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Mercedes-Benz OF-1318 (184cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Obs.: | Apresentado em 1988 com 177 cv (130 kW) @ 2600 rpm (Jornal do Commercio, edição 261, 1988 (RJ)) |
Fabricação: | 1988-1998 |
Identificador: | 384088 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Abril/1991) |
OF-1318
A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OF-1318 para oferecer, além de rentabilidade ao frotista, o máximo de conforto e segurança ao usuário.
Nele, motor e transmissão trabalham em total harmonia, garantindo maior durabilidade e uma performance irrepreensível nas mais diversas condições.
O chassi, do tipo escada, com distância entre eixos de 5170mm e dotado de longarinas de perfil U rebitadas a frio, possui grande capacidade torcional.
Com motor Mercedes-Benz OM-366A, turboalimentado, com 184 cv NBR, seis cilindros em linha, injeção direta, bloco reforçado, materiais mais resistentes e virabrequim redimensionado, o OF-1318 porta-se com perfeição, seja no trânsito das cidades, seja nas médias e longas distâncias.
O baixo consumo de óleo lubrificante do motor é garantido, principalmente, pela utilização de três anéis no pistão, que diminuem significamente o atrito.
O radiador cell and tubes garante as condições ideais de refrigeração e, consequentemente, o baixo consumo de combustível. Como em todos os veículos Mercedes-Benz, as principais peças do motor OM-366A também são idênticas às de outros motores da mesma linha, permitindo ao frotista racionalizar na reposição e estocagem.
A caixa de mudanças adapta-se funcionalmente ao regime do motor. No eixo traseiro, o sistema de coroa e pinhão hipóide distribui melhor os esforços sobre as áreas de contato das engrenagens, propiciando um funcionamento suave e prolongando a durabilidade do conjunto.
A embreagem, de 330mm de diâmetro, do tipo monodisco a seco, com regulagem automática e acionamento hidráulico, reduz os custos de manutenção e lubrificação, e exige menores esforços de quem dirige.
O sistema de freios apresenta, entre outros aperfeiçoamentos, novos tubos de material sintético flexível, que eliminam a oxidação e minimizam as possibilidades de vazamentos. O freio de serviço a ar comprimido, com dois circuitos independentes, sempre garante uma frenagem segura, mesmo em caso de avaria de um deles. O freio de estacionamento é dotado de duas câmaras com mola acumuladora de comando pneumático. Numa emergência, também pode ser usado para frear o veículo com rapidez e segurança.
O freio-motor, de acionamento pneumático, é conjugado ao freio de serviço e tem comando elétrico por teclas no painel, proporcionando maior conforto ao motorista, além de economia de combustível, lonas e pneus.
A suspensão é dotada, na dianteira e na traseira, de amortecedores telescópicos e estabilizadores, lâminas plásticas são intercaladas nos feixes de molas semi-elípticas. Esse sistema absorve ainda mais as imperfeições do terreno, reduzindo sensivelmente o ruído.
Resultado: um rodar macio, com total segurança.
Também o sistema elétrico sofreu alterações: a aplicação da tensão de 24V, com cabos mais finos, dá maior eficiência. O farol halógeno, com maior intensidade de luz, proporciona ótima visibilidade.
Essas são as principais características do chassi OF-1318, que é entregue ao público dentro dos mais exigentes padrões de controle de qualidade, para que frotistas e motoristas tenham um produto capaz de resistir, com economia, conforto e segurança às mais duras exigências.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-366 A |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turboalimentado |
Potência máxima: | 184 cv (135 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 590 Nm (60 mkgf) @ 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.958 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
Curso do pistão (mm): | 133 |
Relação de compressão: | 16,5:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-3/60-5/7,5 |
Acionamento: | Mecânica |
Tipo: | Monodisco a seco, com regulagem automática |
Acionamento: | Hidráulico |
Diâmetro do disco: | 330 mm |
Modelo: | TRW-22 |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW (5,4 cv) / 24 V |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7 D-5 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL4/26 D-9,2 Sob encomenda: MB HL5/2 DZ-10 |
Redução: | i=6,143 (43:7) |
Reduções opcionais simples: | i=6,857 (48:7) i=4,875 (39:8) |
Reduções opcionais duplas: | i1=6,143/i2 = 8,624 (43:7) i1=6,857/i2 = 6,844 (39:8) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas com lâminas plásticas intercaladas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.50 x 20 |
Pneumáticos: | 10.00 R x 20 PR 16 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, com longarinas de perfil em “U” rebitadas a frio |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido com dois circuitos independentes; com tubos Tecalon (PVC flexível) |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Duas câmaras com molas acumuladoras de comando pneumático |
Freio-Motor | |
Tipo: | Acionado por ar comprimido, conjugado ao freio de serviço, com comando elétrico por teclas no painel |
Área de frenagem | |
Total: | 3.692 cm³ |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2650 |
Eixo traseiro: | 1700 |
Total: | 4350 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 9150 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 8500 |
Total: | 13500 |
Tanque de combustível: | 210 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 11 |
Caixa de mudanças: | 5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 5,25 |
Sistema de arrefecimento: | 27 |
(A) Distância entre-eixos: | 5170 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10208 |
(C) Balanço dianteiro: | 1965 |
(D) Balanço traseiro: | 3000 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1971 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1778 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2340 |
(K) Vão livre dianteiro: | 287 |
(L) Vão livre traseiro: | 278 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 19,8 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,143 |
Velocidade máxima (km/h): | 85 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,857 |
Velocidade máxima (km/h): | 76 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,875 |
Velocidade máxima (km/h): | 107 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |
Ensaio 4 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 8,624 |
Velocidade máxima (km/h): | 61 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |
Ensaio 5 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,875 |
Velocidade máxima (km/h): | 107 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |
Ensaio 6 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,844 |
Velocidade máxima (km/h): | 74 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2920 |
RPM corte: | 2970 |
RPM corte máx: | 3020 |
RPM M L min: | 600 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 650 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,53 |
Altitudes acima de 350m: | 2,07 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |