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Mercedes-Benz OF-1313 (130cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1970-1986 |
Identificador: | 345050 e 345310 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Novembro/1982) – 2 fontes pesquisadas, dados cruzados e complementados |
Responsável pelo suprimento da maior parte de um mercado cada dia mais exigente, a Mercedes-Benz do Brasil S.A. inclui em seu programa de produção veículos para os mais diversos setores do transporte, oferecendo a cada faixa desse mercado o produto mais adequado, durável, econômico e eficiente.
Dentro de sua diversificada linha de chassis para ônibus a empresa apresenta o OF-1313, chassi para ser encarroçado pelos fabricantes especializados de acordo com a utilização a que se destina, seja para transporte urbano de passageiros, para linhas rodoviárias ou para turismo.
O motor diesel OM-352 de que é dotado desenvolve potência líquida (DIN) de 130 cv (96 kW), ou potência bruta (SAE) de 147 cv (108 kW), trabalhando com reduzido consumo de combustível graças ao seu avançado sistema de injeção direta. A direção hidráulica, sensível e precisa, permite ao motorista um dirigir seguro e maior facilidade nas manobras.
O quadro do chassi, formado de fortes longarinas unidas por travessas rebitadas, tem grande capacidade torcional e resiste às mais severas condições de trabalho.
O sistema de suspensão de OF-1313 foi elaborado em função da suavidade de marcha, para o conforto dos passageiros, e da estabilidade do veículo, para um trânsito mais seguro.
Os três sistemas de freios, de alta eficiência, tornam este veículo realmente seguro: o freio de serviço é hidráulico, de dois circuitos independentes, auxiliado por ar comprimido; o de estacionamento é mecânico, com câmara de mola acumuladora, atuando nas rodas traseiras; o freio-motor, além de um fator adicional de segurança, é utilíssimo nas descidas longas também pela economia que proporciona em combustível, lonas de freio e pneumáticos.
Em suma, um veículo com as características de eficiência, durabilidade, economia e segurança que se resumem na qualidade Mercedes-Benz.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-352 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | DIN: 130 cv (96 kW) @ 2800 rpm SAE: 145 HP ~ 147 HP (108 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | DIN: 363 Nm (37 mkgf) @ 2000 rpm SAE: 402 Nm (41 mkgf) @ 2000 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.675 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97 |
Curso do pistão (mm): | 128 |
Relação de compressão: | 17:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Sistema de alimentação: | Fluxo do combustível por meio de bombas alimentadora e injetora |
Sistema de lubrificação: | Circulação do óleo sob pressão com intercambiador de calor óleo-água |
Sistema de arrefecimento: | Por água, com termostato |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-3/40-5/7,5 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Opcional 1 | |
Modelo: | MB G-3/36-5/8,02 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Tipo: | Monodisco a seco |
Diâmetro do disco: | 310 mm |
Modelo: | ZF |
Tipo: | Hidráulica |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A (Bosch) |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 180 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 3 kW (4 cv) / 12 V (Bosch) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7 D-5 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL4/26 D-8,8 Opcional: MB HL5/2 DZ-10 |
Tipo: | Por engrenagens hipóides |
Redução: | i=6,143 (43:7) |
Reduções opcionais: | i=6,857 (48:7) i1=6,143/i2=8,630 |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixes de molas com estabilizador |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.00 x 20 |
Pneumáticos: | 10.00 x 20 PR 16 |
Pneumáticos – opcionais: | 9.00 x 20 PR 14 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado, com longarinas de perfil em “U” |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, com câmara de mola acumuladora; ação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Adicional |
Área de frenagem | |
Total: | 3.905 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2410 (2590) |
Eixo traseiro: | 1460 (1530) |
Total: | 3870 (4120) |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 9130 (8880) |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 4700 |
Eixo traseiro: | 8500 |
Total: | 13000 |
Tanque de combustível: | 210 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 14 / 10 |
Sistema de arrefecimento: | 27 (24) |

(A) Distância entre-eixos: | 5170 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10217 (10237) |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1960 (1950) |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1770 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2332 |
(K) Vão livre dianteiro: | 293 |
(L) Vão livre traseiro: | 274 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 17,2 (20,56) |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,143 |
Velocidade máxima (km/h): | 87,1 (84,3) |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 22,0 (G-3/40: 22,8) (G-3/36: 24,6) |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,857 |
Velocidade máxima (km/h): | 78,0 (75,5) |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 24,9 (G-3/40: 25,8) (G-3/36: 27,8) |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 8,630 |
Velocidade máxima (km/h): | 62,0 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 32,4 |