ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus do programa Caminho da Escola
- Fabricação: A partir de 2012
- Baumúster: 384069
- Norma de emissões dos gases: Euro 5 / Proconve P-7
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Junho/2016)
- Motor: dianteiro, eletrônico, 4 cilindros, 4,8 litros (BlueTec 5)
- Modelo: MB OM 924 LA (185cv e71,3 mkgf)
- Legislação: Proconve P7 (Euro V)
- Caixa de mudanças: MB G60 – 6 marchas
- Eixo traseiro: reforçado HL4/061 – 11,5 com bloqueio diferencial
- Freio: Tambor ED e ET
- Freio auxiliar: freio motor + Top Brake
- Suspensão: semielípticas (elevadas) barra estabilizadora dianteira e traseira
- Pneus: 275/80R22,5 (off-road) – Direcional (frontal) e Trativo (traseiro)
- PBT (kg): 15000
- Entre-eixos (mm): 6050 (60 alunos)
- Tanque de combustível (litros): 300
- Tipo de carroceria: 1 porta para 10,7 m
- Nº de alunos – sem elevador: 59 alunos + 1 PCD + 1 motorista / 39 adultos + 1 PCD + 1 motorista
- Nº de alunos – com elevador: 54 alunos + 1 cadeirante + 1 motorista / 36 adultos + 1 cadeirante + 1 motorista
- Carroceria: Caio Foz Super
Dados que constam no folheto de apresentação do modelo para o Programa Caminho da Escola. Para consultar mais dados técnicos sobre o chassi OF-1519R, usar a página do modelo de chassis, que é o mesmo utilizado no programa.
Conforme a convenção da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência confirmada no Brasil.
- Distância entre-eixos: 6050
- Comprimento total: 10755
- Balanço dianteiro: 1560
- Balanço traseiro: 3145
- Largura total: 2500
Pneu: Terra / Asfalto
- Pneus 275/80R22,5 de uso misto (terra/asfalto): pneu direcional para dianteira e trativo para a traseira, com flancos e ombros resistentes e sulcos mais profundos, proporcionando maior durabilidade e melhor tração em aplicações fora da estrada.
- Saia: maior altura das saias e para-choque que evira impactos na via.
Conforto e Segurança
- Assentos reservados com cintos de segurança de 4 pontos.
- Porta-pacotes vazado, desenvolvido para mochilas.
- Disposição dos assentos e largura do corredor direcionam os alunos a se manter sentados.
Suspensão Elevada
- Suspensão com feixes de molas semielípticas, amortecedores de dupla ação e barras estabilizadoras na dianteira e traseira.
- Elevação de suspensão dianteira e traseira em 120mm, proporcionando maior ângulo de entrada (25 graus) e de saída (18 graus), ideais para aplicação fora de estrada.
Design Avançado
- Painel com design mais avançado, diagnose de falhas "on board", consumo instantâneo de combustível, indicação de nível de óleo, arla e combustível.
- Tecla de acionamento do bloqueio, próxima ao volante, facilitando acionamento.
Eixo Reforçado
- Eixo traseiro reforçado.
- Maior vida útil aos componentes do eixo e do freio devido ao maior diâmetro do pinhão e da largura das lonas do freio.
- O bloqueio diferencial garante maior tração e controle do veículo em pisos de lama e esburacados.
Acessibilidade (Versão com elevador)
- 54 alunos sentados + 1 cadeirante + 1 motorista ou 36 adultos sentados + 1 cadeirante + 1 motorista.
- Maior segurança a quem tem qualquer dificuldade de locomoção.
- Elevadores equipados com controles de acesso rápido. Facilitando a entrada e saída do aluno com cadeira de rodas.
- Transporte acessível e seguro para todos.
Valores do ônibus
- Sem elevador: R$ 230.210,00 (cotação 2016)
- Com elevador: R$ 242.100,00 (cotação 2016)