ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e midi
- Fabricação: De 2013 até 2015
- Baumúster: 384223
- Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2013)
OF-1219
Desenvolvido para aplicação urbana, o chassi OF-1219 incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz – é um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de trabalho. Indicado para operação nas linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros e bairro-centro, é um veículo ágil para o trânsito urbano. O OF-1219 foi dimensionado para suportar 12,8 toneladas e carroçarias até 9,6 metros de comprimento, apresentando alta qualidade e baixo custo operacional, que podem superar todas as expectativas do frotista mais exigente. O motor com gerenciamento eletrônico OM-924 LA (Proconve P-7), de 185 cv, permite ao veículo um desempenho superior no pesado trânsito urbano das grandes metrópolis, com economia e rentabilidade para o frotista. Assim, o OF-1219 é o chassi ideal para operações que requerem um veículo de concepção avançada e, além disso, conta com a garantia da marca líder em ônibus para o transporte de passageiros.
- Modelo: MB OM-924 LA (Proconve P-7)
- Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
- Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 136 kW (185cv) a 2200 rpm
- Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 700 Nm (71,4 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
- Cilindrada total: 4.801 cm³
- Consumo específico: 194 g/kWh a 1200 rpm
- Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
- Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
- Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
- Redução catalítica seletiva de NOx (SCR): sim
Unidade Injetora
- Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
- Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
- Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
- Acionamento: por engrenagens
- Cilindradas: 352 cm³
- Modelo: MB G 60 – 6
- Acionamento: por meio de alavanca
- Marchas sincronizadas: 6
- Relação de transmissão: i=9,201 / 5,230 / 3,145 / 2,034 / 1,374 / 1,00 / marcha a ré: 8,649
- Modelo: MF 362
- Tipo: monodisco, seco
- Acionamento: hidropneumático
- Modelo: ZF 8095
- Tipo: hidráulica
- Relação de redução: i(máx)=18,5:1
Tensão nominal
- Capaciade: 24 V
Alternador
- Capaciade: 28 V / 80 A
Bateria
- Capaciade / tensão: 135 Ah / 2 x 12 V
Eixo Dianteiro
- Modelo: MB VL 3/41 D-5
- Tipo: punho
Eixo Traseiro
- Modelo: MB HL 2/54 D-8,6
- Tipo: carcaça estampada com ponteiras soldadas por fricção
- Redução: i=3,909 (43:11)
Suspensão Dianteira
- Tipo: feixe de molas parabólicas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: feixe de molas parabólicas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
- Aros das rodas: 7.50 x 19,5
- Pneus: 285/70R 19,5 (radiais, sem câmara)
- Tipo: escada, parafusado
- Material empregado: LNE 50
Freio de serviço
- Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
- Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem total: 4329 cm²
- Regulador automático de freio: sim
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio motor
- Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
- Acionamento: eletropneumático
- Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
- Acionamento: eletropneumático, conjugada com freio motor convencional, podendo atuar em conjunto com freio de serviço através de uma tecla no painel
Pesos admissíveis / Valores autorizados
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 5000
- Eixo traseiro: 7800
- Total: 12800
- Tanque de combustível: 210
- Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
- Caixa de mudanças: 9,0
- Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
- Direção hidráulica: 3,5
- Sistema de arrefecimento: 28
- Tanque de Arla 32: 35
- (A) Distância entre-eixos: 4418
- (B) Comprimento total: 7910
- (C) Balanço dianteiro: 1910
- (D) Balanço traseiro: 1582
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 1970
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1847
- (H) Largura: 2440
- (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado: 17.300
- Caixa de mudanças: MB G 60 – 6
- Eixo traseiro: MB HL2/54 D-8,6
- Redução: i=3,909 (43:11)
- Pneus: 285/70 R 19,5
- Velocidade máxima (km/h): 108
- Capacidade máxima de subida com 12.800kg (%) (veículo em movimento): 48
- Conjunto de roda e pneu reserva
- Polia adicional para ar condicionado
- Coluna de direção regulável
- Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
- Tanque de combustível de 150 litros (plástico)
- Banco do motorista estofado, com deslocamento lateral
- Freio ABS (Anti Block System)
- Bateria 170 Ah / 2x12V
- Limitadores de velocidade 60/90 km/h
- Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
- Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
- Câmbio MB G 60-6/9,20 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
- Painel de instrumento eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
- Molas parabólicas na dianteira e traseira – caracterizam-se pelo amortecimento progressivo e proporcionam excelente conforto aos passageiros. Também proporcionam menor ruído, devido à utilização de pastilhas antirruído nas extremidades das lâminas.
- Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
- Válvula sensível à carga (ALB) – impede o bloqueio das rodas, através do princípio “menos peso, menor pressão”, elevando assim o nível de segurança do veículo, especialmente durante as frenagens de emergência.
- Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.
Giro do motor
- RPM corte min: 2500
- RPM corte: 2750
- RPM corte máx: 2810
- RPM M L min: 580
- RPM M L: 600
- RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 0,50
- Altitudes acima de 350m: 0,68
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)