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Mercedes-Benz OF-1618 (184cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1992-1994 |
Identificador: | 384085 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1992) |
Chassi OF-1618 Mercedes-Benz. Rentabilidade, segurança e conforto na medida exata.
A qualidade Mercedes-Benz vem na medida exata para proporcionar maior rentabilidade, segurança e conforto.
O chassi OF-1618 para ônibus urbanos, com 6,05 metros de distância entre eixos, possibilita um encarroçamento de até 12 metros, com PBT de 16 toneladas dispensando alongamento.
O conjunto de suspensão do OF-1618 foi desenvolvido para grande capacidade, assegurando um rodar macio com total segurança.
O sistema de freio possui área de frenagem (5.437 cm²) dimensionada para proporcionar elevada segurança, mesmo nas severas exigências do transporte urbano.
O eixo traseiro reforçado contribui para a longa durabilidade do trem de força.
Todas essas características, somadas à qualidade Mercedes-Benz, asseguram o valor de revenda tradicional no mercado.
Já são mais de 66.000 chassis OF vendidos no Brasil, proporcionando soluções em transporte de passageiros com rentabilidade, segurança e conforto na medida exata.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-366 A |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turboalimentado |
Potência máxima: | 184 cv (135 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 590 Nm (60 mkgf) @ 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.958 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
Curso do pistão (mm): | 133 |
Relação de compressão: | 16,5:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-3/60-5/7,5 |
Acionamento: | Mecânica |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW (5,4 cv) / 24 V |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/8 D-6,5 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL4/01 D-10 |
Redução: | i=5,857 (41:7) |
Reduções opcionais: | i=4,88 (39:8) i=6,14 (43:7) i=6,86 (48:7) |
Aros das rodas: | 7.50 |
Pneumáticos: | 10.00 R x 20 PR 16 |
Pneumáticos – opcionais: | 11.00 R x 22.5 PR 16 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2610 |
Eixo traseiro: | 1900 |
Total: | 4500 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 11500 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 210 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 11 |
Caixa de mudanças: | 5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 11 |
Sistema de arrefecimento: | 27 |
(A) Distância entre-eixos: | 6050 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 11115 |
(C) Balanço dianteiro: | 1958 |
(D) Balanço traseiro: | 2985 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1960 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1842 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2443 |
(K) Vão livre dianteiro: | 292 |
(L) Vão livre traseiro: | 294 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 21,8 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,857 |
Velocidade máxima (km/h): | 85 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 29 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,88 |
Velocidade máxima (km/h): | 102 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 23,7 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,14 |
Velocidade máxima (km/h): | 81 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 30,8 |
Ensaio 4 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,86 |
Velocidade máxima (km/h): | 73 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 34,9 |
Apesar de ser obrigatório disponibilização dos dados de nível de opacidade de acordo com resolução do CONAMA nº 18 de 6 de maio de 1986, que estabelece que a partir de 1º de Janeiro de 1988 todos os fabricantes devem publicar os níveis de opacidade, a Mercedes-Benz em resposta ao questionamento diz não ter esses valores para o modelo OF-1618 que foi fabricado entre o período de 1992 até 1994. Data da resposta: 25/07/2022.