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Mercedes-Benz OF-1519R (185cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Obs.: | Alto com eixo reforçado / off-road |
Fabricação: | 2012-p. |
Identificador: | 384069 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/2014) |
OF-1519 R
O chassi OF 1519 R foi especialmente concebido para operação fora-de-estrada, garantindo robustez e resistência nas severas condições das vias não pavimentadas, com a qualidade e a confiabilidade típicas dos produtos da marca. Atende plenamente ao edital do Ônibus Rural Escolar (ORE) do Programa Caminho da Escola, ação do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação. Além disso, oferecemos ítens exclusivos que ampliam ainda mais o nível de conforto e segurança, assegurando a qualidade no transporte de alunos da zona rural. Entre vários requisitos, o edital do FNDE exige um motor que atenda ao PROCONVE P-7 e características específicas para uso em vias não pavimentadas, como balanço dianteiro curto (para facilitar a circulação em solo acidentado), altura elevada (visando maior proteção inferior do chassi e da carroçaria) e bloqueio no eixo traseiro (para melhorar a tração em áreas irregulares, como terrenos alagados, por exemplo).
Modelo: | Mercedes-Benz OM-924 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 185 cv (136 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 700 Nm (71,4 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 4.800 cm³ 4.801 cm³ (em 2013) |
Consumo específico: | 194 g/kWh a 1200 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 4 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Cilindrada: | 352 cm³ (em 2013) |
Número de cilindros: | Polia do motor para ar-condicionado (em 2014) |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 590 l/min a 10 bar (em 2014) |
Modelo: | MB G/60-6/9,20 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,201:1 2ª – 5,230:1 3ª – 3,145:1 4ª – 2,034:1 5ª – 1,374:1 6ª – 1,000:1 Ré – 8,649:1 |
Modelo: | MF 362 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=20,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7 D-5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL4/61 D-11,5 reforçado |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados com bloqueio |
Redução: | i=4,75 (38:8) – Bloqueio do diferencial (em 2014) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Outros | |
Tipo: | Suspensão elevada em 125 mm para aplicação off-road |
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 (direcional e trativo fora de estrada) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 38 LNE 38 + Ti (ABNT NBR 6656) (em 2013) |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, válvula no assoalho conjugada com freio-motor convencional |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15000 |
Tanque de combustível: | 210 (OF-1519R/48) 300 (OF-1519R/60) |
Reservatório de ureia (Arla32): | 25 35 (em 2013) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 12 |
Caixa de mudanças: | 9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 28 |
(A) Distância entre-eixos: | 4850 6050 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 8435 9635 |
(C) Balanço dianteiro: | 1325 |
(D) Balanço traseiro: | 2260 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1945 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1842 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2428 |
(I) Ângulo de entrada: | 29,2° |
(J) Ângulo de saída: | 19° |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 17.760 21.640 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | MB G 60-6 |
Eixo traseiro: | MB HL4/61 D-11,5 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,75 (38:8) |
Velocidade máxima (km/h): | 99 (Limitado eletronicamente 70 km/h) |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 44 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2500 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2810 |
RPM M L min: | 580 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,5 |
Altitudes acima de 350m: | 0,68 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
- Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
- Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
- Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
- Válvula sensível a carga (ALB)
- Suspensão elevado em 125mm para aplicação Off Road
- Secador de ar com sistema coalescente
- Chave elétrica geral
- Bateria de 135Ah (livre de manutenção)
- Pneu 275 / 80 R 22.5 com perfil misto (terra/asfalto)
- Rastreador com extração de dados (Licitação FNDE)
- Eixo traseiro HL4 reforçado e com bloqueio no diferencial
- Freio ABS
Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
Câmbio MB G 60-6/9,20 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios, nível do tanque de combustível, nível do tanque de Arla 32 e do indicador de consumo de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, do freio de estacionamento, acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Freio ABS – evita que as rodas travem durante o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Duas opções de entre-eixos – 4.850 mm para carroçaria até 9.400 mm e 6.050 mm para carroçaria até 11.000 mm.
Válvula sensível à carga (ALB) – Tem a finalidade de melhorar as características de frenagem das rodas traseiras, de maneira a assegurar frenagens mais seguras, especialmente em emergências.
Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.
Bloqueio Transversal do eixo traseiro – permite utilização em regiões alagadas, impedindo que o mesmo atole ou patine.
Suspensão dianteira e traseira elevada (+125 mm) – esta elevação da suspensão permite o ônibus enfrentar trechos de difícil acesso, evitando choques no solo.
- Redução do eixo traseiro i=5,222 (47:9) para OF-1519R/60 (em 2013)
- Polia adicional para ar-condicionado (em 2014)
- Conexão para extração de dados de telemetria (FMS) (em 2014)
- Nova captação de ar do lado esquerdo, o que facilita a montagem ar-condicionado e da porta mais larga na dianteira (em 2014)
Tacógrafo | |
Tipo: | Digital, bobina de papel |
- Dados da viagem: Distância, velocidade média, meta de consumo, consumo e tempo de viagem e tempo de viagem
- Leitura direta: Velocidade, rpm do motor, níveis de combustível e ARLA, pressão dos sistemas de freio
- Programáveis na tela digital: Meta de consumo, consumo instantâneo
- Luzes de advertência: Sim, em combinação com as mensagens
- Desligamento automático do motor