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Mercedes-Benz OF-1318 – Importado (170cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Obs.: | Importado da Argentina |
Identificador: | 384089 (não começa com 9BM) |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 1 / Proconve P-3 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) |
A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OF-1318 para oferecer rentabilidade ao frotista e conforto e segurança para o usuário. O motor turbo OM-366 A, de 170 cv, que atende às normas de emissões do Conama Fase III, apresenta baixo consumo de óleo lubrificante. A embreagem do tipo monodisco seco exige menor esforço no pedal e maior conforto ao condutor. A caixa de mudanças de 5 marchas sincronizadas tem engates suaves e precisos. A direção é hidráulica, o que exige menor esforço nas manobras. As principais peças do OM-366 A são idênticas às de outros motores da mesma linha, permitindo ao frotista racionalizar a reposição e a estocagem.
O OF-1318 é entregue ao mercado dentro de exigentes padrões de qualidade, para que frotistas e autônomos tenham um produto capaz de resistir, com segurança, conforto e economia, às duras solicitações do transporte urbano de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-366 A |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 170 cv (125 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 560 Nm (57 mkgf) @ 1350 a 1550 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 (fev/85) |
Combustível: | Diesel |
Mancais da árvore de manivelas: | 7, de camadas múltiplas em ligas |
Localização das válvulas: | No cabeçote |
Cilindrada total: | 5.958 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
Curso do pistão (mm): | 133 |
Relação de compressão: | 16:1 |
Consumo específico: | 206 g/kWh a 1800 rpm |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de lubrificação: | Circulação de óleo sob pressão com trocador de calor óleo-água |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Tipo: | De êmbolos, em linha |
Regulador: | RQV e LDA |
Sistema de Injeção: | Direta, com avanço automático |
Pressão de Injeção: | 260+10 bar |
Compressor | |
Modelo: | Knorr Varga |
Diâmetro do cilindro (mm): | 75 mm |
Curso do êmbolo (mm): | 35 mm 36 mm |
Cilindrada: | 155 cm³ 159 cm³ |
Número de cilindros: | 1 Velocidade angular: 3000 rpm |
Resfriamento: | Ar |
Acionamento: | Por correia |
Vazão: | 225 l/min a 8 bar de contrapressão 268 l/min a 8 bar de contrapressão |
Modelo: | ZF S5-680 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 7,43:1 2ª – 4,32:1 3ª – 2,53:1 4ª – 1,50:1 5ª – 1,00:1 Ré – 6,67:1 |
Modelo: | GMF 350 X |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Modelo: | ZF 8063 Opcional: TRW TAS-65 305C |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=20,7:1 Opcional: i=20,42:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
Opcional: | 28 V / 55 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW (5,4 cv) / 24 V |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7 D-5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL4/26 D-9,2 Opcionais: MB HL4/27 D-10 ou MB HL5/2 DZ-10 (dupla redução) |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=5,714 (40:7) i=4,875 (39:8) |
Reduções opcionais simples: | MB HL-4/27 D-10: i=4,875 (39:8) i=5,714 (40:7) i=6,143 (43:7) |
Reduções opcionais duplas: | MB HL-5/2 DZ-10: i1=6,143/i2=8,624 (43:7) i1=4,875/i2=6,844 (39:8) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.00 x 20 |
Aros das rodas – opcionais: | 7.50 x 20 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 9.00 x 20 PR 14 |
Pneumáticos – opcionais: | 9.00 R x 20 PR 14 10.00 x 20 PR 16 10.00 R x 20 PR 16 275 R / 80 R 22.5 PR 16 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 28+Ti (ABNT/EH593/11) |
Longarinas | |
Altura: | 254 mm |
Largura: | 65 mm |
Espessura: | 8,0 mm |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras |
Espessura da lona (mm): | 18 (19) |
Diâmetro do tambor (mm): | 410 |
Largura da lona dianteira: | 140 (160) |
Largura da lona traseira: | 140 (160/180) |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente Atuação: rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço |
Área de frenagem | |
Eixo dianteiro: | 1.846 cm² (2.129 cm²) |
Eixo traseiro: | 1.846 cm² (2.129/2.367/2.432 cm²) |
Total: | 3.692 cm² (4.258/4.496/4.541 cm²) |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2670 |
Eixo traseiro: | 1630 |
Total: | 4300 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 9200 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 8500 |
Total: | 13500 |
Tanque de combustível: | 210 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 11 |
Filtro de óleo do motor: | 1,3 |
Caixa de mudanças: | 5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 5,25 (HL-4) 11,0 (HL-5) |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Acionamento da embreagem: | 0,3 |
Sistema de arrefecimento: | 27 |
(A) Distância entre-eixos: | 5170 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10208 |
(C) Balanço dianteiro: | 1965 |
(D) Balanço traseiro: | 3000 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1971 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1822 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2414 |
(I) Ângulo de entrada: | 21° |
(J) Ângulo de saída: | 11° |
(K) Vão livre dianteiro: | 304 |
(L) Vão livre traseiro: | 295 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 19,8 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 5-680/7,43 |
Eixo traseiro: | MB HL4/26 D-9,2 ou MB HL4/27 D-10 |
Pneus: | 10.00 R 20 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=6,714 |
Velocidade máxima (km/h): | 88 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 34 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 5-680/7,43 |
Eixo traseiro: | MB HL4/26 D-9,2 ou MB HL4/27 D-10 |
Pneus: | 10.00 R 20 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=6,143 |
Velocidade máxima (km/h): | 82 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 37 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 5-680/7,43 |
Eixo traseiro: | MB HL4/26 D-9,2 ou MB HL4/27 D-10 |
Pneus: | 10.00 R 20 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,875 |
Velocidade máxima (km/h): | 103 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 28 |
Ensaio 4 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 5-680/7,43 |
Eixo traseiro: | HL-5/2 DZ-10 |
Pneus: | 10.00 R 20 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i1=6,143/i2=8,624 |
Velocidade máxima (km/h): | 82/58 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 37/56 |
Ensaio 5 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 5-680/7,43 |
Eixo traseiro: | HL-5/2 DZ-10 |
Pneus: | 10.00 R 20 PR 16 |
Redução do eixo traseiro: | i1=4,875/i2=6,844 |
Velocidade máxima (km/h): | 103/73 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 28/42 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2920 |
RPM corte: | 2970 |
RPM corte máx: | 3020 |
RPM M L min: | 600 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 650 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,53 |
Altitudes acima de 350m: | 2,07 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |