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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OF-1313

  • Uso: Ônibus urbano e rodoviário
  • Fabricação: De 1970 até 1986
  • Baumúster: 345050 e 345310
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Novembro/1982) – 2 fontes pesquisadas, dados cruzados e complementados

?Responsável pelo suprimento da maior parte de um mercado cada dia mais exigente, a Mercedes-Benz do Brasil S.A. inclui em seu programa de produção veículos para os mais diversos setores do transporte, oferecendo a cada faixa desse mercado o produto mais adequado, durável, econômico e eficiente.
Dentro de sua diversificada linha de chassis para ônibus a empresa apresenta o OF-1313, chassi para ser encarroçado pelos fabricantes especializados de acordo com a utilização a que se destina, seja para transporte urbano de passageiros, para linhas rodoviárias ou para turismo.
O motor diesel OM-352 de que é dotado desenvolve potência líquida (DIN) de 130 cv (96 kW), ou potência bruta (SAE) de 147 cv (108 kW), trabalhando com reduzido consumo de combustível graças ao seu avançado sistema de injeção direta. A direção hidráulica, sensível e precisa, permite ao motorista um dirigir seguro e maior facilidade nas manobras.
O quadro do chassi, formado de fortes longarinas unidas por travessas rebitadas, tem grande capacidade torcional e resiste às mais severas condições de trabalho.
O sistema de suspensão de OF-1313 foi elaborado em função da suavidade de marcha, para o conforto dos passageiros, e da estabilidade do veículo, para um trânsito mais seguro.
Os três sistemas de freios, de alta eficiência, tornam este veículo realmente seguro: o freio de serviço é hidráulico, de dois circuitos independentes, auxiliado por ar comprimido; o de estacionamento é mecânico, com câmara de mola acumuladora, atuando nas rodas traseiras; o freio-motor, além de um fator adicional de segurança, é utilíssimo nas descidas longas também pela economia que proporciona em combustível, lonas de freio e pneumáticos.
Em suma, um veículo com as características de eficiência, durabilidade, economia e segurança que se resumem na qualidade Mercedes-Benz.

Motor

  • ModeloMB OM-352
  • Sistema de trabalho4 tempos diesel, injeção direta MB
  • Cilindros verticais, em linha6
  • Diâmetro/Curso97mm / 128 mm
  • Cilindrada total: 5.675 cm³
  • Compressão: 17:1
  • Potência DIN: 130 cv / 96 kW / 2800 rpm
  • Potência SAE: 145 HP (147 HP) / 108 kW / 2800 rpm
  • Torque DIN: 37 mkgf / 363 mN / 2000 rpm
  • Torque SAE: 41 mkgf / 402 mN / 2000 rpm
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Sistema de lubrificação: circulação do óleo sob pressão com intercambiador de calor óleo-água
  • Arrefecimento: por água, com termostato
  • Sistema de alimentação: fluxo do combustível por meio de bombas alimentadora e injetora

Sistema elétrico

  • Alternador: Bosch, 14 V / 55 A
  • Motor de partida: Bosch, 4 cv / 3 kW / 12 V
  • Bateria: 1x 180 Ah / 12 V

Transmissão

  • Embreagem: monodisco, seco. Ø 310 mm
  • Caixa de mudanças: MB G-3/40-5/7,5 com 5 marchas sincronizadas
  • Caixa de mudanças sob encomenda: MB G-3/36-5/8,02 com 5 marchas sincronizadas
  • Propulsão dos semi-eixos: por engrenagens hipóides
  • Redução no eixo traseiro: i=6,143 (43:7)
  • Reduções no eixo traseiro sob encomenda: i=6,857 (48:7) / i1=6,143/i2=8,630

Quadro do chassi

  • Tipo: escada, rebitado, com longarinas de perfil em "U"
  • Direção: ZF, hidráulica

Chassis

  • Rodas de disco de aço: 7.0-20
  • Pneumáticos: 10.00-20 PR 16 / 9.00-20 PR 14

Suspensão

  • Dianteira: feixes de molas e amortecedores telescópicos
  • Traseira: feixes de molas e amortecedores telescópicos
  • Estabilizadores: na dianteira e na traseira

Chassis

  • Freio de serviço: hidráulico de dois circuito, auxiliado por ar comprimido
  • Freio de estacionamento: mecânico, com câmara de mola acumuladora; ação nas rodas traseiras
  • Freio adicional: freio-motor
  • Área total de frenagem: 3905 cm²

Eixos

  • Eixo dianteiro: VL-3/7 D-5
  • Eixo traseiro: HL-4/26 D-8,8
  • Eixo traseiro sob encomenda: HL-5/2 DZ-10

Pesos

 Peso do chassi, vazio (DIN 70020) 

  • Eixo dianteiro: 2410 (2590)
  • Eixo traseiro: 1460 (1530)
  • Total: 3870 (4120)
  • Carga útil e carroçaria9130 (8880)

 Peso bruto total indicado 

  • Eixo dianteiro: 4700
  • Eixo traseiro: 8500
  • Total: 13000

Desempenho

 Velocidade máxima – 5ª marcha 

  • 6,143: 87,1 km/h (84,3 km/h)
  • 6,857: 78,0 km/h (75,5 km/h)
  • 8,630: 62,0 km/h

 Capacidade de subida – 1ª marcha, 13.000 kg 

  • 6,143: 22,0 % (Caixa G-3/40: 22,8 % e caixa G-3/36: 24,6 %)
  • 6,857: 24,9 (Caixa G-3/40: 25,8 % e caixa G-3/36: 27,8 %)
  • 8,630: 32,4 %

Volumes de abastecimento

  • Combustível: 210
  • Óleo no cárter, máx./min.: 14/10
  • Água de arrefecimento27 (24)

Dimensões

Dimensões

  • (A) Distância entre-eixos: 5170
  • (B) Comprimento total: 10217 (10237)
  • (E) Bitola dianteira: 1960 (1950)
  • (F) Bitola traseira: 1770
  • (H) Largura: 2332
  • (K) Vão livre ao solo – eixo dianteiro: 293
  • (L) Vão livre ao solo – eixo traseiro: 274
  • (M) Círculo de viragem, 17,2 (20,56)

Função desabilitada

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