ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OF-1418

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 2003 até 2012
  • Baumúster: 384067
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

O chassi OF-1418 foi desenvolvido para atender às aplicações urbana e de fretamento, podendo receber uma carroçaria até 11 metros.
Este veículo é equipado com o motor OM-904 LA turbocooler, totalmente eletrônico, desenvolvido com tecnologia pioneira que dispensa a bomba injetora convencional.
Reflexo do compromisso da Mercedes-Benz com a evolução do transporte de passageiros, o chassi OF-1418 incorpora qualidade, segurança e conforto inigualáveis para atender às mais rigorosas exigências do mercado.

  • Modelo: Mercedes Benz OM-904 LA – Conama Fase P-5 (Euro III)
  • Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 130 kW (177cv) a 2200 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 675 Nm (69 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
  • Cilindrada total: 4.249 cm³
  • Consumo específico: 205 g/kWh (151 g/cvh) a 1400 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 4 bicos individuaiscom controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 400 l/min a 10 bar com 3000 rpm

 Modelo MB G 60-6/9,20 

  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=9,20 / 5,23 / 3,15 / 2,03 / 1,37 / 1,00 / marcha a ré: 8,65

 Modelo ZF S 5-680/7,43 (opcional) 

  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 5
  • Relação de transmissão: i=7,43 / 4,32 / 2,53 / 1,50 / 1,00 / marcha a ré: 6,67

  • Modelo: MF 362 HD
  • Tipo: monodisco – seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8097 Servocom
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=20,6:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 80 A

 Bateria 

  • Capaciade/tensão: 2x 135 Ah / 12 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL3/7 D-5
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HL4/60 D-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=4,1 (41:10)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 7,50 – 22,5
  • Pneumáticos: 275/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)

  • Tipo: escada, rebitado
  • Material empregado: LNE 30+Ti (ABNT NBR 6656)

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 4.541 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, válvula no assoalho conjugada com freio-motor convencional

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Chassi para ônibus, sem carroçaria

  • Eixo dianteiro: 2544
  • Eixo traseiro: 1897
  • Total: 4441

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 9000
  • Total: 14000

  • Tanque de combustível: 300 (plástico)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
  • Caixa de mudanças: 9/8
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 27

  • (A) Distância entre-eixos: 5250
  • (B) Comprimento total: 10413
  • (C) Balanço dianteiro: 2100
  • (D) Balanço traseiro: 3063
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 1969
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1822
  • (H) Largura: 2427
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 21,1

 Caixa de mudanças MB G 60-6/9,20 

  • Eixo traseiro: MB HL4/60 D-10
  • Redução: i=4,1 (41:10)
  • Pneus: 275/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 113
  • Capacidade máxima de subida com 14.000kg (%) (veículo em movimento): 37

 Caixa de mudanças ZF S 5-680/7,43 

  • Eixo traseiro: MB HL4/60 D-10
  • Redução: i=5,7 (40:7)
  • Pneus: 275/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 81
  • Capacidade máxima de subida com 14.000kg (%) (veículo em movimento): 42

  • Conjunto de roda e pneu reserva
  • Eixo traseiro HL4/060 D-10 (reforçado)
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Preparação para aquecimento
  • Redução do eixo traseiro i=5,25 (42:8)
  • Redução do eixo traseiro reforçado i=4,3 (43:10) para eixo HL4/060 D-10
  • Rodas de alumínio 7,5 – 22,5
  • Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
  • Tanque de combustível de 210 litros (plástico)
  • Bateria de 170 Ah (A partir de 2008)

  • Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
  • Câmbio MB G 60-6/9,20 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas, ou ZF S 5-680/7,43 com 5 marchas.
  • Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixo nível do líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
  • Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
  • Banco do motorista estofado – com amortecimento hidráulico e regulagens de peso, de avanço e recuo, de assento e encosto e com uma nova função de deslocamento lateral (curso de 120 mm).

 Giro do motor 

  • RPM corte min2470
  • RPM corte: 2720
  • RPM corte máx: 2780
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,15
  • Altitudes acima de 350m: 1,56

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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