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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OF-1318

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 1988 até 1998
  • Baumúster: 384088
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/1991)

OF-1318

A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OF-1318 para oferecer, além de rentabilidade ao frotista, o máximo de conforto e segurança ao usuário.
Nele, motor e transmissão trabalham em total harmonia, garantindo maior durabilidade e uma performance irrepreensível nas mais diversas condições.
O chassi, do tipo escada, com distância entre eixos de 5170mm e dotado de longarinas de perfil U rebitadas a frio, possui grande capacidade torcional.
Com motor Mercedes-Benz OM-366A, turboalimentado, com 184 cv NBR, seis cilindros em linha, injeção direta, bloco reforçado, materiais mais resistentes e virabrequim redimensionado, o OF-1318 porta-se com perfeição, seja no trânsito das cidades, seja nas médias e longas distâncias.
O baixo consumo de óleo lubrificante do motor é garantido, principalmente, pela utilização de três anéis no pistão, que diminuem significamente o atrito.
O radiador cell and tubes garante as condições ideais de refrigeração e, consequentemente, o baixo consumo de combustível. Como em todos os veículos Mercedes-Benz, as principais peças do motor OM-366A também são idênticas às de outros motores da mesma linha, permitindo ao frotista racionalizar na reposição e estocagem.
A caixa de mudanças adapta-se funcionalmente ao regime do motor. No eixo traseiro, o sistema de coroa e pinhão hipóide distribui melhor os esforços sobre as áreas de contato das engrenagens, propiciando um funcionamento suave e prolongando a durabilidade do conjunto.
A embreagem, de 330mm de diâmetro, do tipo monodisco a seco, com regulagem automática e acionamento hidráulico, reduz os custos de manutenção e lubrificação, e exige menores esforços de quem dirige.
O sistema de freios apresenta, entre outros aperfeiçoamentos, novos tubos de material sintético flexível, que eliminam a oxidação e minimizam as possibilidades de vazamentos. O freio de serviço a ar comprimido, com dois circuitos independentes, sempre garante uma frenagem segura, mesmo em caso de avaria de um deles. O freio de estacionamento é dotado de duas câmaras com mola acumuladora de comando pneumático. Numa emergência, também pode ser usado para frear o veículo com rapidez e segurança.
O freio-motor, de acionamento pneumático, é conjugado ao freio de serviço e tem comando elétrico por teclas no painel, proporcionando maior conforto ao motorista, além de economia de combustível, lonas e pneus.
A suspensão é dotada, na dianteira e na traseira, de amortecedores telescópicos e estabilizadores, lâminas plásticas são intercaladas nos feixes de molas semi-elípticas. Esse sistema absorve ainda mais as imperfeições do terreno, reduzindo sensivelmente o ruído.
Resultado: um rodar macio, com total segurança.
Também o sistema elétrico sofreu alterações: a aplicação da tensão de 24 V, com cabos mais finos, dá maior eficiência. O farol halógeno, com maior intensidade de luz, proporciona ótima visibilidade.
Essas são as principais características do chassi OF-1318, que é entregue ao público dentro dos mais exigentes padrões de controle de qualidade, para que frotistas e motoristas tenham um produto capaz de resistir, com economia, conforto e segurança às mais duras exigências.

  • Tipo (injeção direta, turboalimentado): MB OM-366 A
  • Cilindros verticais, em linha: 6
  • Diâmetro do cilindro: 97,5 mm
  • Curso do êmbolo: 133 mm
  • Cilindrada total: 5.958 cm³
  • Relação de compressão: 16,5:1
  • Potência NBR 5484: 135 kW / 184 cv / 2600 rpm
  • Torque NBR 5484: 590 Nm / 60 mkgf / 1600 rpm
  • Sequência de ignição: 1-5-3-6-2-4

  • Alternador: 28 V / 35 A
  • Motor de partida: 4 kW / 5,4 cv / 24 V
  • Bateria: 2 x 135 Ah / 12 V
  • Tensão nominal: 24 V

  • Caixa de mudanças sincronizada: MB G-3/60-5/7,5
  • Redução no eixo traseiro: i=6,143 (43:7)
  • Reduções opcionais: i=6,857 (48:7) / i=4,875 (39:8)
  • Reduções opcionais duplas: i1=6,143/i2 = 8,624 (43:7) / i1=6,857/i2 = 6,844 (39:8)

  • Eixo dianteiro: MB VL-3/7 D-5
  • Eixo traseiro: MB HL-4/26 D-9,2
  • Eixo traseiro sob encomenda: MB HL-5/2 DZ-10

  • Direção hidráulica: TRW-22

  • Aros das rodas: 7,50-20
  • Pneumáticos: 10.00 R-20 PR 16

  • Tipo: monodisco – seco (330 mm de diâmetro) com regulagem automática
  • Acionamento: hidráulico

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas com lâminas plásticas intercaladas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Freio de serviço: a ar comprimido com dois circuitos independentes; com tubos Tecalon (PVC flexível)
  • Freio de estacionamento: duas câmaras com molas acumuladoras de comando pneumático
  • Freio motor: acionado por ar comprimido, conjugado ao freio de serviço, com comando elétrico por teclas no painel
  • Área total de frenagem: 3692 cm³

  • Tipo: escada, com longarinas de perfil em "U" rebitadas a frio

 Peso a vazio, sem carroçaria, em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 2650
  • Eixo traseiro: 1700
  • Total: 4350
  • Carga útil e carroçaria: 9150

 Peso bruto 

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 8500
  • Total: 13500

 Velocidade máxima – 5ª marcha 

  • 6,143: 85 km/h
  • 6,857: 76 km/h
  • 4,875: 107 km/h
  • 8,624: 61 km/h
  • 6,875: 107 km/h
  • 6,844: 74 km/h

 Capacidade máxima de subida – 1ª marcha, 13500 kg 

  • 38 %

  • Combustível: 210
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
  • Caixa de mudanças: 5
  • Caixa do diferencial: 5,25
  • Água de arrefecimento: 27

  • (A) Distância entre-eixos: 5170
  • (B) Comprimento total: 10208
  • (C) Balanço dianteiro: 1965
  • (D) Balanço traseiro: 3000
  • (E) Bitola dianteira: 1971
  • (F) Bitola traseira: 1778
  • (H) Largura: 2340
  • (K) Vão livre dianteiro: 287
  • (L) Vão livre traseiro: 278
  • (M) Círculo externo de viragem do veículo, mØ: 19,8

 Giro do motor 

  • RPM corte min2920
  • RPM corte: 2970
  • RPM corte máx: 3020
  • RPM M L min: 600
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 650

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,53
  • Altitudes acima de 350m: 2,07

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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