ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz OF-1618 (184cv)

Mercedes-Benz OF-1618 (184cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1992-1994
Identificador: 384085
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1992)

Chassi OF-1618 Mercedes-Benz. Rentabilidade, segurança e conforto na medida exata.

A qualidade Mercedes-Benz vem na medida exata para proporcionar maior rentabilidade, segurança e conforto.

O chassi OF-1618 para ônibus urbanos, com 6,05 metros de distância entre eixos, possibilita um encarroçamento de até 12 metros, com PBT de 16 toneladas dispensando alongamento.

O conjunto de suspensão do OF-1618 foi desenvolvido para grande capacidade, assegurando um rodar macio com total segurança.

O sistema de freio possui área de frenagem (5.437 cm²) dimensionada para proporcionar elevada segurança, mesmo nas severas exigências do transporte urbano.

O eixo traseiro reforçado contribui para a longa durabilidade do trem de força.

Todas essas características, somadas à qualidade Mercedes-Benz, asseguram o valor de revenda tradicional no mercado.

Já são mais de 66.000 chassis OF vendidos no Brasil, proporcionando soluções em transporte de passageiros com rentabilidade, segurança e conforto na medida exata.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-366 A
Tipo: 6 cilindros em linha, Turboalimentado
Potência máxima: 184 cv (135 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 590 Nm (60 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: NBR 5484
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.958 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 16,5:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-3/60-5/7,5
Acionamento: Mecânica

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv) / 24 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/8 D-6,5
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL4/01 D-10
Redução: i=5,857 (41:7)
Reduções opcionais: i=4,88 (39:8)
i=6,14 (43:7)
i=6,86 (48:7)

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50
Pneumáticos: 10.00 R x 20 PR 16
Pneumáticos – opcionais: 11.00 R x 22.5 PR 16 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Área de frenagem
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2610
Eixo traseiro: 1900
Total: 4500
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 11500
Pesos
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 11
Caixa de mudanças: 5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6050
(B) Comprimento máximo da carroceria: 11115
(C) Balanço dianteiro: 1958
(D) Balanço traseiro: 2985
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1960
(F) Bitola – eixo traseiro: 1842
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2443
(K) Vão livre dianteiro: 292
(L) Vão livre traseiro: 294
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 21,8

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,857
Velocidade máxima (km/h): 85
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,88
Velocidade máxima (km/h): 102
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 23,7
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,14
Velocidade máxima (km/h): 81
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 30,8
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,86
Velocidade máxima (km/h): 73
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 34,9

Função desabilitada

Menu