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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OF-1219

  • Uso: Ônibus urbano e midi
  • Fabricação: De 2013 até 2015
  • Baumúster: 384223
  • Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2013)

OF-1219

Desenvolvido para aplicação urbana, o chassi OF-1219 incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz – é um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de trabalho. Indicado para operação nas linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros e bairro-centro, é um veículo ágil para o trânsito urbano. O OF-1219 foi dimensionado para suportar 12,8 toneladas e carroçarias até 9,6 metros de comprimento, apresentando alta qualidade e baixo custo operacional, que podem superar todas as expectativas do frotista mais exigente. O motor com gerenciamento eletrônico OM-924 LA (Proconve P-7), de 185 cv, permite ao veículo um desempenho superior no pesado trânsito urbano das grandes metrópolis, com economia e rentabilidade para o frotista. Assim, o OF-1219 é o chassi ideal para operações que requerem um veículo de concepção avançada e, além disso, conta com a garantia da marca líder em ônibus para o transporte de passageiros.

  • Modelo: MB OM-924 LA (Proconve P-7)
  • Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 136 kW (185cv) a 2200 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 700 Nm (71,4 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
  • Cilindrada total: 4.801 cm³
  • Consumo específico: 194 g/kWh a 1200 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
  • Redução catalítica seletiva de NOx (SCR): sim

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Cilindradas: 352 cm³

  • Modelo: MB G 60 – 6
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=9,201 / 5,230 / 3,145 / 2,034 / 1,374 / 1,00 / marcha a ré: 8,649

  • Modelo: MF 362
  • Tipo: monodisco, seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8095
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=18,5:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 80 A

 Bateria 

  • Capaciade / tensão: 135 Ah / 2 x 12 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL 3/41 D-5
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HL 2/54 D-8,6
  • Tipo: carcaça estampada com ponteiras soldadas por fricção
  • Redução: i=3,909 (43:11)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas parabólicas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas parabólicas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 7.50 x 19,5
  • Pneus: 285/70R 19,5 (radiais, sem câmara)

  • Tipo: escada, parafusado
  • Material empregado: LNE 50

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 4329 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, conjugada com freio motor convencional, podendo atuar em conjunto com freio de serviço através de uma tecla no painel

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 7800
  • Total: 12800

  • Tanque de combustível: 210
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
  • Caixa de mudanças: 9,0
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 28
  • Tanque de Arla 32: 35

  • (A) Distância entre-eixos: 4418
  • (B) Comprimento total: 7910
  • (C) Balanço dianteiro1910
  • (D) Balanço traseiro1582
  • (E) Bitola – eixo dianteiro1970
  • (F) Bitola – eixo traseiro1847
  • (H) Largura: 2440
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado17.300

  • Caixa de mudançasMB G 60 – 6
  • Eixo traseiroMB HL2/54 D-8,6
  • Reduçãoi=3,909 (43:11)
  • Pneus285/70 R 19,5
  • Velocidade máxima (km/h)108
  • Capacidade máxima de subida com 12.800kg (%) (veículo em movimento)48

  • Conjunto de roda e pneu reserva
  • Polia adicional para ar condicionado
  • Coluna de direção regulável
  • Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
  • Tanque de combustível de 150 litros (plástico)
  • Banco do motorista estofado, com deslocamento lateral
  • Freio ABS (Anti Block System)
  • Bateria 170 Ah / 2x12V
  • Limitadores de velocidade 60/90 km/h

  • Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
  • Câmbio MB G 60-6/9,20 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
  • Painel de instrumento eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
  • Molas parabólicas na dianteira e traseira – caracterizam-se pelo amortecimento progressivo e proporcionam excelente conforto aos passageiros. Também proporcionam menor ruído, devido à utilização de pastilhas antirruído nas extremidades das lâminas.
  • Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
  • Válvula sensível à carga (ALB) – impede o bloqueio das rodas, através do princípio “menos peso, menor pressão”, elevando assim o nível de segurança do veículo, especialmente durante as frenagens de emergência.
  • Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.

 Giro do motor 

  • RPM corte min2500
  • RPM corte: 2750
  • RPM corte máx: 2810
  • RPM M L min: 580
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,50
  • Altitudes acima de 350m: 0,68

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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