ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
- Fabricação: De 1992 até 1994
- Baumúster: 384085
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1992)
Chassi OF-1618 Mercedes-Benz. Rentabilidade, segurança e conforto na medida exata.
A qualidade Mercedes-Benz vem na medida exata para proporcionar maior rentabilidade, segurança e conforto.
O chassi OF-1618 para ônibus urbanos, com 6,05 metros de distância entre eixos, possibilita um encarroçamento de até 12 metros, com PBT de 16 toneladas dispensando alongamento.
O conjunto de suspensão do OF-1618 foi desenvolvido para grande capacidade, assegurando um rodar macio com total segurança.
O sistema de freio possui área de frenagem (5.437 cm²) dimensionada para proporcionar elevada segurança, mesmo nas severas exigências do transporte urbano.
O eixo traseiro reforçado contribui para a longa durabilidade do trem de força.
Todas essas características, somadas à qualidade Mercedes-Benz, asseguram o valor de revenda tradicional no mercado.
Já são mais de 66.000 chassis OF vendidos no Brasil, proporcionando soluções em transporte de passageiros com rentabilidade, segurança e conforto na medida exata.
- Tipo (injeção direta, turboalimentado): MB OM-366 A
- Cilindros verticais, em linha: 6
- Diâmetro do cilindro: 97,5 mm
- Curso do êmbolo: 133 mm
- Cilindrada total: 5.958 cm³
- Relação de compressão: 16,5:1
- Potência NBR 5484: 135 kW / 184 cv / 2600 rpm
- Torque NBR 5484: 590 Nm / 60 mkgf / 1600 rpm
- Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Alternador: 28 V / 75 A
- Motor de partida: 4 kW / 5,4 cv / 24 V
- Bateria: 2 x 135 Ah / 12 V
- Tensão Nominal: 24 V
- Caixa de mudanças sincronizada: MB G-3/60-5/7,5
- Redução no eixo traseiro: i=5,857 (41:7)
Reduções sob encomenda
- i=4,88 (39:8)
- i=6,14 (43:7)
- i=6,86 (48:7)
- Eixo dianteiro: MB VL-3/8 D-6,5
- Eixo traseiro: MB HL-4/01 D-10
- Direção hidráulica: ZF 8097
- Área total de frenagem: 5.437 cm²
- Aros das rodas: 7.50
- Pneumáticos, radiais: 10.00 R-20 PR 16
- Pneumáticos, sob encomenda, sem câmara: 11 R 22,5 PR 16
Peso a vazio, sem carroçaria, em ordem de marcha
- Eixo dianteiro: 2610
- Eixo traseiro: 1900
- Total: 4500
- Carga útil e carroçaria: 11500
Peso bruto
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 16000
Velocidade máxima – 5ª marcha
- 5,857: 85 km/h
- 4,88: 102 km/h
- 6,14: 81 km/h
- 6,86: 73 km/h
Capacidade máxima de subida – 1ª marcha, 16.000 kg
- 5,857: 29 %
- 4,88: 23,7 %
- 6,14: 30,8 %
- 6,86: 34,9 %
- Combustível: 210
- Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
- Caixa de mudanças: 5
- Caixa do diferencial: 11
- Água de arrefecimento: 27
- (A) Distância entre-eixos: 6050
- (B) Comprimento total: 11115
- (C) Balanço dianteiro: 1958
- (D) Balanço traseiro: 2985
- (E) Bitola dianteira: 1960
- (F) Bitola traseira: 1842
- (H) Largura: 2443
- (K) Vão livre dianteiro: 292
- (L) Vão livre traseiro: 294
- (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 21,8