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Mercedes-Benz OF-1313 (130cv)

Mercedes-Benz OF-1313 (130cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1970-1986
Identificador: 345050 e 345310
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Novembro/1982) – 2 fontes pesquisadas, dados cruzados e complementados

Responsável pelo suprimento da maior parte de um mercado cada dia mais exigente, a Mercedes-Benz do Brasil S.A. inclui em seu programa de produção veículos para os mais diversos setores do transporte, oferecendo a cada faixa desse mercado o produto mais adequado, durável, econômico e eficiente.

Dentro de sua diversificada linha de chassis para ônibus a empresa apresenta o OF-1313, chassi para ser encarroçado pelos fabricantes especializados de acordo com a utilização a que se destina, seja para transporte urbano de passageiros, para linhas rodoviárias ou para turismo.

O motor diesel OM-352 de que é dotado desenvolve potência líquida (DIN) de 130 cv (96 kW), ou potência bruta (SAE) de 147 cv (108 kW), trabalhando com reduzido consumo de combustível graças ao seu avançado sistema de injeção direta. A direção hidráulica, sensível e precisa, permite ao motorista um dirigir seguro e maior facilidade nas manobras.

O quadro do chassi, formado de fortes longarinas unidas por travessas rebitadas, tem grande capacidade torcional e resiste às mais severas condições de trabalho.

O sistema de suspensão de OF-1313 foi elaborado em função da suavidade de marcha, para o conforto dos passageiros, e da estabilidade do veículo, para um trânsito mais seguro.

Os três sistemas de freios, de alta eficiência, tornam este veículo realmente seguro: o freio de serviço é hidráulico, de dois circuitos independentes, auxiliado por ar comprimido; o de estacionamento é mecânico, com câmara de mola acumuladora, atuando nas rodas traseiras; o freio-motor, além de um fator adicional de segurança, é utilíssimo nas descidas longas também pela economia que proporciona em combustível, lonas de freio e pneumáticos.

Em suma, um veículo com as características de eficiência, durabilidade, economia e segurança que se resumem na qualidade Mercedes-Benz.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-352
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: DIN: 130 cv (96 kW) @ 2800 rpm
SAE: 145 HP ~ 147 HP (108 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo: DIN: 363 Nm (37 mkgf) @ 2000 rpm
SAE: 402 Nm (41 mkgf) @ 2000 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.675 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97
Curso do pistão (mm): 128
Relação de compressão: 17:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Sistema de alimentação: Fluxo do combustível por meio de bombas alimentadora e injetora
Sistema de lubrificação: Circulação do óleo sob pressão com intercambiador de calor óleo-água
Sistema de arrefecimento: Por água, com termostato
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-3/40-5/7,5
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Opcional 1
Modelo: MB G-3/36-5/8,02
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Diâmetro do disco: 310 mm

Direção
Modelo: ZF
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 55 A (Bosch)
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 180 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 3 kW (4 cv) / 12 V (Bosch)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/7 D-5
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL4/26 D-8,8
Opcional: MB HL5/2 DZ-10
Tipo: Por engrenagens hipóides
Redução: i=6,143 (43:7)
Reduções opcionais: i=6,857 (48:7)
i1=6,143/i2=8,630

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixes de molas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas com estabilizador
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.00 x 20
Pneumáticos: 10.00 x 20 PR 16
Pneumáticos – opcionais: 9.00 x 20 PR 14
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado, com longarinas de perfil em “U”

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, com câmara de mola acumuladora; ação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Adicional
Área de frenagem
Total: 3.905 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2410 (2590)
Eixo traseiro: 1460 (1530)
Total: 3870 (4120)
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 9130 (8880)
Pesos
Eixo dianteiro: 4700
Eixo traseiro: 8500
Total: 13000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Óleo no cárter, máx./min.: 14 / 10
Sistema de arrefecimento: 27 (24)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5170
(B) Comprimento máximo da carroceria: 10217 (10237)
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1960 (1950)
(F) Bitola – eixo traseiro: 1770
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2332
(K) Vão livre dianteiro: 293
(L) Vão livre traseiro: 274
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 17,2 (20,56)

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 6,143
Velocidade máxima (km/h): 87,1 (84,3)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 22,0
(G-3/40: 22,8)
(G-3/36: 24,6)
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,857
Velocidade máxima (km/h): 78,0 (75,5)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 24,9
(G-3/40: 25,8)
(G-3/36: 27,8)
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 8,630
Velocidade máxima (km/h): 62,0
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 32,4

Função desabilitada

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