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Mercedes-Benz OF-1318 (184cv)

Mercedes-Benz OF-1318 (184cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Obs.: Apresentado em 1988 com 177 cv (130 kW) @ 2600 rpm (Jornal do Commercio, edição 261, 1988 (RJ))
Fabricação: 1988-1998
Identificador: 384088
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/1991)

OF-1318

A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OF-1318 para oferecer, além de rentabilidade ao frotista, o máximo de conforto e segurança ao usuário.

Nele, motor e transmissão trabalham em total harmonia, garantindo maior durabilidade e uma performance irrepreensível nas mais diversas condições.

O chassi, do tipo escada, com distância entre eixos de 5170mm e dotado de longarinas de perfil U rebitadas a frio, possui grande capacidade torcional.

Com motor Mercedes-Benz OM-366A, turboalimentado, com 184 cv NBR, seis cilindros em linha, injeção direta, bloco reforçado, materiais mais resistentes e virabrequim redimensionado, o OF-1318 porta-se com perfeição, seja no trânsito das cidades, seja nas médias e longas distâncias.

O baixo consumo de óleo lubrificante do motor é garantido, principalmente, pela utilização de três anéis no pistão, que diminuem significamente o atrito.

O radiador cell and tubes garante as condições ideais de refrigeração e, consequentemente, o baixo consumo de combustível. Como em todos os veículos Mercedes-Benz, as principais peças do motor OM-366A também são idênticas às de outros motores da mesma linha, permitindo ao frotista racionalizar na reposição e estocagem.

A caixa de mudanças adapta-se funcionalmente ao regime do motor. No eixo traseiro, o sistema de coroa e pinhão hipóide distribui melhor os esforços sobre as áreas de contato das engrenagens, propiciando um funcionamento suave e prolongando a durabilidade do conjunto.

A embreagem, de 330mm de diâmetro, do tipo monodisco a seco, com regulagem automática e acionamento hidráulico, reduz os custos de manutenção e lubrificação, e exige menores esforços de quem dirige.

O sistema de freios apresenta, entre outros aperfeiçoamentos, novos tubos de material sintético flexível, que eliminam a oxidação e minimizam as possibilidades de vazamentos. O freio de serviço a ar comprimido, com dois circuitos independentes, sempre garante uma frenagem segura, mesmo em caso de avaria de um deles. O freio de estacionamento é dotado de duas câmaras com mola acumuladora de comando pneumático. Numa emergência, também pode ser usado para frear o veículo com rapidez e segurança.

O freio-motor, de acionamento pneumático, é conjugado ao freio de serviço e tem comando elétrico por teclas no painel, proporcionando maior conforto ao motorista, além de economia de combustível, lonas e pneus.

A suspensão é dotada, na dianteira e na traseira, de amortecedores telescópicos e estabilizadores, lâminas plásticas são intercaladas nos feixes de molas semi-elípticas. Esse sistema absorve ainda mais as imperfeições do terreno, reduzindo sensivelmente o ruído.

Resultado: um rodar macio, com total segurança.

Também o sistema elétrico sofreu alterações: a aplicação da tensão de 24V, com cabos mais finos, dá maior eficiência. O farol halógeno, com maior intensidade de luz, proporciona ótima visibilidade.

Essas são as principais características do chassi OF-1318, que é entregue ao público dentro dos mais exigentes padrões de controle de qualidade, para que frotistas e motoristas tenham um produto capaz de resistir, com economia, conforto e segurança às mais duras exigências.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-366 A
Tipo: 6 cilindros em linha, Turboalimentado
Potência máxima: 184 cv (135 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 590 Nm (60 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: NBR 5484
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.958 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 16,5:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-3/60-5/7,5
Acionamento: Mecânica

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco, com regulagem automática
Acionamento: Hidráulico
Diâmetro do disco: 330 mm

Direção
Modelo: TRW-22
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv) / 24 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/7 D-5
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL4/26 D-9,2
Sob encomenda: MB HL5/2 DZ-10
Redução: i=6,143 (43:7)
Reduções opcionais simples: i=6,857 (48:7)
i=4,875 (39:8)
Reduções opcionais duplas: i1=6,143/i2 = 8,624 (43:7)
i1=6,857/i2 = 6,844 (39:8)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas com lâminas plásticas intercaladas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 20
Pneumáticos: 10.00 R x 20 PR 16
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, com longarinas de perfil em “U” rebitadas a frio

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido com dois circuitos independentes; com tubos Tecalon (PVC flexível)
Freio de Estacionamento
Tipo: Duas câmaras com molas acumuladoras de comando pneumático
Freio-Motor
Tipo: Acionado por ar comprimido, conjugado ao freio de serviço, com comando elétrico por teclas no painel
Área de frenagem
Total: 3.692 cm³

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2650
Eixo traseiro: 1700
Total: 4350
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 9150
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 8500
Total: 13500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 11
Caixa de mudanças: 5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5170
(B) Comprimento máximo da carroceria: 10208
(C) Balanço dianteiro: 1965
(D) Balanço traseiro: 3000
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1971
(F) Bitola – eixo traseiro: 1778
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2340
(K) Vão livre dianteiro: 287
(L) Vão livre traseiro: 278
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 19,8

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 6,143
Velocidade máxima (km/h): 85
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,857
Velocidade máxima (km/h): 76
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,875
Velocidade máxima (km/h): 107
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 8,624
Velocidade máxima (km/h): 61
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38
Ensaio 5 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,875
Velocidade máxima (km/h): 107
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38
Ensaio 6 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,844
Velocidade máxima (km/h): 74
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2920
RPM corte: 2970
RPM corte máx: 3020
RPM M L min: 600
RPM M L: 600
RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,53
Altitudes acima de 350m: 2,07
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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