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Mercedes-Benz OF-1315 (136cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1988-1994 |
Identificador: | 384098 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Fevereiro/1994) |
Motor
Modelo: | Mercedes-Benz OM-366 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 136 cv (100 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | 402 Nm (41 mkgf) @ 1600 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.958 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
Curso do pistão (mm): | 133 |
Relação de compressão: | 17,25:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Transmissão
Modelo: | MB G-3/60-5/7,5 |
Acionamento: | Mecânica |
Direção
Modelo: | ZF 8063 |
Tipo: | Hidráulica |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW (5 cv) / 24 V |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7 D-5 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL4/26 D-9,2 |
Redução: | i=6,143 (43:7) |
Reduções opcionais: | i=6,857 (48:7) |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.50 |
Pneumáticos: | 10.00 x 20 PR 16 |
Pneumáticos – opcionais: | 10.00 x 20 PR |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Área de frenagem | |
Total: | 3.692 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2560 |
Eixo traseiro: | 1590 |
Total: | 4150 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 8850 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 4700 |
Eixo traseiro: | 8500 |
Total: | 13000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 210 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 11 |
Caixa de mudanças: | 5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 5,25 |
Sistema de arrefecimento: | 21 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 5170 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10208 |
(C) Balanço dianteiro: | 1965 |
(D) Balanço traseiro: | 3000 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1971 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2403 |
(K) Vão livre dianteiro: | 287 |
(L) Vão livre traseiro: | 278 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 20,3 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,143 |
Velocidade máxima (km/h): | 85 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 25 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,857 |
Velocidade máxima (km/h): | 76 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 28 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2900 |
RPM corte: | 3000 |
RPM corte máx: | 3100 |
RPM M L min: | 600 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 650 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,89 |
Altitudes acima de 350m: | 1,2 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |