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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz OF-1618

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 1992 até 1994
  • Baumúster: 384085
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1992)

Chassi OF-1618 Mercedes-Benz. Rentabilidade, segurança e conforto na medida exata.

A qualidade Mercedes-Benz vem na medida exata para proporcionar maior rentabilidade, segurança e conforto.
O chassi OF-1618 para ônibus urbanos, com 6,05 metros de distância entre eixos, possibilita um encarroçamento de até 12 metros, com PBT de 16 toneladas dispensando alongamento.
O conjunto de suspensão do OF-1618 foi desenvolvido para grande capacidade, assegurando um rodar macio com total segurança.
O sistema de freio possui área de frenagem (5.437 cm²) dimensionada para proporcionar elevada segurança, mesmo nas severas exigências do transporte urbano.
O eixo traseiro reforçado contribui para a longa durabilidade do trem de força.
Todas essas características, somadas à qualidade Mercedes-Benz, asseguram o valor de revenda tradicional no mercado.
Já são mais de 66.000 chassis OF vendidos no Brasil, proporcionando soluções em transporte de passageiros com rentabilidade, segurança e conforto na medida exata.

  • Tipo (injeção direta, turboalimentado): MB OM-366 A
  • Cilindros verticais, em linha: 6
  • Diâmetro do cilindro: 97,5 mm
  • Curso do êmbolo: 133 mm
  • Cilindrada total: 5.958 cm³
  • Relação de compressão: 16,5:1
  • Potência NBR 5484: 135 kW / 184 cv / 2600 rpm
  • Torque NBR 5484: 590 Nm / 60 mkgf / 1600 rpm
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4

  • Alternador: 28 V / 75 A
  • Motor de partida: 4 kW / 5,4 cv / 24 V
  • Bateria: 2 x 135 Ah / 12 V
  • Tensão Nominal: 24 V

  • Caixa de mudanças sincronizada: MB G-3/60-5/7,5
  • Redução no eixo traseiro: i=5,857 (41:7)

 Reduções sob encomenda 

  • i=4,88 (39:8)
  • i=6,14 (43:7)
  • i=6,86 (48:7)

  • Eixo dianteiro: MB VL-3/8 D-6,5
  • Eixo traseiro: MB HL-4/01 D-10

  • Direção hidráulica: ZF 8097

  • Área total de frenagem: 5.437 cm²

  • Aros das rodas: 7.50
  • Pneumáticos, radiais: 10.00 R-20 PR 16
  • Pneumáticos, sob encomenda, sem câmara: 11 R 22,5 PR 16

 Peso a vazio, sem carroçaria, em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 2610
  • Eixo traseiro: 1900
  • Total: 4500
  • Carga útil e carroçaria: 11500

 Peso bruto 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

 Velocidade máxima – 5ª marcha 

  • 5,857: 85 km/h
  • 4,88: 102 km/h
  • 6,14: 81 km/h
  • 6,86: 73 km/h

 Capacidade máxima de subida – 1ª marcha, 16.000 kg 

  • 5,857: 29 %
  • 4,88: 23,7 %
  • 6,14: 30,8 %
  • 6,86: 34,9 %

  • Combustível: 210
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
  • Caixa de mudanças: 5
  • Caixa do diferencial: 11
  • Água de arrefecimento: 27

  • (A) Distância entre-eixos: 6050
  • (B) Comprimento total: 11115
  • (C) Balanço dianteiro: 1958
  • (D) Balanço traseiro: 2985
  • (E) Bitola dianteira: 1960
  • (F) Bitola traseira: 1842
  • (H) Largura: 2443
  • (K) Vão livre dianteiro: 292
  • (L) Vão livre traseiro: 294
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 21,8

Função desabilitada

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