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Mercedes-Benz OF-1318 – Importado (170cv)

Mercedes-Benz OF-1318 - Importado (170cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Obs.: Importado da Argentina
Identificador: 384089 (não começa com 9BM)
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 1 / Proconve P-3
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada)

A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OF-1318 para oferecer rentabilidade ao frotista e conforto e segurança para o usuário. O motor turbo OM-366 A, de 170 cv, que atende às normas de emissões do Conama Fase III, apresenta baixo consumo de óleo lubrificante. A embreagem do tipo monodisco seco exige menor esforço no pedal e maior conforto ao condutor. A caixa de mudanças de 5 marchas sincronizadas tem engates suaves e precisos. A direção é hidráulica, o que exige menor esforço nas manobras. As principais peças do OM-366 A são idênticas às de outros motores da mesma linha, permitindo ao frotista racionalizar a reposição e a estocagem.

O OF-1318 é entregue ao mercado dentro de exigentes padrões de qualidade, para que frotistas e autônomos tenham um produto capaz de resistir, com segurança, conforto e economia, às duras solicitações do transporte urbano de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-366 A
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 170 cv (125 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 560 Nm (57 mkgf) @ 1350 a 1550 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 5.958 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 16:1
Consumo específico: 206 g/kWh a 1800 rpm
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão com trocador de calor óleo-água
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Tipo: De êmbolos, em linha
Regulador: RQV e LDA
Sistema de Injeção: Direta, com avanço automático
Pressão de Injeção: 260+10 bar
Compressor
Modelo: Knorr
Varga
Diâmetro do cilindro (mm): 75 mm
Curso do êmbolo (mm): 35 mm
36 mm
Cilindrada: 155 cm³
159 cm³
Número de cilindros: 1
Velocidade angular: 3000 rpm
Resfriamento: Ar
Acionamento: Por correia
Vazão: 225 l/min a 8 bar de contrapressão
268 l/min a 8 bar de contrapressão

Transmissão
Modelo: ZF S5-680
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,43:1
2ª – 4,32:1
3ª – 2,53:1
4ª – 1,50:1
5ª – 1,00:1
Ré – 6,67:1

Embreagem
Modelo: GMF 350 X
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico

Direção
Modelo: ZF 8063
Opcional: TRW TAS-65 305C
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=20,7:1
Opcional: i=20,42:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Opcional: 28 V / 55 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv) / 24 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/7 D-5
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL4/26 D-9,2
Opcionais: MB HL4/27 D-10 ou MB HL5/2 DZ-10 (dupla redução)
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=5,714 (40:7)
i=4,875 (39:8)
Reduções opcionais simples: MB HL-4/27 D-10:
i=4,875 (39:8)
i=5,714 (40:7)
i=6,143 (43:7)
Reduções opcionais duplas: MB HL-5/2 DZ-10:
i1=6,143/i2=8,624 (43:7)
i1=4,875/i2=6,844 (39:8)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.00 x 20
Aros das rodas – opcionais: 7.50 x 20
7.50 x 22.5
Pneumáticos: 9.00 x 20 PR 14
Pneumáticos – opcionais: 9.00 R x 20 PR 14
10.00 x 20 PR 16
10.00 R x 20 PR 16
275 R / 80 R 22.5 PR 16 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 28+Ti (ABNT/EH593/11)
Longarinas
Altura: 254 mm
Largura: 65 mm
Espessura: 8,0 mm

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Espessura da lona (mm): 18 (19)
Diâmetro do tambor (mm): 410
Largura da lona dianteira: 140 (160)
Largura da lona traseira: 140 (160/180)
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente
Atuação: rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 1.846 cm² (2.129 cm²)
Eixo traseiro: 1.846 cm² (2.129/2.367/2.432 cm²)
Total: 3.692 cm² (4.258/4.496/4.541 cm²)

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2670
Eixo traseiro: 1630
Total: 4300
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 9200
Pesos
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 8500
Total: 13500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 11
Filtro de óleo do motor: 1,3
Caixa de mudanças: 5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25 (HL-4)
11,0 (HL-5)
Direção hidráulica: 3,5
Acionamento da embreagem: 0,3
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5170
(B) Comprimento máximo da carroceria: 10208
(C) Balanço dianteiro: 1965
(D) Balanço traseiro: 3000
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1971
(F) Bitola – eixo traseiro: 1822
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2414
(I) Ângulo de entrada: 21°
(J) Ângulo de saída: 11°
(K) Vão livre dianteiro: 304
(L) Vão livre traseiro: 295
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 19,8

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
Eixo traseiro: MB HL4/26 D-9,2 ou MB HL4/27 D-10
Pneus: 10.00 R 20 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=6,714
Velocidade máxima (km/h): 88
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 34
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
Eixo traseiro: MB HL4/26 D-9,2 ou MB HL4/27 D-10
Pneus: 10.00 R 20 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=6,143
Velocidade máxima (km/h): 82
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 37
Ensaio 3 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
Eixo traseiro: MB HL4/26 D-9,2 ou MB HL4/27 D-10
Pneus: 10.00 R 20 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=4,875
Velocidade máxima (km/h): 103
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 28
Ensaio 4 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
Eixo traseiro: HL-5/2 DZ-10
Pneus: 10.00 R 20 PR 16
Redução do eixo traseiro: i1=6,143/i2=8,624
Velocidade máxima (km/h): 82/58
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 37/56
Ensaio 5 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
Eixo traseiro: HL-5/2 DZ-10
Pneus: 10.00 R 20 PR 16
Redução do eixo traseiro: i1=4,875/i2=6,844
Velocidade máxima (km/h): 103/73
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 28/42

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2920
RPM corte: 2970
RPM corte máx: 3020
RPM M L min: 600
RPM M L: 600
RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,53
Altitudes acima de 350m: 2,07
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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