático, conjugada com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com freio de serviço através de uma tecla no painel
Em ordem de marcha, conforme NBR 6070
Chassi para ônibus, sem carroçaria
- Eixo dianteiro: 2408
- Eixo traseiro: 1270
- Total: 3678
Pesos admissíveis / Valores autorizados
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 5000
- Eixo traseiro: 7800
- Total: 12800
- Tanque de combustível: 210 (plástico)
- Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
- Caixa de mudanças: 9/8
- Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
- Direção hidráulica: 3,5
- Sistema de arrefecimento: 27
- (A) Distância entre-eixos: 4418
- (B) Comprimento total: 7910
- (C) Balanço dianteiro: 1910
- (D) Balanço traseiro: 1582
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 1970
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1847
- (H) Largura: 2440
- (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 17,3
- Caixa de mudanças: MB G 60-6/9,20
- Eixo traseiro: MB HL2/54 D-8,6
- Redução: i=3,91 (43:11)
- Pneus: 285/70 R 19,5
- Velocidade máxima (km/h): 120 (valor limitado eletronicamente)
- Capacidade máxima de subida com 12.800kg (%) (veículo em movimento): 36
- Conjunto de roda e pneu reserva
- Polia adicional para ar-condicionado
- Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
- Tanque de combustível de 150 litros (plástico)
- Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
- Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
- Câmbio MB G 60-6/9,20 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
- Trambulação – sistema de alavanca com acionamento a cabo no câmbio, que proporciona melhor ergonomia ao motorista.
- Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
- Molas parabólicas na dianteira e traseira – caracterizam-se pelo amortecimento progressivo e proporcionam excelente conforto aos passageiros. Também propocionam menor ruído, devido à utilização de pastilhas anti-ruído nas extremidades das lâminas.
- Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Giro do motor
- RPM corte min: 2470
- RPM corte: 2720
- RPM corte máx: 2780
- RPM M L min: 550
- RPM M L: 600
- RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 1,15
- Altitudes acima de 350m: 1,56
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)