ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus escolar especial. Modelos VE-03 e VE-02R.
- Fabricação: Sem registro
- Baumúster: 384067
- Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Maio/2009)
Chassi que nasceu para o transporte escolar
O chassi OF-1418 foi desenvolvido para atender à aplicação escolar rural, podendo receber uma carroçaria que comporta até 66 alunos sentados. Em parceria com a encarroçadora Caio Induscar, montamos o veículo ideal para transportar com conforto e segurança mesmo em locais que exijam durabilidade e resistência para aplicações mais severas.
Versão escolar VE-03
Lotação: 66 assentos + motorista
Principais diferenciais:
• Válvula sensível à carga (ALB)
• Pneus de uso misto (terra/asfalto)
Versão escolar VE-02 R (reforçada)
Lotação: 48 assentos + motorista
Principais diferenciais:
• Válvula sensível à carga (ALB)
• Pneus de uso misto (terra/asfalto)
• Eixo HL5 com bloqueio e dupla velocidade (opcional)
• Elevação da suspensão dianteira e traseira (ângulo de entrada: 20º/de saída: 22º)
- Modelo: Mercedes Benz OM-904 LA, turbocooler, eletrônico
- Cilindrada: 4.249 cm³
- Potência máxima: 177 cv / 2200 rpm
- Torque máximo: 69 mkgf / 1200 a 1600 rpm
- Atende à legislação Proconve P-5 (Euro III)
- Modelo: ZF S 5-680/7,43
- Marchas: 5 a frente e 1 a ré
- Tipo: monodisco, seco, com acionamento hidropneumático
- Modelo: ZF 8097 Servocom
- Tipo: hidráulica
- Relação de redução: i(máx)=20,6:1
Tensão nominal
- Capaciade: 24 V
Alternador
- Capaciade: 28 V / 80 A
Bateria
- Capaciade/tensão: 2x 135 Ah / 12 V
- Dianteiro: MB VL3/7 D-5
- Traseiro: MB HL4/60 D-10
- Redução: i=5,25 (42:8)
- Feixe de molas semielípticas, com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
- Pneus: 275/80 R 22,5 (radiais sem câmara) – uso misto (asffalto/terra)
- Tipo: escada, rebitado
- Material empregado: LNE 30+Ti (ABNT NBR 6656)
Freio de serviço
- Acionamento: tambor nas rodas dianteiras e traseiras com acionamento eletropneumático
Freio de estacionamento
- Tipo: pneumático, com atuação nas rodas traseiras
Freio motor
- Tipo: Top Brake
- Válvula sensível à carga: série
- Peso do chassi: 4441
- Peso Bruto Total (PBT): 14000
- Tanque de combustível: 300 (plástico)
- (A) Distância entre-eixos: 5250
- (B) Comprimento total: 10413
- (C) Balanço dianteiro: 2100
- (D) Balanço traseiro: 3063
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 1969
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1822
- (H) Largura: 2427
- (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 21,1
- Velocidade máxima (km/h): 70 (valor limitado eletronicamente)
- Capacidade máxima de subida com 14.000kg (%) (veículo em movimento): 42
- Redução do eixo traseiro de dupla velocidade i=4,875 (39:8)
- Elevação de suspensão dianteira traseira
- Eixo traseiro MB HL5/60 DZ-10 (dupla velocidade e bloqueio)
Tecnologia, economia e meio ambiente
Motor OM-904 LA com potência de 177 cv @ 2200 rpm e torque de 69 mkgf @ 1200 a 1600 rpm.
Gerenciamento eletrônico da injeção de combustível proporciona excelentes acelerações e retomadas, combustão mais eficiente, menor consumo, menor número de paradas para manutenção e intervenções mais rápidas. Alto torque em baixas rotações permite melhor uso da faixa econômica do motor, o que significa melhor desempenho com mais economia. O motor atende à norma Proconve P5 (EURO III) e está liberado para utilizar o combustível Biodiesel B5, proporcionando a redução de emissão de poluentes e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.
Top Brake: exclusivo sistema Mercedes-Benz conjugado ao freio-motor
Potência de frenagem até 30% maior, proporcionando maior segurança na operação. Redução do número de trocas de marcha e menor solicitação dos freios de serviço resultam em maior durabilidade das lonas de freio e dos pneus, reduzindo os custos de manutenção, assim como a economia de combustível. Ideal para as solicitações de desaceleração, trazendo maior conforto para os passageiros.
Segurança na operação
Válvula sensível à carga (ALB): impede o bloqueio das rodas através do princípio “menos peso, menor pressão”, elevando assim o nível de segurança do veículo, especialmente durante as frenagens de emergência.
Ainda mais segurança com o limitador de velocidade (70 km/h): sistema integrado ao módulo eletrônico do veículo, maior facilidade na operação e maior segurança.
Pneus fora de estrada
Pneus 275/80 R 22,5 de uso misto (terra/asfalto): pneu direcional para a dianteira e trativo para a traseira, com flancos e ombros resistentes e sulcos mais profundos, proporcionando maior durabilidade e melhor tração em aplicações fora de estrada.
Reboque do veículo
Tomada elétrica e pneumática na dianteira para reboque Facilita o processo de transporte do veículo que necessita ser rebocado, com total segurança.
Maior vida útil e menor custo de manutenção
Sistema de freio com central APU
Válvulas de freio e secador concentrados ocupam menos espaço e facilitam a manutenção. Secador de ar elimina umidade do sistema, assegurando maior durabilidade dos componentes e menor custo de manutenção. Sistema com conexão tipo Voss (engate rápido) elimina os problemas de corrosão e facilita a manutenção.
Facilidade de operação
Eixo traseiro HL5 com bloqueio e dupla redução
Bloqueio do diferencial é usado para impedir que, em condições de pouca aderência como pisos com lama, uma das rodas do eixo gire em falso enquanto a outra fica parada. A tração é melhorada, pois evita o efeito de patinação nos casos de pistas escorregadias. Dupla redução proporciona um aumento de cerca de 40% na força das rodas, resultando em maior capacidade de subida de rampa em lugares íngremes (opcional para versão VE-02 R).
Flexibilidade na operação
Suspensão dianteira e traseira elevada
Suspensão com feixes de molas semielípticas, amortecedores de dupla ação e barras estabilizadoras na dianteira e traseira. Elevação da suspensão dianteira e traseira em 220 mm, proporcionando melhores ângulos de entrada e saída, ideais para aplicação fora de estrada (opcional para a versão VE-02 R).